O Natal e a Lagoa

arvore-de-natal-da-lagoa-5-2006-400-pixels.jpg

Eu sou absolutamente encantada com a Lagoa Rodrigo de Freitas. Para mim, o cenário do espelho d’água com as montanhas à sua volta é belíssimo.

Também sou absolutamente encantada com Natal  e toda sua simbologia. É uma época em que as pessoas ficam mais sensíveis a atos fraternos e à caridade,  contribuindo para que  os mais carentes participem da festa cuja razão de ser,  convenhamos  é o nascimento de Jesus,  o aniversariante. 

Tenho uma amiga que há muitos anos visita  nesta  época um hospital de crianças, levando pequenas lembrancinhas, como um caderno com lápis de cor. As meninas recebem também uma bonequinha de plástico e  os meninos um carrinho de plástico. Ela relata que não importa o presente, as crianças ficam mais radiantes por terem sido lembradas com este gesto simples que não demanda grandes somas, demanda somente um gesto fraterno e carinhoso que afaga seus coraçõezinhos e lhes dá alegria por alguns momentos. Ela conta que a maior recompensa  é o sorriso e alegria estampada no rosto das crianças. E quantas pessoas precisam somente de um gesto de carinho nosso. Não vamos economizar isto, sejamos generosos  ;) 

A Meilin deixou este comentário com uma excelente sugestão para todos nós:

 Meilin Says:
December 20, 2007 at 1:27 am

Você sabia que os Correios têm uma iniciativa super bacana no natal? No começo de dezembro eles separam as cartinhas que são endereçadas a Papai Noel e pedem coisas até bem simples, que a gente pode resolver e fazer uma criança muito feliz nessa época, basta retirar uma cartinha comprar o presente e entregar no Correio, e sair com o coração “pingando de felicidade”.

 Deixo para vocês uma sequência de fotos da inauguração da árvore de Natal  na Lagoa Rodrigo de Freitas que cada ano torna este cenário mais lindo ainda e imperdível para quem passar pelo Rio nesta época.

 

2086304384_a148992d53.jpg

arvore-de-natal-da-lagoa-10-2006-400px.jpg

arvore-de-natal-da-lagoa-9-2006-400pixels.jpg

 

arvore-de-natal-da-lagoa-a-400px.jpg

arvore-de-natal-da-lagoa-3-2004.jpg

arvore-de-natal-da-lagoa-11-2006-400px.jpg

arvore-de-natal-da-lagoa-8-2006-400px.jpg

29 thoughts on “O Natal e a Lagoa

  1. Emília says:

    Majô, justíssimo, assino embaixo.
    É tempo de parar um pouco a loucura e dizer à nossa família e amigos o quanto são queridos, época de fazer e desejar o bem.
    Na verdade devemos fazer isso o ano todo, mas essa é também hora de repensar e planejar, renovar.
    PS: As fotos estão maravilhosas, que cenário…

  2. Chris Pessoa says:

    Amo a árvore de natal da Lagoa. Suas fotos estão lindas!
    Sua amiga é maravilhosa! QUe gesto bonito o dela…
    bjos!

  3. Majô says:

    Chris,
    Somos duas, eu também amo !!!
    Ela é maravilhosa mesmo !! E acrescente-se que tem restrições motoras que nós não temos.

  4. Majô says:

    Emília, é verdade, precisamos dar uma parada na loucura e olhar para o lado, né ?
    As fotos peguei na cara dura, como diz o Riq.😉

  5. says:

    Majô, a minha irmã, a Mô – que não é a Mô Gribel, mas também é Mônica – faz um trabalho bem parecido, na época do Natal, com crianças de Ribeirão Preto. A Débora também fez muito trabalho voluntário em um hospital na Virgínia, EUA, quando morávamos lá. Hoje ela trabalha demais, tadinha, não tem tempo para essas coisas, não.

    Admiro as pessoas que fazem trabalhos voluntários. Eu nunca fiz. Acho que faz parte da minha personalidade; sou meio tímido para essas coisas, paciência. Mas não me sinto culpado por não fazer esse tipo de coisa, não. Acho que já dou uma contribuição importante à sociedade sendo um cara trabalhador, honesto, que não trapaceia as pessoas e procuro educar os meus filhos para serem do mesmo jeito. Será que é um pensamento egoísta da minha parte, Majô? Acho que não, né?😉

  6. Majô says:

    Zé, não me diga que a Mô tem homônima. Quando ela souber….
    Na verdade, não precisa ser uma grande coisa, pequenas coisas que somadas à outras. Às vêzes as pessoas precisam só ser ouvidas.
    Coitada da Débora, imagino como trabalha, 1o e 2o turno né ? Chega em casa ainda cozinha para 4 ! Sim, ser bom pai e bom marido e com caráter já serve de espelho pra quem tá em volta. É muito importante !

    Não é uma aferição, acontece que sei de inúuumeras pessoas que fazem trabalhos voluntários em hospitais, comunidades carentes etc. mas isso a midia não divulga. Devia né ?😉

  7. Debora says:

    Oi Majo!!! (desculpa a falta de acentos, meu computador e’ novo e ainda nao aprendemos como acertar isso – o Mat vai ter que trabalhar no final de semana 🙂 ).
    Eu entro sempre no seu blog mas nunca deixei comentarios… mas tenho que comentar este post lindo de Natal. Concordo plenamente que o importante da data e’ se espelhar no aniversariante, e seguir (nem que so’ um pouquinho) os exemplos que ele nos deu!
    Lindas fotos, e seu texto, cheio de sensibilidade: a essencia desta epoca!
    Um beijo,
    Debora.

  8. Elisa says:

    Majô,
    eu simplesmente adorei a árvore da Lagoa, eu já tinha ido outras vezes antes, mas não era assim tão linda. Fizemos como vc me sugeriu, fomos de táxi, mesmo sendo tão perto e te agradeço muito porque no dia que nos falamos vc foi enfática em me dizer: ” Não deixem de ir na Lagóa, mesmo que vc pegue um táxi” , lembras? Eu já tinha até desistido, porque tinhamos visto do alto do terraço do prédio, mas com sua recomendação…
    E não me arrependo, foi como fechar a viagem com chave de ouro! Obrigada.

  9. Elisa says:

    Infelizmente, minha fotos não chegam nem perto da beleza das suas fotos, que estão maravilhosas, como sempre! Fizemos muitas fotos, mas poucas ficaram boas, a maioria deletei porque ficaram sem foco. Também… Além de minha câmera não ser das melhores, ficaram tremidas e sem foco porque minha tia, ficou me stressando dizendo que tinham um risco enorme de estar ali, aquela hora e parece que tinha mesmo.

  10. Elisa says:

    majô,
    eu acho que o Zé é muito mais do que ele escreveu acima. Ele é extremamente atencioso com todos, mesmo sem conhecer (lembra da máxima: fazer o bem, sem olhar a quem.). Eu leio tudo aqui e em outros blogs e vejo a paciência que ele tem de ensinar vários “truques” aqui no computador a todos (tenho uma amiga íntima que é fera no computador e internet, mas não ensina nada a ninguém simplesmente pq não tem paciência e eu acho que é egoísta tb).
    Bom, eu o vejo assim e pareçe que em casa é assim tb.
    Eu conheço uns caras (meus amigos, o que é pior), que são ótimos em fazer caridade de “dar” as coisas materiais, mas com os de casa falta gentileza e afeto.
    Eu desde sempre, estudei em colégio de Freiras e depois de Padres, somado a isso, aqui na minha casa é uma parte de nosso cotidiano ajudar algumas entidades, mas por motivos óbvios, não divulgamos absolutamente nada. Recentemente, uma amiga ficou irritada comigo porque, como muitas outras pessoas, nos procurou para fazermos doações numa festa organizada por ele p crianças e eu, na cara dura e consciencia tranquila, falei que caridade é a própria pessoa que faz. Eu não acredito nas caridades, onde a pessoa sai pedindo aos amigos e depois divulga que fez essa ou aquela grande festa para os carentes. Meu pai, sempre deu as coisas materiais e muito mais que isso deu exemplo (como o Zé) e jamais pediu para ninguém e muito menos saiu por ai falando. Não sei se vc me entende?
    Beijos

  11. Majô says:

    Debora, fico feliz de você estar aqui e podermos bater um papinho😉 Sobre os acentos, liga não, o cérebro lê tudo direitinho😆 Computador novo é ótimo, bunitim ? Quer dizer que Dr. Mat vai fazer hora extra este fim de semana rsrs
    Pois é, como você diz o aniversariante nos deu o exemplo de graça, é só seguirmos um pouquinho que já fica muito bom. O ser humano precisa se preocupar mais em ser do que ter.
    Vocês formam uma família linda e unida, percebe-se que os meninos estão em ótimo caminho e sabendo aproveitar.
    Querida, que bom que você passa por aqui, também gosto de passar no BrazilBellowZero pra ver um pouquinho de neve🙂

  12. Majô says:

    Elisa, que bom que vocês viram a árvore de Natal da Lagoa, não dava para perder esta oportunidade. Acho ela imperdível para quem vem ao Rio nesta época.

    As fotos não são minhas, como o Riq diz às vêzes, copiei na cara dura, achei belíssimas. Eu tentei depois achar o nome da pessoa para colocar os créditos e não achei.
    Você pode melhorar o tremido no Picasa colocando efeito de cores. E quando está com pouca luz tem que clicar e esperar um tempo grande com ela parada.

    Assino embaixo tudo o que você disse sobre o Zé. Ele é um amigão, ajuda todo mundo com a maior boa vontade, fora que eu morro de rir com ele. Zé e Débora são 10 !!!

    Concordo com você que caridade maior é quando você faz algo que dependa de você, algo que você tenha que abrir mão. Dinheiro é necessário, mas atitudes boas são ações que espalham um bem muito maior que o dinheiro possa pagar. Dar um pouco de si, nem todo mundo está disposto.
    Enfim, cada um fazendo um pouquinho, chegamos lá.

  13. Carmen says:

    Majô,
    Feliz Natal a você e a sua família!!!

    (É verdade, Majô, ser generoso ajuda a viver melhor, a todos!)

  14. Mô Gribel says:

    Majô, não tem coisa mais bonita que a árvore da lagoa…..

  15. Débora says:

    Majô, como deve ser emocionante ver a árvore iluminada ao vivo. Estou babado só de olhar as fotos.
    Abraços!

  16. Majô says:

    Obrigada Carmenzita, desejo o mesmo a você e à sua família😆
    Isso mesmo, ao sermos generosos contribuimos para que nos tornemos pessoas melhores😉

    Mô, também acho um cenário lindo, a árvore sobre o espelho d’água.

    Débora, é mágico mesmo ver a árvore refletindo cores sobre a água, com o Cristo Redentor ‘de olho’ . Vale a pena ! Beijo e obrigada pela visita.

  17. Marcio says:

    Eita como está linda a lagoa!!

    Faz tempo que não vou pro Rio!!!

    Abs!!

  18. Mari Campos says:

    Majô, as fotos estão lindíssimas!!! Eu, que nunca vi a árvore da Lagoa ao vivo, tô aqui me penitenciando… 😉

  19. Majô says:

    Eita, Marcio e Marizinha, o Rio espera por vocês, bora pro Rio😉

  20. Meilin says:

    Majô, sua iniciativa é ótima, a nossa árvore merece mesmo um post recheado de fotografias.
    Você sabia que os Correios tem uma iniciativa super bacana no natal? No começo de dezembro eles separam as cartinhas que são endereçadas a Papai Noel e pedem coisas até bem simples, que a gente pode resolver e fazer uma criança muito feliz nessa época, basta retirar uma cartinha comprar o presente e entregar no Correio, e sair com o coração “pingando de felicidade”.
    Minha querida, um graaaaande beijo de natal procê e pra Bia, e que 2008 seja um ano lotado de ótimas viagens.

  21. Diogo says:

    Eu curto muito a Meillin. Ela é faixa-preta! Bjo pra ti, querida, e pra Meillin tbm. Já que ela não tem blog eu deixo o recadinho pra ela aqui😉

  22. Majô says:

    Meilin querida, brigadim, precisamos compartilhar este cenário da nossa vila, né mezzmo😉
    Sua lembrança foi tão fantástica que ‘subi’ seu comentário. Como você diz, na maioria das vêzes, as cartinhas têm pedidos singelos. Adorei seu coração “pingando de felicidade” . Bora todo mundo passar rapidinho no correio pra pingar de felicidade neste Natal. 😉
    Querida, brigada pelos votos, eu desejo também à você, as manas e família um Natal com muita paz e um 2008 viajandão :mrgreeen:

  23. Majô says:

    Diogo, concordo com você, a Meilin é mesmo faixa-preta ! Olha, ela tem blog sim !!! http:pergaminhoeletronico.wordpress.com Passa lá😉
    Beijão grande e Feliz Natal para você e sua família!!

  24. says:

    Majô, brigadão!!! Desejamos também a você, Bia e toda família um Feliz Natal, Vivaaa!!!

    Beijotões,:mrgreen:

  25. Diogo says:

    To indo lá Djá!!

  26. MUITO boa matéria. Lindas fotos. Eu estou DOIDO pra ir pra beira da Lagoa pra fazer umas fotos da árvore mas não deu, estou chegando de viagem hoje, precisamente.

    De todo modo, passei aqui novamente para ler as novidades e lhe desejar o melhor Natal do mundo, antes de tudo com saúde, paz, felicidades e harmonia.

    Tudo de bom!

  27. Majô says:

    Zé, brigadim, VIVA !!!!!!!!!!!
    beijots:mrgreen:

    Diogo, corrrrrrrrrrre láaaaaaaaaa

    Arnaldo, vai hoje ver a bela na Lagoa e tire muitas fotos lindas !!! 😆
    Obrigada pelos votos de melhor Natal do mundo, êta maravilha !!!
    Pra você e Alice também um Natal de muita paz e alegrias com a família.

  28. Majô,

    Um feliz Natal para toda sua família e um ótimo Ano Novo recheado de muita saúde, felicidades, sucessos e viagens!

    Belas fotos! O Rio de Janeiro continua lindo, como disse a música

  29. Majô says:

    Rodrigo,
    Obrigada, desejo da mesma forma para você e sua família, um Natal de paz, saúde e muitas alegrias !!

    Adoro essa música🙂 O Rio espera por você !!

Leave a Reply

