Paraty, amo !!

paraty-400-px.jpg 

A volta  à Paraty em 2006 depois de muitos anos,  foi uma grata surpresa, pois eu  que já era apaixonada pela cidade e  seus casarios encontrei  ela  um brinco, super bem cuidada, limpa com casas todas pintadas  destacando suas características históricas. 

Antes de mais nada, a viagem do Rio até Paraty  pela Rio-Santos é de matar de tão bonita, apesar da estrada muito mal conservada, como a maioria das estradas brasileiras, como nunca se viu antes neste país.

Foi  um fim de semana em  abril  com dias lindos,  voltando no feriado de Corpus Christi quando o calçamento de pedras da cidade  fica coberto  por tapetes feitos no maior capricho pelos moradores.

todas2005-675.jpg

todas2005-718.jpg

corpus-christi-paraty-2005-6.jpg

Andar pela cidade exige aquelas sandálias tipo Bierkenstock. Comprei uma dessas lá mesmo,  depois de ter torcido o pé algumas vêzes. Elas podem não ser bonitas, mas são as que dão um pouco mais de conforto para andar naquelas pedras  e ajudam a você a não torcer o pé. Aliás, a Patsy comenta sobre isto no blog dela.

Portanto, mulheres, esqueçam saltos e plataformas😉

 A  melhor descoberta neste ano foi o passeio de saveiro pelas ilhas da baia de Paraty. Eles param em geral em 4 ilhas dando tempo para mergulhar, sem medo de ser feliz. O passeio é lindo o tempo  todo, com ilhas em geral cobertas por vegetação tropical, algumas com praias e com aquela água transparente como vocês vêm nas fotos.

 todas2005-412.jpg

todas2005-394.jpg

Para pular na água em mar aberto pode-se usar os macarrões para não afundar e para quem não quiser pular na água, há barcos menores que chegam até as praias.

paraty-corpus-christi-2-350.jpg

paraty-corpus-christi-1-350.jpg

paraty-corpus-christi-350.jpg

Djilícia mergulhar neste mar.

O passeio dura a tarde toda, os saveiros saem do cais em torno de 11:00h. Pode-se  almoçar no barco, onde é preparado um peixe fresco com saladinha,  leve e  bem gostoso. A volta à Paraty ao entardecer é de encher a alma de endorfina de tão bonita e tirar fotos sem parar, como a que abre o post.

Já anoitecendo veio a procissão que tornou o cenário mágico e emocionante, fazendo com que todos ao final seguissem atrás.

todas2005-798.jpg

todas2005-799.jpg

Paraty à noite, iluminada, além de linda, borbulha de crianças, jovens e adultos, todo mundo circula por aquelas ruelas.

              todas2005-040.jpg     todas2005-046.jpg 

              todas2005-771.jpg     todas2005-691.jpg 

Os restaurantes colocam mesinhas do lado de fora como os bistrôs europeus, ao mesmo tempo que senhoras preparam bolos artezanais e colocam na mesa junto à porta de casa para vender, como está na 2a foto, uma gracinha.

todas2005-766.jpg

O teatro de fantoches encanta as crianças e adultos.

pousada-do-corsario-350.jpg

A Pousada do Corsário que  fica fora do Centro histórico, em era pré-Riquiana😉 mas fica a uns 5 min a pé do Centro Histórico, onde passa-se o dia inteiro.  Hotel só para dormir. Aliás, fiquei impressionada com a quantidade de pousadas para todos os gostos e bolsos.

Restaurantes também há para todos os bolsos e gostos, mas para mim o destaque foi o Refúgio perto do cais. Divino.

todas2005-094-2.jpg

 Este gato  liiindo estava numa loja de sabonetes artezanais, por sinal os melhores que já usei, e de cerâmicas do artista que ele próprio  atendia em  sua  loja. Voltei no Carnaval de 2006, procurando estes sabonetes, mas não achei mais a loja, sniff

Um passeio que me decepcionou foi Trindade que era linda, mas está cheia daqueles guarda-sois de plástico vermelhos horrorosos.  Uma pena a breguice.

Enfim, saí de Paraty com gosto de quero mais.       

Pousada do Corsario:   Rua João do Prado, 26 – Bairro da Chácara – tel: 24 3371 1866

A CostaVerde Transportes tem ônibus que saem da Rodoviária Novo Rio para Paraty.  http://www.costaverdetransportes.com.br

18 thoughts on “Paraty, amo !!

  1. Mô Gribel says:

    Majô, querida!
    Lindas fotos! Eu não conheço Paraty, um pouco por causa do tanto que dizem que a estrada é péssima, outro tanto porque não é assim tão perto do Rio e nem de SP, enfim, vou adiando, mas cada dia com mais vontade.
    Vc não viu Jurumirim?? Ahhh eu queria dar uma olhada a cores!
    Beijos

  2. Majô says:

    Mô querida, que bom ver você por aqui😆 Eu tinha certeza que você iria ser a 1a a chegar por causa do gato:mrgreen:
    A cidade é que é linda e as ilhas idem. Você tem que conhecer Paraty, uma delícia andar por ali o dia todo, sentar pra tomar um café, muito bom mesmo.
    Acho que só é ruim o trecho da estrada de Cunha até Paraty, mas é pequeno. Até lá a estrada é boa. Vale muito a pena você ir. Não é mesmo muito perto, mas agora vamos ter alguns feriados neste semestre. Eu estou morrendo de saudades de lá😉

    Menina eu não conhecia Jurumirim, fui googlar pra conhecer, é uma represa né, perto de Avaré e Cerqueira Cesar. Meu avô morou alguns anos numa fazenda em Avaré, não conheço.
    beijots

  3. Débora says:

    Paraty é encantadora, eu amo esse lugar. Mas nunca tive a sorte de encontrar um gato tão fofo e lindo por lá! rs
    Bjs!

  4. says:

    Majô, que lindjo, hein?

    Também não conheço Paraty. Mas Paraty é Paratodos e, quem sabe um dia, também será Paramim. Gostou do jogo de palavras, Majô? Mais brega impossível, né? Só mesmo😆 pra não😥

    Majô, aquele gato é o da Mô, que fugiu da casa dela. Vou fofocar: sabia que ela não dava comida pro gato e por isso ele fugiu? A Mô é muito má😆

    Beijots

  5. Majô says:

    Débora, este gato era tão lindo que parecia irreal rs olhos e pelo lindos. Eu que não sou tão chegada a gatos quase raptei o bichinho😉

    Zé, haha adorei a originalidade:mrgreen: mas Paraty é procês mesmo, têm que conhecer, leva os meninos.
    Pois é se a Mô estivesse lá, seguramente o gato estaria em Sampa a esta altura. Menino, olha que essa fofoca vai render, toma cuidado, ela pode chegar aí em Vermont de mansinho e torce teu pescoço, a Débora fica viuva, já pensou ?
    beijots

  6. Emília says:

    😆 Zé, ela pode também te processar e aí nos EEUU…:mrgreen:
    Majô, eu adooooro Paraty, é um lugar que não me canso de visitar e toda vez fico sonhando…uma das coisas que mais gosto é andar à noite, ir até a Igreja de Santa Rita e ficar só olhando. Nunca fui na Semana Santa, mas está no caderninho. Beijo!

  7. Majô says:

    Emília, eu gosto tanto de Paraty que tive vontade de morar lá😉 Aliás, há várias pessoas que chutaram o balde e estão lá. Também adoro andar, andar o dia inteiro olhando as casas, ainda mais que durante o dia a cidade fica vazia porque vai todo mundo para as ilhas. Foi Corpus Christi, para Semana Santa nunca fui. Tô seguindo seus passos em Buenos

  8. Emília says:

    Majô, tenho que confessar que essa idéia já passou levemente pela minha cabeça😳 Que paz, que beleza…mas é só uma idéia, claro. Ai, aquelas ruelas menores e vazias, com os casarões e as primaveras debruçando sobre os muros (suspiros)

  9. Majô says:

    Pois é, Emília além de nós vejo muitos estrangeiros morando lá, franceses, alemães, eles farejam longe😉 Isso mesmo, aqueles casarões com bouvangilles enfeitando, liindo !! Voltamos no ano seguinte no Carnaval.

  10. michelle says:

    Olá querida ,
    Amei o seu blog , amo essa cidadezinha Paraty mas nunca nunca tive a oportunidade de conhecê-la mas quem sabe um dia !
    Vc nunca veio visitar fortaleza ??? se sim q bom se não deve sim vir nos visitar nossas praias são belissimas e um povo super hospitaleiro vc vai amar !
    bjus amei muito o seu blog e sem contar que como ainda não posso visitar a cidade pude conhecer um pouco dessa beleza !

  11. Majô says:

    Michelle, obrigada😳
    Paraty é uma jóia, vale a pena você conhecer😉

    Incrível eu não conheço Fortaleza e suas lindas praias, mas está na lista !!
    Volte sempre, eu também faço viagens sem sair da frente do comutador😉

  12. Branca says:

    Eu fui a Paraty pela primera vez no ano passado!Quase morri sem folego! É o paraíso! Não vejo a hora de poder voltar! Suas fotos estão lindas! Obrigada, matei um pouquinho a saudade.

  13. Majô says:

    Branca, eu sou apaixonada por Paraty, acho a cidade uma jóia 😆 😆 Também estou louquinha pra voltar. Obrigada, a cidade é tão fotogênica, um paraiso para fotos😉

  14. Ana Sylos says:

    Olá, me desculpe a invasão, não lhe conheço, mas vi que vc fala muito bem de Paraty. Particularmente eu gostaria de morar lá… qual sua percepção sobre isso, é realmente uma cidade show! Obrigada pela dica, se possível é claro.
    Beijos

  15. Majô says:

    Ana, eu gosto muito de Paraty, a atmosfera e calma da cidade, a beleza do Centro Histórico muito bem preservado, o passeio às ilhas. Andar na cidade para mim é um prazer.
    Bem, sobre morar lá, envolve vários aspectos. Para quem é urbana, mudar para uma cidade pequena, será preciso interiorizar-se depois de passados os primeiros seis meses.
    Muita gente saiu de São Paulo e Rio para morar em Paraty e Cunha, e se dedicam à pintura, escultura, cerâmica, artezanato.Não sei de alguém que tenha voltado😉
    Mas isto é uma decisão pessoal.

  16. Emilio says:

    Paraty é uma cidade bonita. Soy de Argentina y estuve ahí en carnaval.
    Vou tentar ir novamente este ano.

    Beijos

  17. Valdecir says:

    Fico feliz ao lêr elogios a cidade em que moro, saber que pessoas vêm aqui e se deslumbram assim, nos emociona. Porém isso só aumenta nossa responsabilidade em recebê-los muito bem e manter Paraty sofisticada e simples. Continuem a visitá-la ela não se acha a melhor, mas é singular.

    • Majô says:

      Valdecir, sua cidade é uma pérola, cuidem dela com o carinho e o zelo como têm feito até hoje, está tinindo 😉

Leave a Reply

