13 dias flanando em Paris, com uma chegadinha à Diest

Museu d’Orsay

A última  viagem à  Paris foi assim sem roteiro estabelecido, a não ser aproveitar  sem cerimônia  o que fosse possível dessa cidade pela qual sou absolutamente apaixonada. Acho até que já fui francesa em alguma encarnação passada😉 Na 1a viagem à Europa visitei  9 paises em 2 meses, incluindo claro, Paris. Na 2a vez: Suiça, Itália, Inglaterra, Alemanha e França com Mt Saint Michel e St Malo e castelos do Loire e  1 semana em Paris.

Em 2000, após muitos anos, a volta àquela cidade que me emociona sempre que o avião toca o chão, em pacote da falecida Soletur. Quando desembarcamos, o guia nos deu a grata notícia que ficaríamos hospedadas em outro hotel, na verdade foi um upgrade para o Méridien, em Montparnasse. O  café da manhã deste hotel é qualquer coisa,  uma incrível variedade de pães e queijos de excelente qualidade, além do fascinante convívio com todos os povos ali representados,  à  caráter. Tem gente que vai lá só para tomar este café da manhã.

A estadia em julho foi com céu de brigadeiro o tempo todo e  temperatura a 21graus, agradabilíssima  para caminhar pela cidade o dia todo até 10 da noite, para mim o melhor programa, pois vira-se a esquina e dá-se de cara com aqueles monumentos maravilhosos.  Um bate e volta à Bruges, outro a  castelos do Loire, e o resto foi passeando por Paris.

Em 2006, a idéia era passar 12 dias curtindo Paris. Estava combinado um encontro com uma amiga de infância alemã, Renata que viria de Frankfurt e a quem eu não via há alguns anos. Também estava prevista uma  viagem à Diest,  na Bélgica para uma missão familiar. Então venha comigo😉

O hotel : após vasta pesquisa no Fodor’s/Europa que meu irmão havia emprestado e o Frommer’s de Paris e  peneira fina com trocas de e-mails, a decisão ficou entre 2 hotéis,  o Plaza Elisées e o Saint-Beuve, ambos 3 estrelas. A escolha recaiu  sobre o último pinçado do Frommer’s, pela localização numa rua calminha no coração de St. Germain, um ponto forte,  pelas características do hotel, pequeno e confortável,  e um bom desconto, de 180 caiu para 140euros  conseguindo incluir o café da manhã depois de negociação por e-mail.  O St Beuve em St. Germain des Prés, é um hotel com só 2 quartos por andar e muito bem localizado, entre as estações de metrô Vavin e Notre Dame des Champs e com muito boas referências dos hóspedes no TripAdvisor e um detalhe importante, o hotel tem climatisation que não é comum nos hotéis em Paris. Dormir com ar condicionado no verão é fundamental.

Mas, se querem saber se prefiro o Méridien ou St. Beuve, voto sem pestanejar no segundo, charmosinho.

Chegamos no sábado no Charles de Gaulle, e tomamos um taxi para o hotel. O motorista quando soube que éramos brasileiras se derramou em elogios ao Riô, à alegria do povo, às lindas mulheres, enfim batemos papo sobre o Brasil durante todo o percurso e contei sobre a beleza das praias do nordeste, região que ele desconhecia. Esta foi uma diferença notável, como os franceses estavam mais simpáticos com turistas ! Quando entramos na rue St. Beuve, vimos que apesar de estar a dois passos do Boulevard Raspail, era realmente uma rua calminha e agradável como descrevia o Frommer’s. Pagamos pelo taxi exatos 50 euros e encantadas com a simpatia do motorista. Ao entramos no lobby, o Mathieu com quem havia trocado e-mails para a reserva do hotel nos recebeu e ajudou com as malas.  O hall mais parecia a sala de visitas de uma casa, bem aconchegante. Cada andar como disse acima, só tem 2 quartos, o que dá bastante privacidade, a decoração dos quartos muito agradável e o banheiro impecável.

Largamos as malas no quarto e saimos para reconhecimento da área e uma passadinha no supermercado para compras básicas,  água mineral Évian biensûr, chocolates amargos, nham e algumas frutas.

No domingo –  Depois do café da manhã,  caminhamos pela rue Vavin e d’Assas para atravessarmos o Jardim de Luxemburgo  que é belíssimo. Os parisienses estão sempre por lá sentados nas cadeiras verdes, lendo, almoçando sua saladinha ou sanduiche ou contemplando os belos jardins. Aos domingos, as famílias estendem a toalha nos gramados embaixo das árvores para um piquenique, que é o típico programa parisiense, eles adoram. Mas, detalhe não deixam sujeira😉

O Palácio de Luxemburgo foi construido para Maria de Medicis entre 1615-1627. Não, não é ela:mrgreen:

Flores, muitas flores lindas e o paisagismo dos jardins em diversos tons de verde.

A garota parisiense tomando sol nas cadeiras verdes e blá, blá, blá  no celular.  Aliás, percebi um aumento exponencial no uso de celulares.

Exposições.

Saindo do Jardim de Luxemburgo, seguimos caminhando até St. Sulpice com ruas e bistrôs charmosos.

Bicicletas sempre, no lazer ou engravatados para o trabalho, aos montes. O motorista do taxi  que nos levou de volta ao aeroporto comentou que o Partido Verde no ano anterior  tinha se empenhado muito para que fossem feitas ciclovias na cidade inteira.

Na praça St. Sulpice,

todo mundo enchendo garrafinhas na  biquinha linda.

Sentando no café pra ver a vida passar que é O programa de parisiense.

Este bistrô simpático, o Le Petit Zinc, na Rue Saint Benoit, 11 onde fomos de carpaccio de salmão com molho de manga delicioso e um crème brûlée, nhammm. Com taça de vinho 26 euros. Fica de frente para a igreja de Saint Germain des Prés, a mais antiga de Paris. Ai meu Deus, o Beto e a Teté viajaram e eu não passei os endereços pra ele.

Detalhe: os restaurantes servem almoço somente entre 12:00h e 14:00h. Passando disso, só recorrendo às saladas, carpaccios, quiches ou sanduiches em baguettes.

Dali fomos caminhando até o Sena.

Digamos que aos domingos, as margens do Sena são a praia dos parisienses😉

Cenário lindooo !

Aí você vê  como o parisiense se diverte no domingo nas pontes do Sena.

Vale tudo para fazer o povo rir, taí malabarismo com bicicleta.

Street dance

O povo se diverte e ri muito. E como aplaude !

Fiquei encantada com a  Nikon S4 que congelava fotos em movimento.

Exímios nos patins.

Essa fila é para comprar a casquinha do sorvete Berthillon, considerado o melhor do mundo, na île  Saint-Louis.

Sentamos no La Flore en Ile, no  para saborear este sorvete Berthillon que é ma-ra-vi-lho-so !! Chocolat noire, djilicia.

Dali segue-se para a Missa de 6 e meia, na Catedral de Notre Dame que fica na Île de la Cité, uma ilha natural do Sena. A Catedral de Notre Dame foi construida na idade Média sobre um templo romano a partir de 1163 e só concluida em 1330. Vários reis e rainhas foram coroados na Notre Dame.

A Notre Dame é o ponto zero em Paris, onde a cidade foi fundada. As distâncias nos mapas são calculadas a partir da placa em bronze que fica no chão, em frente à Catedral.

Católico ou não, não deixe de assistir à esta Missa na Notre Dame que é cantada, ao som de órgão belíssimo e celebrada por vários padres. Imperdível. Não se ouve um pio durante a Missa, a Catedral lotada, TODOS respeitam, só se ouve as vozes da liturgia e o órgão, é de arrepiar. Quem já assistiu sabe.  Às 10:00h de domingo a Missa é com canto gregoriano.

As fotos do interior da Catedral que é BELÍSSIMA não sairam boas porque eu tinha comprado a câmera na véspera no free shop e ainda estava apanhando da Nikonzinha😉

Órgão.

Eu sei, levei um mês ou mais para subir este post de Paris, o Beto foi-se e nada, mas as andanças vão continuar. Aguardem😉

Le Petit Zinc,  Rue Saint Benoit, 11 – tel: 01.42.86.61.00

La Flore en Ile – Quai d’Orleans, 42

A série de posts da viagem de 12 dias à Paris que incluiu a ida a Diest:

13 dias flanando em Paris com uma chegadinha a Diest

2a. feira indo ao Marais e a Place des Vosges

Conhecendo Annick Goutal, agradecendo a N.S. da Medalha Milagrosa e dando uma passadinha na Grande Epicerie de Paris

Revisitando o Museu d’Orsay

Recebendo Renata

Indo a Diest em missao de familia

21 thoughts on “13 dias flanando em Paris, com uma chegadinha à Diest

1. says:

Oi, Majô!😆 😆 😆 😆 😆 😆

O post tá muito bonito, viu? E quero mais!

Três comentários:
    1- Achei o hotel bem legal, do jeitinho que eu gosto.
    2- A foto da Maria Majot Medici está linda; um luxo só.
    3- O “passeio-missa” achei muito interessante e original. Deve ter sido xuperlégas.

Beijotinhos:mrgreen:

E a Bia, tudo bem?

2. Carmen says:

Majô,

O post é um verdadeiro homenagem a cidade de París!!!.

O tempo é muito bom e isso facilita os passeios, assim você pode caminhar e descobrir isso que a cidade oferecer: lindos edifícios pra fazer bonitas fotos, passear por as ruas tranquilamente, visitar lugares com historia e a posibilidade de tomar um sorvete!!!… e todo isso a pleno SOL!!!.
    Um beijo.

3. Majô says:

Zé querido,
    Brigadim😳 😳 😳 Podeixá que vai ter mais😉 Que não leve mais um mês né ?

Esse hotel era tudibom quando entrávamos, parecia que estávamos chegando em casa. Super sossegado.
    Haha não dá nem pra ver quem é !
    Esta Missa não está nos guias, mas é liiinda !

Bia está bem, tudo emrriba.

Beijots pra você:mrgreen:

4. Majô says:

Carmenzita,

É tão bom falarmos do que gostamos muito !!

Sem dúvida, a temperatura influi muito no aproveitamento dos passeios. No inverno volta e meia tem que entrar nas lojas para se aquecer.
    No verão era um prazer andar a pé nas ruas como você diz e sentar nas varandas. O sol dá outro astral sim !!

5. says:

Oi, Majô.

Pra eliminar os links indesejáveis clique em: Design>Extras> e depois selecione “Hide… blá, blá, blá…”:mrgreen:

6. Renato says:

Majö
    Vez por outra entro aqui para ver se tem novidades e eis que vejo voce descrever uma de suas estadas em Paris,cidade que eu e Cristina adoramos, e mencionar dois locais que nos trazem ótimas lembranças. O sorvete Berthillon que realmente é maravilhoso e o Petit Zinc, no qual esbarraos na nossa primeira viagem juntos a Paris e que tinha o prato que estavamos procurando – Foie de Veau. Depois dessa primeira vez e aproveitando que trabalhava em uma companhia francesa, voltamos a Paris várias vezes e sempre vamos lá e o prato é o mesmo: Foie de Veau com Batatas Gratinadas e como entrada Escargot. Terei belos sonhos esta noite.
    Abs
    Seu vizinho

7. Majô says:

Renato,
    Que prazer ter sua visita aqui !! Adorei a história de vocês em Paris😉 e a afinidade de gostos !
    Voltamos também ao Petit Zinc mais de uma vez, inclusive para jantar com a Renata, sempre comendo muito bem.
    Compartilho com vocês a paixão por Paris, se pudesse morava 3 meses por ano lá. Da próxima vez pedirei o Foie de Veau😉

8. Emília says:

Que beleza…só curtindo o melhor de Paris: D’Orsay, Jardin du Luxembourg, sorvetes Berthillon…ai, que vontade!!! Será que existe alguém que tenha ido a Paris e não tenha curtido de verdade?
    Aliás, Renato, esse Foie de Veau com batatas me deixou com água na boca, delícia😀

9. Majô says:

Emília querida, fazendo este post me deu também uma vontaaade !!!
    Pois é, acho que na 1a vez as pessoas vão nas atrações.
    Curtir Paris só depois, e é cada vez melhor, e melhor😆😆

10. Luisa says:

Majô, que linda Paris!!

Vc tem toda razão, na primeira vez em Paris, as pessoas vão nas atrações, o problema é que na minha segunda vez em Paris, voltei às atrações para acompanhar uma amiga que estava na sua primeira vez…

Esse seu post me serviu de alerta: tenho que voltar a Paris! Ainda bem que, como dizem os italianos: “non c’è due senza tre”!

Bjs

11. Majô says:

Luisa, comigo aconteceu o exatamente o mesmo ! Na 3a vez é que comecei a saborear a cidade de verdade. Nos divertimos muito nas pontes do Sena no domingo, as apresentações são hilárias😆

12. Beto says:

Fui-me, Majozita, e ainda estou-me.Temos uma semana antes do retorno. Nao da pra postar com estes malditos teclados franceses. Grandes beijos.

13. Mari Campos says:

que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidas suas fotos de flânerie parisiense, Majozinha! E que saudades docê!
    Acabei de chegar dos meus dois dias flanando por Paris, com gosto de quero mais! Foi minha quarta visita à cidade, mas dois dias só… fiquei muuuuuito triste de voltar… quero morar lá! ; )

bjs mil pra vc

14. Renato says:

Paris é sempre Paris. Sejam dois dias ou uma semana há sempre coisas novas para se ver, exposições temporárias, rever obras lindas nos belos museus, alguns pequeninos e quase desconhecidos do turista acidental, como o Marmotan dedicado a Monet, o de Picasso, estender a viagem até Giverny,40 min de trem e visitar a casa-museu com os belissimos jardins onde Monet morava, rever restaurantes agradabilissimos.PetitZinc sempre em primeiro lugar. E se não der para ver tudo programado, eis a razão maior para se voltar!!! E que venha 2009 pois lá irei certamente, nem que seja de passagem por razão de outra região a ser visitada.
    Abs
    Renato

15. Majô says:

Beto, maravilha vocês ainda estarem por aí. Aproveitem muuuito !!! Estes teclados são horrorosos mesmo, eu penei com eles, tudo fora de lugar:mrgreen: Estamos ansiosos pelos causos by Beto😉

Marizinha, como o Renato disse seja por quanto tempo for Paris é inesgotável, é o que há !! Que tal sermos 2 sem teto em Paris ?:mrgreen: Já fui lá no Pelo Mundo matar as saudades…

Renato, como você bem diz Paris é inesgotável !! Muito bem lembradas essas dicas de museus menos conhecidos, vou chegar no Marmottan😉 Ôpa que bom que 2009 tem mais.

16. Elisa says:

Oi Majô,
    vc sabe que desde que cheguei de viagem estava louca para vir aqui, com calma, claro! Porque como te falei o teu blog é para se ler com tranquilidade, para apreciar e se deliciar com cada palavra. Eu aaaamo!

Eu gosto muito da maneira como vc descreve o lugar, com detalhes que ninguém poderia descobrir, eu pelo menos jamis poderia descobrir sozinha o “Le Flore en Ile” e o melhor é que vc dá a dica até da sobremesa, com direito a foto e tudo!

É muito legal ter a oprtunidade de “viajar” a cidade Luz com vc no seu blog. Amei e quero mais…
    Bjs

17. Elisa says:

Ah! Tem mais um detalhe no seu blog: as dicas que vc dá, como por exemplo: assistir a missa das 10 hs na Notre Dame, é uma dica preciosa.
    Eu mesma estive na Notre Dame, mais de uma vez, no domingo e não fiquei atenta ao horário da missa, pois não lembrei que poderia ser cantada. Fato este que dá outro diferencial, é um espetáculo a parte.

Obrigada pelas dicas preciosas, vou anotar na cabeça para a próxima.
    Beijinhos

18. Majô says:

Elisa, em 2000 a amiga que me deu a dica sobre a Missa na Notre Dame, nem católica era. Voltamos em 2006. É belíssima, emocionante mesmo, tem que assistir.
    Na próxima vez não deixe de assistir.

Obrigada querida, pelo incentivo😆😆

19. Ream says:

Somehow i missed the point. Probably lost in translation🙂 Anyway … nice blog to visit.

cheers, Ream.

20. Majô says:

The post is about how fascinating Paris is, just walking/flanando to discover the city.
    Thanks for your visit😉

21. Greetings, I admire your website. This is a informative site and I wanted to post a comment to tell you, nice job!