O guia de viagens genial

Acabou de sair do forno, o livro de Ricardo Freire  100 dicas para viajar melhor . Um guia genial, onde Riq, como é chamado em seu blog, dá dicas  para qualquer pessoa que queira viajar.  Como ele mesmo diz no livro  ‘Idéias para antes, durante e depois de sua viagem’ .

Para quem entrou aqui pelo google, Ricardo Freire, foi publicitário por 22 anos, criador do  “não é nenhuma Brastemp” . Acabou deixando tudo para virar turista profissional como se auto entitula. Autor do guia Viaje na Viagem, do Freire’s, um guia de praias no Brasil, colaborador da Viagem & Turismo e colunista do Estadão.

Acredito que seja a pessoa que mais entende de viagens no Brasil. Há muitos anos, é o maior blogueiro desse país, teve vários blogs, o Zip Net, o Viaje na Viagem , atualmente está no Viaje Aqui sempre  com uma legião de seguidores, todos VNV addicted.  E é das pessoas mais divertidas que conheço, rimos muito em seu blog.

Compartilha sempre  no blog de forma generosa dando suas dicas preciosas, incentivando a todos a botar o pé na estrada, ajudando em roteiros, dicas de como viajar de forma mais econômica, o que é roubada, enfim dá o caminho das pedras para todos. Em Nordeste ele é uma autoridade. Agora está morando 3meses na Europa de onde bloga diariamente.

 Ele socializou de forma genial suas dicas e experiências neste livro recém lançado,  pois o preço é acessível a qualquer um, R$12,50. Ótimo para comprar e distribuir entre a família e amigos.

Como ele mesmo diz no livro, já se acostumou a ser um personal viajandão e vou adiantar alguns itens do livro:

Para onde devo ir enquanto o real estiver valendo muito ?

O que é mais conveniente: trem, avião ou carro ?

O que levar em conta ao montar a viagem.

Qual é a graça de viajar sozinho ? 

Como evitar o excesso de bagagem no retorno ?

Quais são os destinos mais em conta no Brasil e no exterior ?

Os programas de milhagem continuam vantajosos ?

O que é melhor: viajar fazendo um pacote, em excursão ou conta própria ?

Inclui também uma dica da Sylvia de como escolher restaurante na Itália.😉

Bem, o resto você mata a curiosidade comprando o livro que é uma delícia de ler. Está à venda na Livraria Siciliano ou pela Siciliano.com onde está em promoção por R$9,90, uma barbada😉 Pelo que vi no site eles enviam para o exterior.

 

 

Este blog decolou com o incentivo deste cara  genial que tem o maior desprendimento e generosidade. Fora que é um agregador de amigos, portanto no blog dele já há uma turma de blogueiros que se reune  para falar de viagens,  da mesma forma que há a turma que curte Harley Davidson. E como eu disse no post O ano em que nos tornamos blogueiros,  devemos a ele, o pai de todos, a nos arvorarmos nesta experiência que tem sido um oásis onde refrescamos nossas cabecinhas.

O Rodrigo e a já agradeceram em seus blogs, mas peço licença para falar não só em meu nome, mas como de todos,  como nos sentimos orgulhosos em ter nossos blogs citados no   100 dicas para viajar melhor . Valeu guru !! Smack nas duas bochechas !

Quem quiser acrescentar qualquer palavrinha, eu subo aqui com o mó prazer, como diz a Mô😉

Com a palavra o :
Sobre o Riq, acrescento e repito o que eu disse no meu primeiro comentário que fiz lá no VnV: “Riq, você é um cara muito especial”. E quanto mais eu o conheço através da leitura dos textos dele, mais certeza eu tenho do que eu disse. Só não vou encher muito a bola dele por aqui, senão ele vai ficar muito “integral”

27 thoughts on “O guia de viagens genial

  1. says:

    Majô, então sobe a minha palavrinha aí: achei muito bacana o que você disse.😀

    Sobre o Riq, acrescento e repito o que eu disse no meu primeiro comentário que fiz lá no VnV: “Riq, você é um cara muito especial”. E quanto mais eu o conheço através da leitura dos textos dele, mais certeza eu tenho do que eu disse. Só não vou encher muito a bola dele por aqui, senão ele vai ficar muito “integral”:mrgreen:

  2. Majô says:

    Pronto Zé😉 O espaço do parágrafo ficou grande, mas não consegui diminuir🙄

  3. Elisa says:

    Majô,

    que dica maravilhosa!!!
    Acabei de chegar em casa e foi só ver teu post aqui fui “correndo” no site da saraiva (que tb esta com frete grátis, que é a melhor parte pois eu já tinha tentado comprar mas o frete estava + caro que o próprio livro, pode?), fiz meu pedido como vc aconcelhou:incluindo mais dois para os presentes. Agora já estou só esperando chegar. Vai demorar um pouco 9 dias, não sei bem o motivo (parece que outros livros que pedi não tem em estoque), mas tudo bem…
    Brigadão pela dica, bjs.

  4. Carmen says:

    Majô, você é muito amável e generosa. OBRIGADÍSSIMA!!!
    (despois envio o meu endereço)

  5. Majô says:

    Elisa, este guia é um barato, você vai ler e concordar comigo.
    O frete é caro mesmo, pois o correio cobra por peso, por isto este valor está uma barbada😉 Tá ótimo para comprar para o amigo oculto no Natal.
    Acho que vai esgotar rapidinho. Encomendei 3.

    Carmen,
    É um prazer grande enviar para você e sei que para nós tem um gosto especial pelo tanto que gostamos do autor😉

  6. Elisa says:

    Majô,

    mas acho que vc não entendeu; Eu consegui comprar com frete grátis ontem, por isso já pedi vários livros…
    Eu já te contei que durante muitos anos o meu presente de fim de ano era sempre o “Guia Freire’s de Praia” ? Pois é, antes mesmo deste blog atual, eu já acompanhava o Riq na revista época, no Zip, no Uol, wordpress e sei lá mais qual… E foi lá tb que eu encontrei tuas primeiras dicas. O Riq é ótimo!

  7. Majô says:

    Elisa, você fez uma ótima compra !!! Além do desconto do livro teve frete grátis😉 A minha explicação porque o frete é caro.

  8. Adriane Lima says:

    Oi Majô!

    Passei aqui pra visitar seu espaço e agradecer a atenção. Olha, não tou mais na espanha, rsrs. Estou ainda registrando no meu blog as minhas últimas férias, que foram em dezembro e janeiro/08. Tenho esse compromisso com minha irmã, que está na Irlanda, de fazermos a viagem render… se bem que tá rendendo bem mais que eu esperava! Tou levando mais tempo que o planejado… e ainda tenho umas 4 cidades pra ‘passar’, e as próximas férias já chegando!😛

    Bom, é isso! Vou falar com Bruno do superviagem! Bjos!

  9. Majô says:

    Adriane, obrigada eu pela visita😉 É bom porque a gente vai continuar viajanado junto😆
    Isso aí fale com o Bruno ele é muito competente.

  10. Lady Rasta says:

    ADOREI!!! Só quem frequenta o blog mesmo sabe o quanto aquilo é divertido e o quanto o Ricardo é generoso nas dicas, na atenção, no quanto ele é dedicado (e no saco que ele tem pra aguentar os malas que aparecem de vez em quando…).

    Comprei o livro sábado, e meio que esqueci da vida lendo ele enquanto tomava um café na Cultura. É uma delícia né? A gente lê o livro e lembra dos posts – eu pelo menos lembrava…

    beijos!!!

  11. Majô says:

    RastaFlávia, só mala não, alguns são um conjunto completo de malas:mrgreen:

    Também comprei, sentei no café da Saraiva e me deliciei😉 Parece mesmo uma extensão do blog só que de forma organizada.

  12. Guta Cunha says:

    Oi Majô! Descobri seu blog no VNV agora pouco! Achei bem legal! E o mais legal é a fila de novos blogueiros devido ao Ricardo Freire! Sou uma dessas! Criei um blog que chama Vambora! Depois quando puder dê uma passada lá! Ainda não comprei o livro mas ele é tão bom quando o Viagem na Viagem, o livro original? Esse eu devorei em 1 dia…..
    bjus
    Até!

  13. Majô says:

    Oi, Guta

    Que bom receber sua visita !!!
    Pois é, o Riq é o responsável:mrgreen:
    Já estive em seu blog e deixei comentário.
    Compra o livro sim que você vai começar a ler na livraria mesmo e vai até o fim😉 Puxa uma cadeira no café e devora ele !!!!
    Obrigada pela visita.

  14. Guta Cunha says:

    Oi Majô! Comprei hoje o livro! E devo dizer que metade dele já foi entre o caminho da livraria até o cinema!hehehe
    E vi endereço do seu blog lá! Maior orgulho ne?! Muito legal!
    bjus!

  15. Majô says:

    Guta, isso mesmo, é uma delícia de ler. Bom estar na bolsa para dimunuir o tédio dos engarrafamentos😉
    Pois é, o Riq é um paizão generoso por ter colocado os endereços dos blogs😉 Estamos todos muito orgulhosos e agradecidos !

  16. Elisa says:

    OI Majô,
    passei os ultimos 10 dias viajando e quando cheguei já encontrei meus livros, realmente foi uma ótima aquisição!

  17. Majô says:

    Elisa, senti sua falta😉 O livro é uma coletânea de informações e dicas para o turista traçar seu roteiro com a ferramenta da internet que foi um divisor de águas na maneira de viajar.

  18. Riq says:

    Majôzinha, brigado! Você sabia que eu fico emocionado toda vez que lembro do teu post “O ano em que nos tornamos blogueiros”? Me sinto superpadrinho😳

  19. Majô says:

    Riquizinho, acredito, você é uma graça e pessoa super sensível😉 Mas o que escrevi foi de coração e acho que todos concordaram, virou uma família e você é o patrono de todos😉
    Você é um super mega blaster padrinho😆😆😆 e nosso GURU maior🙂

  20. Renato Silva says:

    Majô
    Comprei o guia do Riq e só não li de uma vez porque deixei na mesa de cabeceira para ser leitura de antes de dormir e por mais interessante que sejam as dicas, o meu cansaço no final do dia me fazia interromper a leitura.Achei geniais as dicas e anotei algumas coincidentes com o meu aprendizado como turista e a trabalho e posso dizer que não terá erro quem seguir as instruções do Livrinho Vermelho.
    Só lamento pela saudade que dá ao ler certos trechos e se lembrar das viagens feitas a alguns dos lugares citados. Saudade gostosa!!
    Só um ponto: no turismo caseiro, nas várias regiões do Brasil, ele menciona as melhores épocas em função do clima, mas faltou reforçar os melhores periodos, pois não é durante o ano todo, de se visitar locais como: interior da Amazonia, Bonito, Lençóis Maranhenses, etc onde há periodos especificos onde a beleza local fica maior . Mais isso é um detalhe.O Guia, eu diria é completo. Como voce falou, é um bom “regalo” para amigos viajantes.
    Abs do webvizinho
    Renato

  21. Majô says:

    Renato,
    Você certamente tem dicas preciosas a dar, eita viajantes esses meus vizinhos 😉
    Mas, para o viajante iniciante ele já dá dicas e ensina a fazer avaliações que você só aprende com prática de viajar, seja no Brasil ou fora.
    Realmente, é bom sublinhar o lado exuberante da beleza desses lugares que você mencionou.

  22. Patricia says:

    Rota Ecologica.
    Programo 14 dias na Rota Ecologica com minha filha de 5 anos. Orcei a Pousada Borapira, eh uma boa? Quero usa-la de base para os passeios, e ter uma boa infra (comida boa, etc). Voce conhece a regiao? quero dicas😉

  23. Majô says:

    Patricia,
    É uma ótima ! Ela fica na praia de Lages que é uma das mais bonitas, ou a mais bonita da região, e deserta. Eu conheci esta pousada como Um milhão de Estrelas, os chalets são grandes e confortáveis. Mas, tenho ótimas referências da Beijupirá. Todas as vêzes que fui fiquei na Pousada do Toque.
    Dê uma olhada nestes posts que fiz https://majots.wordpress.com/2008/01/25/pousada-do-toque-e-o-litoral-norte-de-alagoas-porque-fidelidade-desde-2004/
    Há várias praias bacanas por perto. ~
    A praia de Patacho é pertíssimo de Lages.
    A praia do Toque fica uns 10 min, onde estão as pousadas do Toque, Caju, Amendoeira e a Côte Sud. Em frente à Pousada do Toque há um barqueiro, o Amaro que faz passeios para as piscinas naturais, não deixe de ir!! e outro passeio ao Rio Tatuamunha para tentar ver o peixe boi. https://majots.wordpress.com/2008/02/22/em-2006-toque-toque-e-o-tete-a-tete-com-o-peixe-boi/
    A praia do Morro, cujo acesso é por Barra de Camaragibe também é imperdível. No final da praia há falésias.
    E um passeio bonito também é a Japaratinga.
    Nesses posts que fiz sobre a Rota há muitas fotos.
    A praia de Carneiros que fica um pouco mais longe, umas 3h é linda também. Não sei se sua filhota teria paciência para esta distância de carro😉

  24. Patricia says:

    Majô, agradeço muitissimo a tua resposta. Estou linkado agora mesmo os posts. Adorei.
    Fico sossegada e ansiosa para a viagem!!!
    Abraços
    Patricia

  25. Majô says:

    Patricia, de nada😉
    Dá uma olhada nestes 2 outros posts da série:

    https://majots.wordpress.com/2008/02/14/noanoseguinte-toque-visitando-olinda-e-museu-brennand/

    https://majots.wordpress.com/2008/03/06/em-2007-ja-com-sotaque-visse/

    Qualquer dúvida pode perguntar. Você vai adorar a região🙂

  26. Patricia says:

    Lindo!!…
    Já enviei email para a Borapira. A Pousada do Toque está proibitiva para o Reveillon. Pois o período da viagem é de 20/12 a 04/01. A Borapirá está aceitável, considerando que tem outros gastos, passagem, carro, etc… Eu sei que é alta temporada, mas é a unica data que posso me ausentar por mais de 1 semana de são paulo.
    Beijos e mais uma vez obridado pelos links e dicas.
    Patricia

  27. Majô says:

    Patricia, imagino 😉
    Considere que todas essas pousadas têm 1 refeição incluida na diária.
    Só a praia já é um paraiso, quanto aos passeios dá para fazer as praias tranqüilo com a filhota.
    Na praia em frente à pousada do Nilo tem um caramanchão com espreguiçadeiras de lona onde você pode ficar sem problemas, e sempre rola um papo entre as pessoas que estão ali. Você pode pedir algo aos meninos da pousada também se quiser, água de coco, caipirinha que eles têm a maior boa vontade em atender. No final a pessoa paga o que consumiu.

Leave a Reply

