Recebendo Renata

Continuando a série de posts sobre nossa estadia em Paris, o anterior foi este aqui. Na 4a feira, tomamos café e fomos receber a Renata, como contei em post anterior, uma amiga de infância do Leblon. Crescemos juntas, éramos vizinhas e amigas inseparáveis nas brincadeiras de calçada (quando as crianças ainda podiam brincar em calçadas) e nos banhos de mar. Ela voltou com a família para a Alemanha aos 18 anos, mas depois disso esteve no Brasil inúmeras vêzes, a passeio. Estive em casa dela, em Munich, por 15 dias  na minha 2a viagem à Europa e dali fizemos vários passeios por cidades vizinhas, incluindo Baden Baden, uma cidade gracinha, onde os pais dela  moravam.  Há muitos anos não nos víamos, e indo à Paris liguei para ela e combinamos que ela viria nos encontrar. Amigo/as de infância  nos remetem à meigas imagens que ficam em nossa tela mental para sempre,  como  também são amizades para vida toda.

Fomos à pé, até a estação Port Royal, pois ela chegaria de avião no Charles de Gaulle e pegaria o RER até Port Royal que ficava há umas 3 quadras do hotel. Isto é que é cidade civilizada, descer no aeroporto e dali para o metrô até o centro da cidade, no stress. Devaneio: será que um dia chegamos lá ? Ela chegou com uma sacola de mão que eu fiquei assim ó, mínima para passar 2 dias conosco no mesmo hotel.  E, diga-se de passagem estava sempre bem vestida.  Abraços e beijos saudosos e voltamos à  pé, passando antes no mercado para comprinhas de água, yogurt, frutas, vinho e uma bandeja de aperitivos já prontinhos para o consumo.

Depois do check in e instalada no hotel decidimos ir ao Sena passear.

Nos embrenhamos pelas ruas da Île de St. Louis. Olha a Renata lá na frente. A île de St. Louis é puro charme, se você for à Paris não deixe de caminhar por lá😉

E voltamos ao Le Flore de L’ille, na île de St. Louis, onde tínhamos tomado o sorvete Bertillon, desta vez  para almoçar. A comida  boa, impossível comer mal em Paris, e para fechar, claro um sorvete Berthillon. Como este restaurante fica às margens do Sena é um programa delícia ficar por lá batendo papo colocando a conversa em dia. Imaginem, a filha dela é pilota na Alemanha, e linda !

Saindo meio a contragosto,  fomos  percorrendo o lado de fora da Notre Dame que é um projeto arquitetônico belíssimo.

A porta central –  Portal do Julgamento

Pelo que li, a torre construida era tão alta que devido aos ventos foi preciso introduzirem os arcobotantes para dar equilibrio.

A lateral.

Estas fotos todas são minhas, como já disse em post anterior, a câmera foi comprada dias antes,  portanto ainda não dominava seus recursos e comandos.

Nosso jantar foi onde ? No Le Petit Zinc, o preferido dos meu webvizinho Renato. Fomos e voltamos de metrô, olha que civilizado, e voilà saimos na  esquina com a Igreja de Saint Germain.  Sentamos na parte de dentro,  o ambiente era informal, mas elegante com velas, agradável e serviço perfeito. A comida como sempre muito boa.

Na 5a feira, o programa começou cedo com a visita ao querido Museu D’Orsay que foi o post anterior. Passamos horas por lá. Na saída, comprei agendas para a família, já do ano seguinte, marcadores de livro e 1 livro do Museu que dei de presente à Renata e recebi um lindo também.

De lá resolvemos ir à Gallerie Lafayette que é uma perdição feminina, mas pegamos o ônibus da linha errada que foi, foi foi demos uma volta enooorme e conhecemos os arredores de Paris.  São prédios padrão, sem dúvida o Centro Histórico faz toda a diferença.  Saltamos no ponto final e pegamos outro ônibus até o hotel, pois dali Renata  iria fazer o check out e rumo ao aeroporto. Com sua sacola de mão levamos Renata até à estação Port Royal, onde pegou metrô-RER até o Charles de Gaulle, simples assim😉

Mais tarde, fui à Gare Montparnasse de metrô para comprar os bilhetes Thalys para Bruxelas, pois no dia seguinte iríamos a Diest. Chegando lá, nenhum problema, só tinham 2 pessoas na minha frente – alô pessoal do VNV que fica na dúvida se vai ser difícil comprar lá – comprei os bilhetes com cartão de crédito, com desconto sugerido pela funcionária e voilà, saí com as passagens na mão para no dia seguinte cedo sairmos para Bruxelas.

 

A serie de posts da viagem de 12 dias a Paris:

13 dias flanando em Paris com uma chegadinha a Diest

2a. feira indo ao Marais e a Place des Vosges

Conhecendo Annick Goutal, agradecendo a N.S. da Medalha Milagrosa e dando uma passadinha na Grande Epicerie de Paris

Revisitando o Museu d’Orsay

Indo a Diest em missao de familia

  Tags: , , ,

6 thoughts on “Recebendo Renata

  1. says:

    Muito bonito, Majô😀

    Nada melhor do que rever os amigos de longa data para jogar uma conversinha fora… Em Paris então, pode ser até o pior inimigo que eu tô dentro, he he:mrgreen:

  2. Majô says:

    Zé, ué você por aqui ?? Há quanto tempo😉

    Pois é, amigos são preciosos e naquela cidade fica uma combinação mega legal. Eu também não fico nem um pouco triste de ter que ir pra lá, pó me mandá:mrgreen:

  3. Emília says:

    Majô, dá para ver que você é muito íntima da cidade: tem os seus bairros preferidos, restaurantes…e curte cada segundinho. Pelo jeito é paixão mesmo, né?😀
    (Não posso falar nada, estar em Paris é um privilégio😉 )

  4. Carmen says:

    Majô,
    París é muito fotogénico, mas são as pessoas como você que fazen de París o Paraíso!. As cidades poden ser muito belas, mas as pessoas poden ser muito mais belas!.
    Tchau.

  5. Majô says:

    Emília, saboreio mesmo cada canto da cidade😉 É uma cidade única, paixão irremediável mesmo😆😆
    Exatamente, é um privilégio estar em Paris !! E daqui a pouco vocês estarão lá, maravilha🙂

    Carmenzita, você tem razão, Paris é fotogênica, Contribuem a arquitetura do prédios e monumentos lindos que se topa a cada esquina da cidade e a história que fazem ela irresistível.
    Obrigada, os olhos de amiga são bondosos 😳

  6. Danilo Hadek says:

    Olá,

    Gostaria que entrasse em contato, via e-mail , por gentileza. Tenho algumas idéias para o meu, o seu e mais alguns blogues sobre turismo e viagens.

    Abraços,

    Blog Meio Aéreo – Comissários de bordo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s