Os destaques

Dois restaurantes se destacaram em nossas incursões gastronômicas na estadia em Buenos Aires.

Um deles foi o  Brasserie Petanque que tinha sido recomendado pela Emília que teve indicação do Riq.  Aliás, a Emília fez um post sobre a  Petanque que está publicado no Brincando de Chef. A Mari e a Carla tinham estado lá no domingo e a Mari ainda deu a dica que durante a semana tinha o menu executivo, e lá fomos nós na 4a feira para o almoço.

 

Ambiente agradável e o serviço atencioso.

O menu executivo constava de entrada, prato principal, sobremesa, 1 taça de vinho, água mineral e expresso.  Havia opção de carne ou peixe. Por pessoa o menu executivo sai por 55 pesos.

Para entrada vieram Delicias Petanque:  terrine, rillette, brousse de fromage frais e paté maison com uma saladinha – todos saborosíssimos e corretíssimos e fizeram um conjunto que abriu o apetite para o prato principal. A foto taí embaixo.

    

Essa entrada, eu diria que já mostrou a marca do chef. Tudo djilicia.

Para prato principal foi pedido o peixe, no caso truta com amêndoas que chegou à nossa mesa elegante.

 

 Parece trivial preparar uma truta, mas deixá-la no ponto certo não é. Era uma truta salmonada tenra e saborosa que estava na consistência certa, no ponto de cozimento certo, com temperos suaves e ao lado,  um molho de manteiga discreto que não se sobrepunha ao peixe. Coberta com amêndoas sequinhas e crocantes que faziam uma combinação perfeita. Acompanhavam  batatas coradas, as mais sequinhas que já comi, tostadas e crocantes sem um pingo de gordura evidente.

Foi um prato absolutamente impecável, a melhor truta que já comi !

Para sobremesa, pedi uma tarte Tatin e  Bia um crème brulée, djilicias os dois. A tarte Tatin pouco doce, as maçãs pouco cozidas, no ponto certo e o sorvete de creme delicioso, certamente feito pelo chef, saboroso e discreto, só do ladinho acompanhando a torta.

Como dá pra perceber, a gula foi tal que comi uma fatia antes de fotografar🙄

Hoje recebi a fatura do cartão,  a conta para 2 pessosas deu  $36,89 ou 58,28 reais.  Posso dizer que pela qualidade do que comemos, essa refeição no Rio ou em São Paulo custaria o dobro.

 O 2o restaurante é um bistrô recomendado pelo nosso web vizinho, Renato que gentilmente tinha enviado um e-mail, com dicas de um amigo enólogo, o Celio Alzer que só não publico na íntegra porque não estou autorizada.

Dizia assim ” RestaurantesUm dos melhores que conheço é o SIROP (Vicente López, 1.660, local 11 – Recoleta – tel.: 4813-5900) – fica numa entrada, tipo uma vila (chamada Pasaje del Correo), lá no fundo. Tem um ótimo vinho, Domingo Molina (Malbec ou Cabernet Sauvignon), por 54,00. Você pode começar com uma taça do Sauvignon Blanc El Portillo (5,00 cada, a garrafa custa 18,00). Recomendo a entrada (Tapeo Sirop) para 2 pessoas, com 6 coisinhas em dose dupla. Os pratos principais são todos muito bons (entre 19,00 e 28,00) – preços realmente excelentes. ” Celio

Na 6a feira,  véspera de voltarmos fomos ao Sirop. Custamos um pouco a achar a vila, na Vicente López  se não prestar atenção passa-se direto,  mas acabamos encontrando. Aí vai uma dica para faciliatar a localização, a entrada da vila fica quase em frente ao Carrefour. O bistrô está no fundo de uma vila de casas, algumas também restaurantes.  Tocamos a campainha da casa e nos atendeu uma mocinha gentil que nos conduziu à mesa. É um bistrô decorado com charme,  iluminação suave que torna o ambiente relaxado com pessoas conversando baixo e uma musiquinha de fundo, jazz e blues.

 

 A chef é a Liliana Numer.  Seguimos a sugestão do Celio Alzer e pedimos de entrada a Tapeo Sirop para 2 pessoas.  Não só visualmente encantadora, como cada comidinha é deliciosa, tem personalidade distinta com combinações incríveis de ingredientes e  temperos.  São leves, saborosíssimas,  diferente de tudo, enfim amei !!! Voltando lá, é nela que eu vou😉  E o paté é muuuito bom. Acompanhando 1 taça de Malbec.

Confesso que deveríamos ter parado aí, mas Já havíamos pedido um pesca del dia  e um risotto calabaza.  E para fechar um expresso com uns biscoitinhos djilicia.  Quanto custou ? A entrada 50 pesos para 2 pessoas, o peixe 38,00 e o risotto 34,00. Expressos 12,00. Total 158 pesos ou 83,74 reais.

  

 

Brasserie Petanque –  Defensa 596 (esq. México)
San Telmo –  tel: 4342-7930                                                                              

Sirop – Vicente López, 1661 – Recoleta –  tel: 4813 5900  

                                                                      

9 thoughts on “Os destaques

  1. Mari Campos says:

    Majozinha, a Petanque eh mesmo otima, nao? Que delicia de comilanca em BsAs!!! beijots com saudades

  2. Majô says:

    Marizinha, muito boa e olha que tem bastante movimento, Ai aquela truta estava divina, nham Menina, foi uma comilança mesmo.
    Beijinhos mexicanos😉 Seus posts estão bárbaros😆

  3. Mari Campos says:

    So vc pra me colocar pra cima porque subi uns 1500 degraus ingremes hahahahahahahaha

  4. Chris Pessoa says:

    Eu ainda não tive a oportunidade de ir ao Petanque, mas quero ir porque muita gente fala muito bem. Já o Sirop eu não tinha ouvido falar, mas pelo seu post, gostei muito! Vou colocar na minha listinha de restaurantes a conhecer… :-)))
    Bjo!

  5. Majô says:

    Mari,😆 😆 😆

    Chris, quando você puder deve ir mesmo. E com os preços do menu executivo um almoço fica muito em conta.
    O Sirop é um lugar agradável também para dar uma paradinha, conversar e comer alguma coisinha. Vi duas moças comendo sanduiche com saladinha.

  6. Emília says:

    Que bom que gostaram da Pétanque! Nós tivemos um almoço delicioso lá…tanto que me esqueci de fotografar a tarte tatin. Quando me lembrei, já era😆
    O Sirop é uma gracinha, pena que não sabia dele quando fui. Pelo endereço era do lado do meu apê!

  7. Majô says:

    Emília, foi absolutamente perfeito !! A comida divina. Pois é, a tarte tatin quase que ficou sem foto mais uma vez😉
    Da próxima vez não deixem de ir e provar a Tapeo Sirop com um vinhozinho, é tudibom. Então vocês moraram nessa rua ?

  8. says:

    Oi, Majô, Mileidi!😆

    Post dilixiooooooooossssoooo!!!😛

    Beijots:mrgreen:

  9. Majô says:

    Pode provar a torta que eu deixo, Milord Joseph:mrgreen:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s