A viagem de sonhos do casal Edu Luz

Com muita honra passo a palavra ao Edu Luz que descreve sua viagem de sonhos com a Débora:

25 anos na Itália (Toscana)

Acabamos de chegar da Itália. Fomos passar uns dias na Emilia Romagna, na Toscana e em Milão. E com a volta, continuamos com um sabor realmente marcante. E não é um sabor somente gastronômico !

dsc02666-3

 

É um sabor que faz lembrar toda a cultura, a tradição, a história, a hospitalidade (sim !), a paisagem enfim, tudo o que faz uma viagem ser tão boa que parece que ainda não acabou.

dsc02766-3

 

E esta ficou marcada por comemorar justamente os nossos ( meu e da Débora) 25 anos de casados. Planejei tudo com bastante antecedência (de acordo com o código VNV)e ainda bem, tudo correu mais do que perfeitamente.

O roteiro foi o seguinte :

Fomos de TAM pra Milão. Pegamos o carro no aeroporto e seguimos direto pra Bologna onde ficamos 3 noites, no hotel I Portici, super bem localizado.
Uma bela cidade com os seus 40 km de calçadas cobertas ( providenciais nos períodos de chuva).

dsc01797-3

 

Visitamos Parma, onde fizemos um passeio pra descobrir como se fabricam parmegianos reggianos, acetos balsâmicos e presuntos crus. Com as respectivas degustações, é claro !

 

dsc01814-3

Também fomos, no outro dia, a Modena na esplendorosa Galeria Ferrari.

dsc02005-3

 

De Bologna seguimos pra Castiglione della Pescaia passando por Lucca (onde acontecia uma bizarra feira de vídeo-game)….

dsc02139-3

 

… e pela übermodel torre de Pisa, o ícone que te paralisa e te obriga a tirar milhões de fotos dela !!

 

dsc02227-3

Ficamos duas noites em Castiglione (na costa Oeste) no L’Andana, hotel do Alan Ducasse. Uma maravilha, com direito a up-grade (taí mais uma vantagem de ir fora da alta temporada) pruma suite de parar o comércio.

dsc02253-3

 

 

 E com um por do sol de inesquecível !!

dsc02245-3

 

Fomos conhecer a praia e algumas pequenas cidades.

dsc02472-3

 

Logo após, 3 noites em Siena dormindo, literalmente, num museu. Explico melhor : O hotel Gran Continental é um palazzo restaurado, se localiza no centro histórico e ficamos num quarto de 10×10×7 (ou seja, 100 m2 com 7 m de pé direito !) com afrescos originais no teto e uma bela vista do Duomo.

dsc02992-3

 

Fomos jantar na Piazza del Campi (onde se realiza o Pálio) e este registro está postado nos Destemperados.

dsc03009-3 

 

Passeamos um dia todo  (por sinal, chuvoso) por toda a região de Chianti : Radda, Greve, Castellina, Panzano, Gaiole … todas in Chianti.

dsc03094-3

 

E é claro que visitamos um monte de vinícolas (Volpaia, Castelo Brolio, Badia a Passagnano) com as devidas degustações.

dsc02721-3

 

No outro dia, fomos explorar as cidadezinhas famosas tanto na Toscana quanto na literatura/cinema através da Frances Mayes.
Arezzo é bem grande, mas conferir os afrescos do Piero della Francesca já vale a visita.

dsc02752-3

 

Cortona é tão bonita que dá razão pro “esforço” da Frances em ir morar lá. Ela fica encravada numa colina com uma vista arrebatadora de todo o vale.

dsc02773-3

 

Passamos também por Sansepolcro (bonitíssima) e voltamos correndo pois tínhamos uma aula de culinária toscana em Siena.

dsc02743-3

 

Outro programa imperdível pois além de aprender a fazer a “vera cucina toscana” (papa al pomodoro, raviolis com a nossa própria massa, vitelo grelhado com molho de funghi e cantuccini), você também dá uma bela guaribada no seu italiano.

dsc02803-3

 

De Siena pra Montalcino. 2 noites no Castelo Banfi – Il Borgo. Só pela foto da janela do quarto dá pra imaginar o visual.

dsc03094-31

 

Um castelo antiquíssimo dentro de uma vinícola imensa com restaurante estrelado Michelin e lugares de fazer você se beliscar pra ver se não está sonhando.

dsc03155-31

 

E com um monte de Brunellos ao alcance ! Fomos conhecer Montalcino e a Enoteca Fortezza ! Dizem que é um lugar excelente pra tomar vinhos vendo o por do sol. Quanto ao por do sol, tivemos que adiar mas a parte dos vinhos foi literalmente cumprida.

dsc03101-3

No outro dia, fomos passear pela região vinícola mais bonita e interessante que fica entre Pienza e Montepulciano.
E aí aconteceu um fenômeno espetacular. O dia estava ensolarado mas o fog também se manifestou. Como as cidades ficam no alto, era constante vê-las ensolaradas mas o caminho entre elas, completamente cheio de curvas e completamente enevoado.

dsc03304-3

 

Montepulciano é super-bonita.

 dsc03191-3

Pienza (batizada assim por ser a terra de Pio II) é … bonitinha !!

dsc03197-3

E as videiras no outono são  bonitas demais.

dsc03231-3

Daí, as duas últimas noites em Milão. Uma puxada de 500 km com direito a duplo arco-iris.

dsc03331-2

Ficamos no hotel The Straf, bem ao lado do Duomo e com um design bem moderninho. Até cadeira de massagem tinha no quarto (bem conveniente!).

dsc03385-2

City tour feito por uma brasileira, a Maria, conhecida nossa e passamos pelo Duomo, Castelo Sforzzesco, Pinacoteca Brera, quadrilátero da moda,visita ao Cenacolo do Da Vinci ( reservei pela internet graças ao VnV).

dsc03361-2

 E a grande descoberta : a La Rinascente, um tremendo sex-shop, era bem na frente do hotel.

dsc03418-2

 

Divertimento garantido até o final da viagem. Que foi realmente magnífica e inesquecível.

Grato a todos vocês, tripulantes da Bóia, que me ajudaram de alguma maneira.     Viva a Itália !! 

44 thoughts on “A viagem de sonhos do casal Edu Luz

  1. Sylvia Lemos says:

    Espetacolare Edu !!!
    Melhor ainda por seres o nosso guru -executor do pin da bóia 😆 😆
    Isso é que é comemoração de bodas de prata !!😳

  2. Rosa says:

    Puxa! Que inveja boa. Parabéns. Em 2009 faço bodas de prata também. Idéia iluminada essa do Edu Luz! Há Edu, minha filha chama Deborah.

  3. eduluz says:

    Majô !
    Obrigadaço pela oportunidade de mostrar o que anos de VnV fizeram de bom pra mim !! rs Afinal de contas, acumular todas as dicas de todos os “cobras” que passam por aqui tem que resultar numa coisa muito boa como foi esta viagem !
    E tem mais ! Como o nosso aniversário de casamento será no dia 24 ( junto com a da Sylvia !) ainda dá tempo de inventar alguns pequenos bate-voltas e idas a belos restaurantes (pequenas viagens como preconiza o meu livro de cabeceira, o velho e bom VnV).
    Abs a todos e espero encontrar uma boa parte de vocês no lançamento dos livros em SP.
    Sylvia, parabéns também e boa viagem ! E Rosa, belo nome o da tua filha !! Quem sabe não façamos um mini-mini ConVnVenção dos tripulantes e bodeiros de prata !!

  4. Rosa says:

    Edu, nome lindo e filha linda. E uma mini conVnVenção de prata seria o máximo. Estou em Bsb, fora do eixo dos encontros, que pena…
    Ainda não tive a oportunidade, mas sou viciada no VnV, essa mania já pegou.

  5. Majô says:

    Edu, fico imaginando a sensação de estar hospedada nestes hotéis/palácios em que vocês estiveram, o Gran Continental com afrescos no quarto e o L’Andana !!
    E os outros também. Que seleção de hotéis, puxa vida😉

  6. says:

    Aí, Edu, parabéns pelo aniversário de casamento!! Viajão, hein? Muito legal o roteiro:mrgreen:

  7. Mirella says:

    Que maravilha de viagem!!!! Uma delícia…
    O seria da gente sem a ajuda do VNV🙂
    abs

  8. Edu, que viagem, hein? Amei! E fiquei curiosissima com as novidades de Montalcino. Comemoracao em grande! Bjs.

  9. eduluz says:

    Majô, vou aproveitar mais um pouquinho :

    Rosa, tenho certeza que a tua filha é linda assim como a minha esposa também !! E não fale que não será possível fazer algum encontro pois nunca se sabe onde os tripulantes vão aparecer !!

    Majô, é muito bom ainda mais sabendo que você vai sair dali e tomar um banho de cultura por todos os lados !! Adoramos o L’Andana e o Banfi mas o Continental e seus afrescos foi o mais impactante !!

    Zé, o roteiro ficou muito bom apesar de não termos passado por Florença. Optei pra deixar pruma próxima junto com Veneza !! Já está na lista !!

    Mirella, a ajuda de todos os tripulantes que comentam é inigualável. Por exemplo, usei ateoria da Sylvia sobre “como achar restaurantes bons e baratos” várias vezes !! Também peguei algumas dicas com a Emília !!

    Rachel, em plena RTW e comentando por aqui ! Gratíssimo, principalmente pela ajuda inicial, pelas dicas sobre o L’Andana, o Massimo Bottura e Montalcino apesar da minha teimosia em não ir pra Florença !! rsrs.

    Grato a todos e principalmente a você, Majô por ’emprestar” este espaço tão legal !

  10. Majô says:

    Edu, use e abuse, a casa é sua😆 😆 😆

  11. Mari Campos says:

    Que viagem de sonho!!! Que belíssima comemoração de 25 anos de casados, hein?!😉
    E que delícia postar aqui, na nossa filial social do VnV, que o Filigrana:mrgreen:

  12. sandramara05 says:

    Parabéns ao casal!! Uma viagem inesquecível para comemorar uma data também inesquecível!!!

  13. Letícia says:

    OI Edu.. seu post ficou muito legal!!! Acho que estavamos la pela Toscana mais ou menos na mesma epoca e vendo suas fotos, fiquei com vontade de voltar!!! Majô, que legal que vc abriu este espaço para o Edu…

  14. Emília says:

    Edu, não tem jeito: a Frances Mayes deixa a gente com água na boca…ela está para a Toscana como o Peter Mayle para a Provence. Aliás, sugiro ler um outro livro dela, Um ano de viagens. Totalmente indicado para quem gosta de comer bem😉

    Estou curiosa para ver o post sobre a região de Chianti!

  15. Majô says:

    Meninas, estou adorando vocês passearem por aqui😉

    Letícia, eu tenho é que agradecer ao Edu por ter abrilhantado esse espaço contando sua viagem com a Dé, e numa data tão especial😆

  16. Carla says:

    Edu, parabéns a você e à Débora pelas bodas de prata!!! E também pelo roteirinho primoroso…😉 Deu água na boca (literal e figurativamente) só de ler o seu relato! Quantos dias no total durou a viagem? Foi justo ou você mudaria alguma coisa na distribuição do tempo? Estou começando a coletar informações, porque estou morrendo de vontade de passar um mês inteirinho na Itália ano que vem, se tudo correr de acordo com os meus planos…

  17. Carmen says:

    Certamente um viagem do sonhos. Bonito de verdade. Parabéns a vocês!!!

  18. eduluz says:

    Lá vou eu sub-locar o Filigrana de novo :

    Mari, a viagem foi espetacular em todos os sentidos. E gostei bastante da filial social do VnV !!

    Sandra, obrigado.

    Letícia, ainda bem que você gostou ! Nós fomos de 28/10 a 11/11.

    Emília, boa comida é comigo mesmo. Ainda não li este livro da Frances; vou comprar. Tentei achar onde era Bramasole mas ninguém me indicou exatamente! rsrs
    E o post sobre Chianti será muito bom pois choveu muuuiito !! Acabei de escrever (e relembrar) a farra com o Massimo Bottura! Esta é imperdível !!

    Majô, também estou adorando ver as meninas passearam por aqui ( no bom sentido !!)

    Carla, obrigado e como eu disse acima, fomos de 28 a 11/11. 3 noites na Emilia Romagna, 2 em Castiglione della Pescaia, 3 em Siena , 2 em Montalcino e 2 em Milão. Eu não mudaria nada pra esta quantidade de noites. Caso tivesse mais noites disponíveis, ficaria em Siena. E optei por não ir a Florença pois estava de carro e Siena fica bem no centro da região turistável se bem que, chegar até o hotel era um tormento. Conselho pra quem quiser ficar no Gran Continental ( e seus afrescos): saia bem cedo e volte bem tarde !!
    Caso precise de alguma outra informação, é só avisar (me manda um e-mail)!

    Carmem, a viagem foi boa e a minha companhia foi melhor ainda !

    Abs a todas !

  19. Carla says:

    Obrigada, Edu! Assim que eu confirmar se a viagem sai mesmo (em fins de junho/2009, se tudo correr bem) vou querer, sim, trocar umas idéias…😉

  20. Majô says:

    Hehe Edu, o aluguel aqui é baratim:mrgreen: distribuir alegria esse é o lema😉 e você tá distribuindo de montão.

  21. Renato Silva says:

    Edu

    Belo roteiro o que voce escolheu para celebrar suas Bodas. Realmente é viagem para ninguem botar defeito e lendo agora suas observações a cada foto, comecei a pensar em re-editar uma viagem que fiz à Toscana em 2001 e que incluiu algumas das cidades em que voce esteve. Maravilha!!! Estou pensando em ir à Sicilia por ter lido o post da Majô do ano passado e por ter um amigo italiano que trabalhou lá e fala maravilhas. Assim aproveitaria após a Sicilia e iria conhecer a rota que vai de Piacenza a Bologna( com Parma e Modena), estendendo a Rimini e Ravenna na costa do Adriático. Se der, volto a Roma por Cortona, Spolletto e Arezzo. Quando fiz esta viagem pela Toscana e que meu filho, há cerca de dois meses em sua primeira visita à Europa a repetiu, incluiu: partindo direto da Hertz de Fiumicino, passando por Tarquinia (cidade etrusca)( 1 noite), Tuscania, Montepulciano(3 noites), visitando os arredores-Montalcino, Pienza e Montechiello, Siena (3 noites)- coincidiu com a Festa do Palio e visitando Volterra e San Gimigniano, Pisa (2 noites) – incluindo Lucca, Firenze com Fiesole (3 noites). Beleza pura!!!
    Sicilia – Emilia Romagna e se der tempo a antiga costa da Iugoslávia até Dubrovnik é o próximo programa.
    Não havendo Bodas a gente encontra o que celebrar, nem que seja “a vida” e a companhia da cara-metade.
    Abs
    Renato

  22. Elisa says:

    Oi Majô,

    a cada dia venho rapidinho aqui e lei e releio este post maravilhoso do Edu. É tudo tão envolvente nesta viagem que eu li várias vezes e ainda vou repetir, pois as fotos estão lindas e quero entrar em cada site citado por ele.

    Se você me permite, quero parabenizar ao casal pelos 25 aninhos juntos e também pela excelente escolha e preparo da viagem, que mesmo sem estar junto eu me sinto viajando também.

    O mais legal Edu é que com seu relato pude ver como a Toscana é rica em diversidade e que cada ponto de vista é bem diferente , mas ao mesmo tempo muito, muito bacana. Fizemos a Toscana em maio último, eu já conhecia mas desta vez foi mais especial que das outras vezes porque fizemos um pouco como você ficamos em pequenas cidades, até então desconhecidas para mim. Não sou tão organizada como todos aqui e por isso não encontrei o nome do hotel que ficamos, na verdade um Relais Chateaux com vista espetacular que ficava em San Quirico d’Orcia, que eu achei melhor deste hotel é que o restaurante é muito bom com excelentes opções de comidas e chiantis, claro! E então fazíamos assim, saímos de manhã para passear e cada dia para uma cidade diferente, um dia só para Pienza, um outro só para Montaltino, outro Moltipultiano e assim ficávamos até a tarde a “farra” dos vinhos era no início da noite porque assim não precisava ficar preocupada em dirigir com a cabeça cheia de vinhos e foi a melhor coisa que Neno fez para nós.

    Em Arezzo tivemos a sorte de ter uma exposição muito interessante com as obras de Piero Della Francesca expostas em difrentes lugares. Eu nunca tinha visto uma exposição assim, eles trouxeram as obras dele de todas as partes do mundo e colocaram distribuidas vários lugares da cidade, a gente comprava o ingresso e fazer um verdadeiro city-tur para ver as obras, bem interessante. No fim, como eu te confesso não conhecia nada de Piero Della Francesca, eu ganhei de presente do dia dos namorados um livro maravilhoso com tudo sobre este magnífico artísta.

    Para não dizer que não guardo um só cartão da viagem, eu devo dizer que procurando os cartões dos hoteis eu achei o cartão de uma loja que eu amei, que é de cremes, perfumes e tudo que nós mulheres amamos feito com produtos toscanos, imagina! Olha lá esta boutique de cheiros:

    http://www.erbariotoscano.it

    Eu amei e só não comprei mais porque minha mala não cabia.

    Por último quero agradecer ao Edu por nos deixar estas excelentes dicas, não conheço Bologha e vc imagina que sempre embarco de volta ao Brasil por lá, pode?

    Foi bom também porque agora me decidi a organizar, pelo menos, minhas fotos desta viagem linda!

    Beijinhos a todos.

  23. Paula Bicudo says:

    Que post incrível. Também é uma das minhas viagens dos sonhos sair de carro pela Toscana e quero ver se comemoro meus 5 anos de casamento fazendo isso; se a crise não detonar o real mais ainda.
    Majô, listei seu blog que tá excelente lá no Big Trip, tudo bem?
    bjo

  24. Majô says:

    Hummm eu tô achando que os casais Renato/Cristina e Edu/Dé vão se encontrar na Sicilia😉

    Paula,😳 brigadim, claaaro que você pode blogrollar, farei o mesmo com o Big Trip😆

  25. Majô says:

    Elisa, seu comentário estava no poço😳
    Esse post do Edu tá um sucesso, fora que nos comentários apareceram dicas de roteiros como do Renato e agora o seu😉

  26. eduluz says:

    Aluguel pago, vamos a sub-locação :

    Carla, estou a disposição.

    Renato, este teu roteiro também foi um espetáculo! E ainda assistir ao Pálio !!! Só de passear pela Piazza del Campo já deu uma sensação daquelas, imagine assistir aquele espetáculo in-loco ! Deve ser sensacional. Na verdade, não somente aquela região mas toda a Itália merece visitas demoradas. Com diria a Rachel Verano, o tempo ideal pra ficar na Toscana é uma semana, um mês, uma vida …

    Elisa, muito legal o teu relato e gratíssimo pelos parabéns. Eu sou um “desesperado” em viagens. Quero ver tudo ! Mas desta vez me disciplinei e fiquei mais tranquilo, mais contemplativo. Olha ! Foi muito bom ! Tomar um vinho, ficar olhando as coisas com mais calma. Cheguei a passar uma tarde inteira ao lado da vinícola Volpaia, degustando uma bela comidinha toscana e bebendo um supertoscano !
    E, já que você gostou de Bologna e região, aguarde um post que farei sobre o passeio em Parma pra conhecer a execução de parmegianos, acetos e presuntos crudos ! Um abuso !

    Paula, vá mesmo ! E de carro !

    Majô, a senhoria, obrigado mais uma vez. Pelo que eu já vi por aqui mesmo, a Sicília está mais do que nos planos. Quem sabe não faremos uma mini conVnVenção por lá !
    E, se tudo der certo, volto a sub-locar o Filigrana em fevereiro com a Ilha de Páscoa !!

    Abs a todos !

  27. Gente, isso aqui tá mesmo a maior social, parece uma festa virtual! Edu, Débora, miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil felicidades, adorei o relato resumidíssimo, adorei as fotos, tudo!
    bacci, A.

  28. Majô says:

    Edu, a senhoria/concierge deixa essa porta sempre aberta😉
    Olha que uma conVNVenção em Taormina ia ser um sucesso !!! Adoraria voltar à Sicilia😆😆
    Ilha de Páscoa ? Beleza, negócio fechado:mrgreen:

    Alexandra, puxa uma cadeira e senta😉

  29. Cristina says:

    Nossa, ainda não tinha lido esse aqui tb. Eduardo e Débora, vcs não parecem mesmo ter 25 anos de casados – que venham mais 25, 50, 75 anos de alegrias (os meus avós celebraram 62 anos de casados, logo não estou falando da boca para fora! rsrs). Que vontade de pegar o carro e voltar a Itália! Majô, agora consegui botar a leitura do teu blog em dia (não conta para o Riq, mas o VnV eu não dei conta de ler todos os comentários rsrs😉

  30. Alencar de Azevedo says:

    Edu, …meu nome é Alencar e resido em Piracicaba-S.P…..gostei muito de sua viagem e de suas dicas de hotéis e lugares, ja estivemos na Italia em 2007, e este ano queremos passar uma semana na Toscana em novembro, gostaria de poder conversar com você sobre isto e saber o que é “vnv”?
    Meu e-mail é alencar.azevedo@terra.com.br
    Muito obrigado.

  31. Majô says:

    Alencar, o Edu virá responder a você com certeza😉

    VNV é a abreviação do blog Viaje na Viagem do Ricardo Freire http://www.viajenaviagem.com que tem uma legião de fãs e seguidores fiéis. Ricardo Freire, além de ser uma referência em turismo nacional e internacional, é cronista do Estadão e escritor de vários livros, o último foi 100 Praias que valem a viagem.

  32. eduluz says:

    Chamou, chamou… síndica, Majô ?

    Já mandei um e-mail pro Alencar e, inclusive, vou mandar o roteiro da viagem prele dar uma olhada!

    E, Alencar, o VNV é uma seita onde somente são aceitos adoradores de viagens !! Pelo visto, você já um de nós !! rs

    Abs.

  33. Alencar de Azevedo says:

    Obrigada Eduardo pela atenção. Mais uma vez parabens pela linda viagem e pelos 25 anos de casamento.

    Ainda estamos estudando nosso roteiro para novembro, e qualquer duvida iremos te comunicar !

    Na verdade vocês acertaram…nós somos entusiastas de boas viagens, principalmente por conhecer novas culturas, ritmos, cores, tradições e boa gastronomia….ano passado estimos na Suiça por duas semanas, visitamos de carro varias cidades e fizemos o “Glacier express” de St. Moritz a Zermatt , ida e volta e em Maio(Mês que vem) iremos a Noruega com um cruzeiro Costa e depois conheceremos Amsterdam por 4 dias.
    Um abraço.
    Simone(esposa do Alencar.)

  34. Renato Silva says:

    Simone (esposa do Alencar)
    Sou vizinho da Majô, porta a porta, mas por incrivel que pareça nos vemos mais por aqui. Nossos horários nunca combinam.
    Estive há alguns anos atrás fazendo um viajandão na Toscana, por 15 dias, e preparei a pedido de um casal amigo, um roterio com sugestões que sempre disponibilizo para quem pede por estar querendo conhecer a região.
    Dado que é um pouco extenso vou enviar em PVT(private) para o e-mail indicado por voce.
    Aproveite o que achar interessante e coincidente com algum pré-roteiro já pensado e qualquer dúvida não hesite em me contactar através do Filigrana .
    Abs
    Renato

  35. Malu says:

    Majozinha, ainda não me conformo que não irei na BigVnV carioca mas…..Continuando na Itália, mas um pouquinho para baixo, vou de Roma até Amalfi de carro. Pit Stops em Napoles, Capri e Positano? ou Amalfi? ou Ravello? Gostaria de sugestões de hotéis e dicas sobre a região. Será só uma semana entre final de Setembro e começo de Outubro. Quem quer dar uns pitacos?
    Grazie.

  36. Renato Silva says:

    Malu
    Não deixe de ir a Amalfi e visitar a Grotta dello Smeraldo, assim como deverá ter feito ao passar em Capri e visitado a Grotta Azzurra.Se for de Salerno a Amalfi, há uma estrada tão estreita que os onibus que por lá circulam tem as laterais invariavelmente arranhadas. Emoção pura!!! Compre umas frutas belissimas em alguma mercearia em Amalfi , sente numa das várias escadarias que saem da rua principal em direção às moradias das encostas e se lambuze. Depois é só lavar o rosto em uma das várias fontes distribuidas na cidade.
    Renato

  37. Majô says:

    Edu,😆😆

    Malu, brindaremos a você😉

  38. Malu says:

    Renato, adorei as dicas, obrigado.

    Majô, vou brindar aqui também nosso tintin será virtual….;-)

  39. Majô says:

    Malu querida, brindaremos todos juntos com boas energias 😆😆

  40. Ramsay says:

    Gentili Signori

    Somos um casal de brasileiros, cariocas, há 4 anos residindo em Taubaté, che, come voi, andiamo a fare uma gita per Itália.
    Ficamos muito impressionados com a descrição da viagem de vocês. tanto que, apesar de já havermos feito um roteiro ( quase definitivo, porque minha mulher o altera a cada vez que entra na internet ), vamos mudá-lo para incluir Bologna – seus queijos e presuntos.
    Acha boa idéia ir de Veneza para Bologna de trem e só depois alugar um carro para seguir em direção a Roma, passando por Siena, San Gimignano , o que já estava nos nossos planos?
    O carro faria falta em Bologna para conhecer a Emila Romagna ou há tours à disposição ? Não queremos gastar muito em aluguel de carro, estacionamentos etç..
    Abraços e boas e muitas viagens.

    Ramsay

  41. eduluz says:

    Ramsay ( não é Gordon, certo?), existem tours que saem de Bologna pra Parma e região. Dê uma pesquisada nos preços (procure Parma Golosa no Google).
    Pra explorar Bologna não é necessário carro. Pelo contrário, até atrapalha.
    Portanto, vocês estão certos. Vão de trem até Bologna e usem um carro pra passar/passear pela Toscana onde ele é absolutamente necessário.
    Qualquer dúvida, estou por aqui.
    Abs e buoníssima viagem.

  42. Claudia says:

    Quando visitei a Itália pela primeira vez fiz um roteiro saindo de Veneza e passando por Bolonha, Firenze, Roma, Napoli e Costa Amalfitana. Simplesmente foi a viagem mais sensacional da minha vida. O que mais me impressionou foi os campos de girassóis na Toscana e as lindissimas cidadezinhas de Amalfi, Atrani, Positano e Ravello.
    No mês de Julho ( dia 22) ha uma festa lindissima na cidadezinha de Atrani para comemorar o dia de Santa Maria Madalena, a padroeira da cidade, o que inclui queima de fogos que mais parecem um reveillon a brasileira. Uma viagem simplesmente inesquecível.

  43. Cassiana says:

    Adorei tudo, tb sou viciada no VnV e planejo uma viagem pela Toscana….Abs.

Leave a Reply

