Os vôos

Quando emiti os e-tickets para BsAs, pelo site da  TAM, selecionei 2 vôos diretos de GIG /Rio para EZE/Buenos Aires e de EZE/Buenos Aires para GIG/Rio. O vôo de ida  teria somente uma escala em GRU. O de volta seria direto de Buenos Aires para o Rio, sem escala, beleza.

O vôo de ida – uma gincana

O vôo JJ 8018 deveria sair do Galeão, parar em GRU para uma escala de mais ou menos meia hora, onde entrariam os passageiros de Sampa,  pelo finger claro,  e seguiríamos viagem até o destino final, como no ano passado. 

Dessa vez, nananina. Aterrissando em Guarulhos, o avião parou no meio da pista e fomos chamados para desembarcar com nossa bagagem de mão. Como assim? Para que usar finger? Imagina ! Descemos a escada  no meio da pista mesmo, embarcamos no ônibus, e para ficar um pouco mais desconfortável, entramos  no aeroporto de novo, onde os funcionários TAM nos apontavam uma escadaria para subir. Elevador ? Imagina. Só que, uma vez lá em cima vimos os mesmos funcionários entrarem no bendito elevador que existia sim ! subirem sem nenhum esforço até o andar onde galgamos a  escadaria. Quanta gentileza… Embora já tivéssemos passado pelo RaiosX no Galeão entramos de novo na fila para passar no Raios X ( por que de novo ??), só tinha um, portanto foi demorado.

Acabou? Entramos no finger ? Nananina. Descemos outra escadaria e embarcamos, de novo, em outro ônibus até o meio da pista para termos o conforto de novo, de subir a escada até o avião.  Enfim, só aí acabou a gincana. Nota zero para a TAM.

 A viagem de volta pela TAM  Mercosul –

Só na hora de marcar os assentos, descobri que a volta seria pela TAM Mercosul, o prefixo é PZ  ao invés de JJ. Com a imposssibilidade de marcar os assentos quando emiti os bilhetes e nas inúmeras tentativas seguintes por telefone, sempre tendo como argumento que haveria troca de aparelho e não dispunham de mapa de assentos(??),   uma indagação rondava a cabecinha, será que vai ser uma roubada ? Há a possibilidade de cancelarem o vôo e nos passarem para um vôo com n escalas ? No dia do embarque, depois do check in, ainda tentei marcar os assentos, mas após consulta no terminal, o mantra era o mesmo, não temos o mapa de assentos porque haverá troca de aparelho.

Pois bem, nada disso aconteceu. No check in finalmente marcamos os assentos. O vôo PZ TAM Mercosul saiu no horário. Embarcamos civilizadamente pelo finger e fomos recebidos pela tripulação possivelmente argentina que foi gentil como a brasileira. Um pouco depois da decolagem, começaram a servir uma refeição, eu disse refeição como há muito não víamos em vôos de cias. nacionais. Êba, nem sanduiche, nem barra de cereal. Com o maior prazer fotografei 😉

dscn5086

Escolhi massa que veio com camarões, saladinha e mousse de café, bem gostosa por sinal, e vinho. Fecharam servindo um café. Todo mundo feliz :lol:   Ficou confirmado o que o Rodrigo, do  blog Aquela Passagem tinha me antecipado,  o serviço de bordo da PZ é  muito melhor😉

O vôo sem turbulência manteve a viagem do jeito que todo mundo gosta, tranquila.

Chegando ao Rio dava pra ver longe o Dedo de Deus.

dscn4848

As ilhas Cagarras.

dscn4850

 

Em 2 horas, chegamos como previsto ao Galeão, e  pra finalizar, a aterrissagem foi tão suave que o comandante recebeu uma salva de palmas dos passageiros, em agradecimento. Nota 10 ! Só falta mais espaço entre as poltronas😉

23 thoughts on “Os vôos

  1. Meilin says:

    Majô, deve ser um complô pra gente não ir mais pra Bs. As. COmo você insistiu e passou por todos os percalços, ganhou o merecido prêmio da “Boa Viagem de Volta”, mas aquele aeroporto de GRU é um saco, né não? Eu já bati boca com uma funcionária de tripulação que quis me atropelar com a bagagem dela (pra pegar o elevador, naturalmente) e ela queria chamar a polícia federal…claaaaro que ninguém se abalou pra resolver a arenga :-~

  2. CarlaZ says:

    Eu peguei ida e volta de vôos TAM Mercosul e diretos…mas não achei essa maravilha não…na verdade gostei mais dos vôos Lan do resto da viagem.
    Beijos

  3. Mô Gribel says:

    Majô, vim de GOL, sem atrasos e com sanduiche de queijo e peito de peru gelado.😀
    Camarões não vejo desde um vôo Salvador x GRU há uns 9 anos atrás!😀

  4. Majô says:

    Meilin, uma passageira soube por alguém da TAM que o piloto do A320 que sairia do Galeão e nos levaria até Buenos não apareceu=no show, daí eles terem nos colocado aqui no Rio em outro avião e em Guarulhos passamos para o que efetivamente nos levou para BA. Hehe merecemos o prêmio “Buena Viagem de Volta” mesmo😉
    Que falta de educação da moça hem😦
    No ano passado usamos os mesmos vôos (ambos TAM) que funcionaram perfeitamente. Guarulhos é mega, prefiro o Galeão com filas menores e embarque rápido.

    CarlaZ, é mesmo ? Fora essa confusão que teve origem possivelmente na gazeta do piloto… Os assentos ainda são muito apertados😦 Nunca voei na LAN.

    Mô, hehe eita😉 Não foi montagem na foto não, hem:mrgreen:

  5. Dani says:

    Oi, Majô, desculpe-me pela mensagem “off-topic”, mas vi num post antigo do Riq vc recomendando a Pousada Vila do Sol, em Mauá. Tentei diversas vezes entrar no site, mas não consigo e o telefone ninguém atende… Por acaso vc saberia me dizer o que houve?

    Desde já obrigada!

  6. Majô says:

    Dani, esta pousada fechou, infelizmente😦 Os donos, Cristina e o Gustavo desistiram do negócio. Ela mantém uma loja de chapéus charmozíssimos, ela mesma confecciona, em frente ao Bistrô das Meninas.
    Há muitas pousadas por lá, não estou tão atualizada. Na mesma estrada onde estava a Vila do Sol, um pouco ante, tem a Passaredo http://www.jardinsdopassaredo.com.br que tinha um café da manhã fartíssimo, conheço pessoas que se hospedaram lá. No centro, perto de tudo, a Montserrat http://www.pousadamontserrat.com.br/ e a Vale das Hortencias http://www.valedashortensiasme.com.br/ Tem também a Cabanas do Visconde e uma série de outras pousadas.
    Em outro nível de diárias estão a Verde que te quero Verde, a Terra da Luz, Fazenda do Mel, Quinta da Grama etc.
    Que desculpa que nada, você me despertou uma saudade danada de Mauá😉 Obrigada pela visita😉

  7. Mari Campos says:

    Majozinha, nunca voei de Tam Mercosul, infelizmente; fiquei morrendo de inveja (boa, claro :mrgreen: ) dessa sua massa com muchos camarões. 😉

  8. Cristina says:

    Majô, vc me arrumou um problema agora – vou querer voar de TAM Mercosul no meu retorno a BA – brincadeirinha!!! Serviço de utilidade pública esse post! Ainda mais vendo o Dedo de Deus (Terê lá vou eu em breve!)

  9. Natalie says:

    Majô,

    Quando eu fui para o Chile eu voei de Lan. A ida foi muito boa, o melhor voo que eu já fui. A volta foi uma surpresa. O avião era muito velho e super apertado, pior que alguns voos da Gol. Então ainda não cheguei numa conclusão sobre o serviço da Lan…

    Aliás… preciso me apresentar! Meu nome é Natalie. Sou de Valinhos-SP. Sempre acompanho o seu blog e varios outros blogs do pessoal do VnV. Parabéns pela dedicação e pelas boas informações que vc divide conosco.

  10. Carmen says:

    Majô,
    Felicidades e águas de março -2009- para você e os outros peixes!!!
    Beijos

  11. Majô says:

    Marizinha, os cardápios podem fazer a alegria dos passageiros e deixarem a viagem mais saborosa, né mesmo ?

    Cristina, quando voltar a BsAs, já sabe escolhe o vôo direto pro Rio pela Tam Mercosul😉

    Natalie, então você viu os 2 lados, bom e ruim da LAM.
    Os melhores serviços de bordo que já provei, foram da Swissair, Lufthansa e Air France, em vôos na Europa, mas isso em áureos tempos destas cias.
    A TAM tinha um serviço muito bom, piorou nos vôos nacionais quando igualou à Gol que serve as barrinhas de cereal, pois eliminou a cozinha para colocar mais poltronas e ainda diminuindo espaço entre elas, para nosso desconforto.
    Seja bemvinda e fique à vontade, pode puxar uma cadeira pra tomar um café e bater papo🙂 Muito obrigada,😳 Volte sempre😆 Valinhos já está bem representada no Filigrana:mrgreen:

    Carmenzita, obrigadíssima pela lembrança !!! As águas de março estão começando agora com você amanhã 😆😆 e virá uma fila aí😉

  12. Rodrigo says:

    Majô,

    Conversando com um comissário da Tam ele mesmo admitiu que o serviço da PZ é melhor… Mas segundo ele a Tam deve equalizar o serviço com a PZ (ou seja, piorar o da PZ) já que os comissários da Tam estão sendo orientados que poderão voar também nos vôos PZ.

    Vamos torcer para que a pressão do governo paraguaio (eles andaram queixando muito das mudanças de rotas feitas pela Tam na PZ, fazendo o presidente da TAM prometer que a PZ vai voar com aviões com matrícula paraguaia no futuro- hoje são todos registrados no Brasil) seja forte suficiente para manter alguma diferença entre a PZ e a TAM..

    Um forte abraço

  13. Majô says:

    Rodrigo, uma pergunta que não quer calar. Se a PZ tem um serviço melhor, o que deixa os passageiros muito satisfeitos, por que a TAM não equaliza com a PZ, deixando seus passageiros e consumidores, também satisfeitos.

    Vamos torcer e bater bumbo para o governo paraguaio, ironia né ?

    Obrigada por trazer esta informação do interesse de nós viajantes que temos que pressinoar a TAM 😆

  14. Elisa says:

    Majozinha,

    mais uma consulta sobre Buenos Aires: Eu já sei que o melhor é fazer o câmbio ainda no aeroporto, se não estou enganada no La Nacion, certo?
    Agora minha dúvida é que tem duas casas La Nacion no aeroporto, vc lembra mais ou menos onde fica?

    Beijocas

  15. Majô says:

    Elisa, a agência do Banco La Nacion que tem o melhor câmbio fica depois da saida do desembarque. Saindo, vira-se à direita, caminhar em direção ao fundo. É pequena. Coloquei foto neste post https://majots.wordpress.com/2009/02/08/endereco-porteno-posadas/

  16. Sylvia says:

    Elisa , no aeroporto o Banco de la Nacion tem o melhor cambio , mas
    não é mais o melhor cambio da capital . Olha em dolarhoy.com .
    Semana passada a diferença chegava a 15% entre casas de cambio.

  17. Majô says:

    Sylvia, o que me aconteceu desta vez é que fiz câmbio no dia da chegada e quando fui comprar pesos 5 dias depois o real tinha desvalorizado em todas as casas de câmbio. Olhei antes de sair o dolarhoy e as cotações não batiam com as respectivas lojas de câmbio. Acabei sacando no caixa do Banco, mas a cotação foi a mesma.

  18. Elisa says:

    Sylvia,

    obrigada!
    Desta vez quem vai é minha irmã e minha prima e eu já estou repassando esta sua dica e até imprimi as dicas do outro post: “o que NÃO fazer em Buenos Aires.
    Majozinha, até te peço desculpas por fazer a pergunta repetida, pois eu já tinha lido no primeiro post desta série a localização do LaNacion, mas depois de ler e reler tantas outros posts fiquei confusa.
    Esta sua série sobre Buenos Aires foi ótima (como sempre!)
    Beijos

  19. Majô says:

    Elisa, não tem problema não😉 Quando leio outros blogs também misturo informações.
    Obrigada😳

  20. Jeferson Silva says:

    Olá moro em Taubaté/SP, achei super interessante este blog, estava a procura de informações sobre Buenos Aires e esta me ajudando. Irei divulgar este blog….

  21. Majô says:

    Jeferson, que bom que está sendo útil para sua viagem a Buenos Aires.
    Muito obrigada pela visita e divulgação, volte sempre. Taubaté já está representada aqui😉

  22. elaine says:

    oi, adorei suas dicas sobre BA estou indo agora dia 20 pra ficar uma semana com minha filha , ja fomos varias vezes mas é a primeira q vamos ficar tão pertinho da Ricoleta, adorei as dicas principalmente sobre cabelos rsr( munha filha fica doida qdo vai e não consegue fazer a bendita escova)qto a viagem a gente vai sempre pela British Airways saindo de Guarulhos bem demanhãzinha ( pra chegar em BA e tomar café como diz meu sogro) esse voô vem da Inglaterra e o preço é bem mais barato e o etendimento é outra coisa sem contar q o vai direto sem escalas, bom né, bem pretendo aproveitar todas suas dicas dessa vez tanks…

  23. javier says:

    Me gustó mucho la herencia.
    Gracias por la info .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s