Europa Central por Paula* e Fred

A Paula* e o Fred acabaram de voltar de uma viagem bacanérrima e ela preparou este relato pra viajarmos juntinho com ela. Bora com a Paula * à Europa Central  ;)

Eu e marido fizemos o seguinte roteiro de comemoração aos 10 anos de casamento: Budapeste, Viena, Cesky Krumlov, Praga, Berlim e Paris(só dois dias pra matar a saudade!). Aí vão as dicas:
 
Budapeste
 
Para quem chega de avião, no Aeroporto de Ferihegy, recomendo pegar um transfer direto para onde você vai ficar hospedado. Ótimo serviço, super prático e apenas 9 euros por pessoa!!! Chama-se Budapest Airport Minibusz  .
Funciona assim: você diz o endereço de onde você vai ficar hospedado no guichê de compra do transfer (que fica dentro do aeroporto). A mocinha vai te dizer quanto tempo, mais ou menos, vai demorar para chegar a sua “big-van”. Aí, basta você se sentar nas cadeiras que ficam em frente ao guichê, na porta de entrada do aeroporto, e esperar um motorista que vai entrar gritando o nome da rua (utca) do seu destino.
     

Budapeste1

Budapeste2 

paula-budapeste[1]-1

Acomodação:

Caso você não faça questão de serviço de quarto, eu recomendo muitíssimo o Town Hall Apartments. A localização é excelente! A internet  wifi é grátis e rápida! Super limpo, novinho e muitíssimo bem localizado! Ainda tem uma varandinha gostosa e uma cozinha super bem equipada! Meu personal Chef fez várias delícias!
 
 Budapeste3

Budapeste4
Banhos Termais:

Assim como a Paula Bicudo, até agora estou sem entender direito o que o ticket para os Banhos Termais do Gellert  incluíam, mas sei que além de muito gostoso e relaxante, é uma super experiência cultural.
Explico: na entrada me disseram que eu poderia pegar uma toalha. Então, entrei para o vestiário, coloquei o biquíni, depositei todos os meus pertences num armário com chave (chave que fica com a moça do vestiário, é assim mesmo), e pedi a bendita toalha. A moça não entendia o meu inglês e eu não entendia o húngaro dela. Assim, fui para onde ela estava apontando, as piscinas.

No final, quando fui tomar banho, eu entendi que a toalha deveria ser alugada…fiquei desesperada, porque o dinheiro todo estava na carteira que deixei com o marido (no vestiário masculino). A moça vendo meu desespero, me deu um pano (tipo um mini-lençol) e foi assim…desagradável.
Então, não pague o mico que paguei, leve uma toalha, ou não concentre o dinheiro todo na carteira do marido. ;)
Outra coisa, lá é possível alugar toalha e comprar biquínis e sungas, mas o marido aqui de casa não gostou muito da sunga que teve que comprar lá não (não publico a foto porque pretendo fazer 11 anos de casada😆 .

   
 Budapeste5

  Budapeste6       
Budapeste8   
  
Experiências gastronômicas:

Eu não dispensaria – de jeito nenhum – uma ida até a Confeitaria Gerbeaud! Doces DIVINOS!!!!!!!!!  Chocólatras de plantão não podem deixar de conferir a torta mousse de chocolate! É uma delícia!!!!
  
              Budapeste10

 Budapeste11

Budapeste12

Uma das muitas dicas quentíssimas da Marcie(você fez toda a diferença no meu roteiro de Budapeste – köszönöm), foi o Restaurante Dunacorso. Achei maravilhoso para um jantar! Primeiro porque fica às margens do Danúbio, a vista da varanda é linda demais. Segundo porque tem música cigana ao vivo, é uma delícia!     Os preços são bem razoáveis para todo o conjunto da obra!
Desculpe a falta de fotos, mas a máquina estava em casa carregando a bateria. 
Mas, juro que a vista é esta:

Budapeste13 
 
      Budapeste14

Outro restaurante que não deixaria de conferir, é o Restaurante Fatal , dica Paula Bicudo que adoramos! O ambiente “tipo caverna” é bem interessante, a comida é muuuuito farta e a localização é ideal para almoçar no dia em que você for visitar o Central Market Hall.

 Budapeste15
 
Budapeste16      

O  mercado:
      

Budapeste17

Budapeste18

Impressões sobre as pessoas:            

Os jovens falam muito bem inglês.Então, prefira m pedir informações a eles. Na verdade, os mais velhosnão são grossos, mas como não entendem o inglês ficam meio frustrados/irritados por não conseguirem se comunicar. Muitas crianças nos parquinhos, muitos jovens sexta e sábado à noite na Praça Elizabeth (Erzsébet Ter). Sábado pela manhã, tem um feirinha “tipo hippie” nessa praça.
 

Budapeste19

😳

Budapeste20

Maior sinagoga da Europa
 
Budapeste22

Basília de São Estevão

Budapeste23

 

Budapeste24

Pôr do sol no Danúbio
 
Budapeste25

Anonymus – em frente ao castelo de Vajdahunyad
 
Budapeste26

 Bastião dos pescadores

Budapeste27

São Matias

 Transporte: quase não andamos de transporte público, pois é tudo pertinho e quando estávamos cansados, comprávamos somente uma ida. Então, sorry people, mas só posso dizer que é ótimo andar pela cidade!

170 thoughts on “Europa Central por Paula* e Fred

  1. Marcie says:

    Paula, que bom que pude ajudar de alguma maneira. E adorei “revisitar” Budapeste com seu relato.

  2. CarlaZ says:

    Paula,
    demorou mais saiu! Que viagem gostosa que vocês fizeram…não sabia que tinham ido para tantos lugares…vamos ter mais aqui?
    Essa de Budapeste ficou ótima…bem expilcadinha e com transporte, alimentação, hospedagem, passeios…adorei!
    Beijos

  3. Sylvia says:

    Paula* & Fred , vcs não sabem mas acabo de adotá-los como nossos
    personal -buda & pest- travel😉 , mas já sabemos que vão ficar faltando as comidinhas deliciosas do teu personal chef😀

  4. Lu Malheiros says:

    Que delícia de viagem! E quantas saudades! Adorei Budapeste e adoraria voltar! Abç

  5. Paula* says:

    Majô querida, obrigada por abrir o Filigrana para o relato dessa viagem tão especial! Desculpe a trabalheira, viu?! Bjão:mrgreen:

    Marcie, eu que agradeço o carinho e todas as dicas que vc me deu! Realmente forma quentíssimas! Bjo😉

    Carlinha, que bom que vc gostou! Vai ter um mini-relato sobre cada lugar…aos poucos! Bjks😉

    Sylvitcha, que honra e responsa, hein?! Mas se vc for para lá e quiser saber mais alguma coisa é só perguntar, ok?! Bjo pra vcs 2!🙂

    Lu, foi tudibom MESMO! Budapeste foi uma das cidades que me surpreendeu positivamente! Bjo😉

  6. Paula Bicudo says:

    Paula, qu legal que as dicas te ajudaram um pouco. Essas termas do Hotel Gerllet são realmete confusas. Eu fui expulsa de uma piscina esquisita que vc ficava amarrado pelos pés pois não tinha o ticket comigo (ficou, OBVIAMENTE, trancado no vestiário) e depois a maquininha na saída me devolveu um montão de moedas, ou seja, talvez o meu ticket incluise a tal piscina e muito mais. Fica aqui uma missão pro próximo trip que visitar Budapest: entender como funciona aquilo.
    E fiquei feliz que vcs gostaram do Fatal. Me lembro com saudades do goulash com cerveja de lá (é certo que não conseguimos andar muito depois desse almoço, hahhaha).
    bjos em vc e na Majô que abriu esse espaço gostoso para a viagem de muitos trips.

  7. Paula* says:

    Paula, eu acho que não cheguei até essa piscina não! Fiquei na interna aquecida para H&M, as do lado de fora tb para H&M e duas só para mulheres com cabines para massagens (foram as mais relaxantes).
    Mas, realmente foi confuso entender o esquema, mas tb foi divertido dar risada depois!:mrgreen:

    Adorei as dicas! Brigadim, viu?!
    E endosso o que vc disse, fica a missão para o próximo trip!😉
    Bjks

  8. Mari Campos says:

    Paulinha, querida, arrasou!!! Que delicia de post & fotos! E que saudaaaaaades que deu da Europa do leste – sobretudo Budapeste! – lendo seu post! 😉

  9. Paula* says:

    Mari, fico feliz que vc gostou!!!🙂
    Obrigada pelo comentário!😉
    Budapeste é realmente a pérola do Danúbio!
    Bjks

  10. Cristina says:

    Paula *,
    vim aqui dizer para a Majô que passei o domingo do dia dos Pais em Itaipava e Petrópolis (ainda que o meu pai já esteja no céu há anos, o dia foi de sol e calor em Itaipava, friozinho em Petrópolis, valeu o passeio)…encontro esse post gracinha! Conheci Budapeste pelos olhos de vcs. Sempre sonhei em ter um personal chef só para mim, felizmente encontrei um candidato que tem melhorado neste quesito rsrs. Parabéns pelo post e pelos 10 anos de casados comemorados em grande estilo!

    Majô,
    parabéns por mais um espaço aberto e mais uma edição primorosa!!! Vai ter continuação da Europa Central?😉

    Beijos (faltam menos de 30 dias para as férias!)

  11. Emília says:

    Paula, que delícia de viagem!…E totalmente merecidas, parabéns pelos 10 anos😀
    Todos que já estiveram em Budapeste me contam que amaram a cidade, se sentiram muito bem lá. Deve ser lindíssima mesmo…Agora, o que eu adoraria mesmo seria ir ao Gellert para os banhos, deve ser demais! (Só tomando cuidado com a toalha, rs…)
    Que bom que não tiveram problemas para se comunicar, afinal deve ser dificílimo encontrar alguma coisa familiar no meio de tantas consoantes, rs…)
    Beijo!

  12. Majô says:

    Paula*, o Filigrana é brindado com preciosidades😆 Nós é que agradecemos por você compartilhar a viagem conosco😉

    Paula, os trips são sempre bemvindos no Condomínio😉 Estou de olho no seu blog http://blogs.abril.com.br/bigtrip com as dicas quentinhas de sua viagem à Nova York😉

    Cristina, legal que curtiu Petrô este fimde. A viagem continua sim ! E o Filigrana bomba😉

  13. Paula* says:

    Cristina, obrigada querida! Super boa sorte com o candidato a personal chef! Bjo😉

    Emília, Budapeste é linda mesmo! A experiência dos banhos faz parte do ritual…imperdível! Brigadim, lindona! Bjks🙂

    Majô, sei que vc já deve estar cansada de ouvir isso…mas é verdade…vc não existe de tão querida! Bjossss:mrgreen:

  14. Cristina says:

    Em outro assunto: e a convenção do Zé? Nenhum postzinho a vista??? bjs

  15. Joao Bosco says:

    Paula*/Fred/Majô
    Ótimo o relato da Paula/Fred. Gostaria de saber sobre a ida de Budapest para Viena. Se a escolha foi de trem, favor informar: tipo de trem, horário, PREÇO(não venda via internet). A minha maior preocupação é com a bagagem: 2malas de 20Kg cada. Fala-se muito sobre roubo nos trens. Existe um espaço específico para a bagagem ou elas são transportas entre os assentos? Existe limite de bagagem(mão também)? Um abraço e parabens pelo trabalho.

  16. Anchieta says:

    Pessoal,

    Pretendo visitar, entre setembro e outubro de 2010, Budapeste, Viena (talvez um bate e volta até Bratislava), Cesky Krumlov, Praga, Berlim e Munique. Quantos dias vcs acham que devo ficar em cada uma dessa cidades, considerando o deslocamento entre elas?

    Grato,

    Anchieta (Fortaleza-CE-Brasil)

  17. Majô says:

    Anchieta, a Paula fez recentemente viagem com roteiro parecido, acho que foram uns 12 dias. Ela depois passa aqui para confirmar😉

  18. Anchieta says:

    OK Majô. Aguardo uma posição. Obrigado!

  19. Paula* says:

    Anchieta, nós ficamos 3 noites em Budapeste, 3 em Viena, 1 noite em Cesky Krumlov, 4 em Praga e 4 em Berlim.
    O que posso dizer é que conseguimos ver os que queríamos, mas … mais uma noite em cada cidade teria sido perfeito!
    Berlim, talvez tenha sido a cidade que mais precisasse de +1 dia.
    CK, eu só ficaria mais um dia, caso fosse praticar algum esporte no rio…ou algum outro programa já previamente escolhido.
    Munique eu não conheço, mas tb não ficaria menos de 3 noites não!
    Espero ter ajudado e obrigada pelo comentário!😉

  20. Elsa says:

    Paula, tudo bem?

    Estou fazendo o mesmo roteiro no sentido inverso: berlin, budapest, wien, cesky krumlov, phara, amsterdam, brussells, Bruge, Koln e Paris.

    Qdo vamos a Europa ficamos em Hotel: segurança, comodidade etc.. Dessa vez gostaríamos ficar em um Apart, mas confesso que ficamos preocupado com contrato, roubo, vistoria na entrada/saída etc..

    Peço a sua gentileza de informar-nos esses detalhes: a gente paga a estadia de uma só vez, preenche um formulário e pronto. Existe algum contrato. Como funciona? Vc teve algum problema? Fácil de encontrar super? Os preços valem à pena?

    O processo de deixar o numero do cartão no Booking.com, no momento da reserva, pode trazer algum problema posterior caso ocorra alguma desavença com a administração? Desculpe-me se estou sendo chata, mas preciso ficar tranquila.

    Quanto ao seu relato: 10, nota 10. Sensacional. Um grande abraço.

  21. Elsa says:

    Oi Majô

    Além das dúvidas acima, gostaria de saber como é o processo de limpeza do apart, troca de tolhas e roupa de cama, entrega das chaves. Aqueles detalhes que só nós mulheres realmente temos.

    Um braço para todos e aguardo retorno.

  22. Paula* says:

    Oi, Elsa!
    Eu já havia respondido seu comentário anterior com um texto razoavelmente grande…mas, acho que foi para o posso do post! Vamos ver se a Majô consegue recuperar…
    Quanto à roupa de cama, como ficamos no máximo quatro noite em cada lugar não foi necessário trocar, mas sei que é possível pedir uma limpeza durante a sua estadia que é paga por fora do aluguel (acredito que aconteça o mesmo com a roupa de cama).
    As toalhas são a mesmas tb! Em alguns lugares é deixado um jogo a mais de toalhas e lençóis (não sei em qual lugar era assim, não lembro mais).
    A entrega das chaves acontece no horário em que vc vai dizer que chega. Depois de efetuar a sua reserva pelo booking.com o staff entra em contato com vc por e-mail.
    A entrega das chaves deverá ser combinada no checkin.

    Síntese da resposta ao seu primeiro comentário:
    Geralmente paga-se toda a estadia no checkin e pega-se o recibo (alguns lugares têm contratos que versam acerca dos danos com os utensílios do apartamento – que não é nada demais).
    Alguns lugares podem pedir um valor de depósito a título de garantia, que será devolvido no checkout (não foi o caso de nenhuma acomodação que eu fiquei nessa viagem).
    Eu acho um excelente custo/benefício, vc tem liberdade pra fazer comidinhas, se sente mais em casa!
    Nunca tive problema, nem mesmo com o depósito prévio, que me foi devolvido no checkout. (problema apenas que não gostei da acomodação de Praga, não tinha outra pra trocar e acabamos ficando lá mesmo).
    Antes de viajar sempre olho onde fica o lugar pelo google maps e vejo como se chega lá. Todos fáceis de achar! (imprimi o mapinha e pronto)
    Sempre faço reservas pelo booking.com, deixando o número do cartão e NUNCA

  23. Paula* says:

    (continuando)..e nunca tive qualquer problema!
    Espero ter te ajudado! Vamos ver se a Majô consegue subir o comentário anterior depois.
    Qqr dúvida é só perguntar, no que souber, respondo com todo prazer!😉

    Obrigada pelo comentário e Boa Viagem!🙂

  24. Elsa says:

    Paula*

    Muito obrigado pelas informações. Já deu para ficar + tranquila.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber + um pouquinho sobre as hospedagens de Budapeste, Viena e Praga. Nós gostamos de sair à noite e voltar por volta de 12:00 pm. Portanto:
    * em Viena vc ficaram no IBIS Mariahilf, perto da Westbahnhof. Vc acha tranquilo chegar nesse horário? Vc costumavam chegar a pé, de metro ou de VLT?
    * Qto à Budapest? A preocupação é mesma qto ao horário. O que vc pode nos dizer?
    * Em Praga vc chegou a ver alguma outra opção além do Residenze Konvi? Vc pode nos indicar um outro hotel ou Apart?

    Em Berlin nós ficaremos no Motel One Berlin-Urania, localizado na An der Urania 12/14 10787, perto do KaDeWe – Metro Wittenbergplatz
    por 74 euros sem café.

    Aceitamos sugestões. Ainda restam as outras cidade para reservar hotel, passagens… Ufa!!!

    Um grande abraço e +1 vez muito obrigada pela sua gentileza. Abraços para a Majô.

  25. Paula* says:

    Elsa, em Budapeste, o lugar é tranquilíssimo pra chegar à noite!
    Nós saímos e voltamos tarde andando do Restaurante Dunacorso. Embora seja uma boa caminhada, é o lugar onde tem muita gente à noite! Vá tranquila!
    Em Viena, saímos uma noite pra assistir um concerto de música clássica e voltamos de metrô. Não tivemos problemas. O metro é próximo ao hotel e não nos sentimos em perigo.
    A localização da KaDeWe é muito boa! Embora eu tenha preferido ficar na parte que era “oriental”, tb é uma boa localização.
    Em Praga acabei de ver hoje no Trip Advisor um hotel que eu pensei….ah se eu tivessse procurado com mais tempo…
    aí está o link:
    http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g274707-d612009-Reviews-Arcadia_Residence-Prague_Bohemia.html
    Eu não fiquei aí, mas gostaria muitíssimo!
    Em Paris, o blog Conexão Paris, traz várias dicas de hospedagem, de hotel até apart, dá uma olhada e vê o que vc gosta!
    Para Amsterdam, eu pediria uma sugestão ao Marcio do blog “A Janela Laranja”, que sabe TUDO sobre a cidade!
    Visite o blog e procure ver se vc acha algum post sobre hotéis, ou deixe um comentário pra ele lá.
    Espero ter ajudado…qqr coisa…estamos aí!
    Bjks😉

  26. juliana says:

    Oi!
    Estou dando pitacos pra um amigo montar sua trip pela Europa Central mas to meio perdida. Ele vai estar em Frankfurt e tem 2 semanas. O post vai ajudá- lo MUITO!!! Pelo que li no Ricardo Freire, a ordem das cidades altera o produto.
    Minha duvida está em qual a melhor forma de chegar a cada cidade? Quais lows coasts fazem os trajetos? Pelo skyscanner e edreams os preços não estão muito low e as conexões estao bem complicadas.

  27. Majô says:

    Juliana,
    A Paula que fez esta roteiro está viajando, mas assim que chegar ela terá o maior prazer em ajudar.
    Você tentou a Easy Jet ? http://www.easyjet.com/asp/PT/Reservar/index.asp?lang=PT

  28. juliana says:

    Super BOM!!! nada como uma “local”! 😉 Obrigada Majo!

  29. juliana says:

    e já tinha passad o pela easyjet. Achei alguma coisa na Air Berlin, GermanWings e Ryanair. MAs nada muito bom. O melhor agora foi o passe de trem que encontrei no site da RAIL USA que tem Central Europe Triangle Pass (http://www.raileurope.com/rail-tickets-passes/central-europe-triangle-pass/index.html)
    Vienna – Budapest – Prague – Vienna por 146 dolares

  30. Joao says:

    Juliana, Tudo bem?

    Olha, em maio fará parte da minha viagem o trecho: Bemlim, Budapest, Viena, Cesky Krumlov, Praga e Londres. Talvez alguma informação que postarei possa te ajudar. Preço para 2 pessoas:
    Berlim => Budapest – easyjet 66,98 euros
    Budapest => Viena – Trem – Trem RJ2 – rápido – 72 euros
    Viena => Cesky Krumlov – Shuttle – 74 euros
    Cesky Krumlov => Praga – Onibus – 51 euros
    Praga => Londres – easyjet 159 euros.

    Dentro da Alemanha, se a distância for inferior a 500km, aconselho o trem : http://www.bahn.com/i/view/index.shtml

    Cuidado com a Air Berlin e a GermanWings: elas são consideradas FALSAS low cost. Qto à Ryanair o problema é que os aeroportos de origem/destino ficam muito longe do centro da cidade, obrigando, às vezes, lançar mão de “Shuttle” nada baratos.
    No caso da EasyJet peça que ele compre todas as passagens de uma única vez para evitar custos adicionais para o Cartão de Crédito, OK? Espero ter ajudado. Um grande abraço e boa sorte.

    • juliana says:

      Obrigada João!!
      O leste europeu fica bem mais fácil com a ajuda de vocês!!!
      Pra minha viagem, que não vou pro leste europeu,🙂,consegui pela Air Berlin, Dusseldorf Berlin por 6 euros ( com as taxas ficou em 44 euros) e Berlin Paris (orly) por 1 euro ( com taxas 39 euros)
      A TAM quando fez minha passagem colocou um trecho com a EUROWINGS no meu stopover em Paris. Muitas empresas aereas novas para se conhecer!
      Obrigada de novo!

  31. Joao says:

    Querida Majô, tudo bem?

    Permita-me postar parte do e-mail que recebi da empresa de transporte de Budapest sobre preço e tickets de trens para Viena. Apesar de estar em Ingles, está bem fácil de entender. Obrigado pela sua gentileza:

    SparSchiene : This is limited special offer. You can buy it until it will be sold out. This is for one way and you can use it on 2nd class. The price of this ticket is 13 €. This is the cheapest ticket you can have to Wien.

    Trip Ticket : This is an unlimited special offer so you can buy it anytime even before the train leaves the railway station. This is a return way ticket and you can use it on 2nd class. It’s valid for 4 days and you can use it on the public transport of Wien on the 1st two days of your ticket’s validity. The price of this ticket is 31 €.

    Full Price Tickets : The full price tickets are the following:
    2nd class 1stclass

    1 Way 36 € 56,6 €

    2 Way 72 € 113,2 €

    It’s not neccesary to have a seat reservation on these trains. If you would like to have one then it cost 3 €. There’s a luggage restriction which means you can bring as many luggages with yourself as you can bring them alone without any help and it have to fit the luggage rack. If it is more than that rack then you can’t carry it with yourself. The medium sized luggage will be all right.

    “You can’t reserve your international ticket in Hungary”. You have to go to a railway station and buy it for yourself. This is the only possibility you have.

    Um abraço e boa sorte.

    • Majô says:

      João, só posso agradecer por você nos deixar informações tão úteis para uma viagem à Europa Central🙂
      Fique à vontade, o Condomínio está aberto a todos 😉
      Volte sempre !

  32. Paula* says:

    Juliana, acho que o João já deve ter te ajudado.
    De qualquer forma, se vc for fazer esse roteiro na ordem que fiz, escolha os trens. Os preço são melhores e as conexões dos voos são realmente desanimadoras. Somente para Cesky eu ressaltaria que a melhor opção é pagar um shuttle, pq a estação de trem fica muito distante da cidade (centro).
    A média de custo das passagens de trens em maio de 2009 foi de 50/60 euros.
    Espero ter ajudado!😉

  33. Joao says:

    Paula*

    Tudo bem? Gostaria de conta com a sua ajuda. Antecipadamente muito obrigado.
    Estamos quase de malas prontas. Inicio do mes de maio. Incrível como na hora do roteiro surgem dúvidas. Nada como uma ajuda dos amigos. Aí vão algumas delas (Budapese 4 noites):
    a) vc comprou o Budapest Card? Se sim, qual a sua opinião sobre a relação custo/benefício?
    b) Vc fez o passeio de barco no Danubio (Empresas Legenda ou Duna)?
    c) Qual foi o transporte público mais utilizado por vcs? Chegaram a comprar o carnet de 10 tickets?
    d) Na sua opinião qual o melhor banho: Gellert, Rudas ou Széchenyi Thermal Bath? Vc compraram o “full ticket” ou “within 2 hours – with cabin on weekdays” ?

    Um grande abraço e boa sorte.
    Joao

  34. Paula* says:

    João,
    Nós não compramos o Budapest Card porque não achamos muito vantajoso…dá descontos em atrações, mas não tão bons! Pelo menos no nosso caso…aí vai depender de quantas atrações vc vai querer visitar e se elas estão incluídas nele. Tem que fazer as contas.
    A gente mais usou o metro! Não compramos o carnet de 10 viagens porque mais andamos que qualquer outra coisa! Então, só nos dias em que fomos mais longe é que usamos o metro, ou apenas pra voltar pra “casa”.
    Olha, eu fui no Gellert, “full ticket” e gostei. Não sei quanto aos outros, não conheci, não posso opinar. Mas, escolhi o Gellert pela tradição e foi bem legal. Lembre-se: a toalha é alugada a parte (embora a moça da recepção tenha me dito o contrário…melhor se preparar). Se quiser receber massagens (nas piscinas reservadas só pra mulheres ou só pra homens), também é pago a parte.
    Não fiz passeio de barco não! Então, tb não posso opinar. Mas tente ver no mochileiros.com que sempre tem depoimentos sobre as empresas que fazem esses passeios.

    Boa Viagem!😉

  35. Rachel says:

    Oi Paula!
    Estou indo agora no início de maio para Budapeste-Cracóvia-Viena-Praga. Vi no weather.com que a temperatura vai estar entre 10 e 20 graus. Quando você foi, como estava a temperatura? Estou na maior dúvida de que tipo de roupa levar.
    Rachel

  36. Paula* says:

    Rachel,

    Nós fomos na segunda quinzena de maio e o clima estava bem razoável. (mais ou menos em torno dos 20 graus)
    Tipo, calça e camiseta estava ótimo para a maior parte do dia, apenas no começo da manhã e da noite é que precisamos de um casaco mais quentinho. Houve dias em que fez muito calor, cheguei a andar de vestido e rasteira (2 dias). Também pegamos chuva de granizo em Praga, mas nada muito frio.
    Então, o tempo anda meio louco…assim, eu apostaria em calça e camisa meia manga, com casacos leves e outros mais quentinhos (não esqueça de levar uma meia calça 80 fios ou legging – para o caso de esfriar mais e blusas de manga comprida – tem que estar preparada).
    O vestido eu comprei por lá. Mas, normalmente, não é uma peça que eu leve quando estou viajando, porque prefiro levar calças e camisetas que combinem todas entre si.
    Tudo ok?!
    Boa Viagem!😉

  37. Fernanda says:

    Paula me tira uma duvida… to indo agora em agosto para berlin e croacia na volta tenho a opção de pegar um voo em viena ou budapeste.
    Qual cidade vc recomenda para conhecer?

    Bjs

  38. Paula* says:

    Ihhhh…pergunta de vestibular, Fernanda!
    Difícil de responder… pq isso depende muito do gosto de cada um, do que vc espera de cada cidade…
    O que eu posso dizer, da minha experiência pessoal é que Viena é mais imperial, castelos lindos, teatro maravilhoso, é mais “arrumada” que Budapeste.
    Por outro lado, Budapeste tem o Danúbio cortando a cidade no meio, o bastião dos pescadores que é lindo e tem uma visão formidável da cidade, tem os banhos, é mais bagunçada, mas super envolvente… Acho que não estou ajudando muito, né?!
    A verdade é que eu adorei as duas!!! O marido aqui de casa acho que gostou mais de Budapeste e eu TALVEZ um pouco mais de Viena.
    Escolha assim…quer ver algo mais arrumado, com belíssimos castelos, musica clássica? VIENA
    Uma cidade mais romântica, linda também, mas não tão imperial, jovens descolados (achei a noite melhor), então escolha BUDAPESTE.
    Desculpe se não ajudei muito, mas as duas são lindas e fiquei morrendo de saudades dessas cidade!😉
    Bjks e Boa Viagem!

  39. Vilson says:

    Paula*,

    Muito bacana sua viagem. Estou preparando uma bem parecida com essa para novembro. Tenho algumas perguntas:

    – Entre os países vc foi de trem, certo? Vc comprou passagens avulsas ou o passe do Leste Europeu?

    – De Berlim para Paris foi de avião?

    Abs

  40. Paula* says:

    Vilson,

    Isso mesmo, viajamos de trem!😉
    Comprei todas as passagens avulsas, dois dias antes de cada viagem, in loco!
    De Berlim p/ Paris foi avião sim, trecho comprado na passagem intercontinental (com ajuda de uma agente de viagem, é claro).
    Obrigada pelo comentário e boa viagem!😉

  41. Ludmila says:

    Ei Paula,
    estou procurando informacoes sobre viagem pra budapeste e viena!e adorei suas dicas!

    Voce fez tudo de trem e disse que comprou tudo la!
    Como e a disponibilidade de passagens? vc comprou nas estacoes mesmo?
    vc pesquisou o preco antes de viajar, sabe me dizer se la sai mais barato?

    Obrigada!

    Abs,

    Ludmila

  42. Paula* says:

    Oi, Ludmila!

    Olha, no mês que fui (maio), não tive a menor dificuldade em encontrar passagens de trens. Comprava sempre dois dias antes, em qualquer estação de trem e foi tudo tranquilo.
    Pesquisei os preços antes de viajar, mas tinha que pagar uma taxa de 25 euros por bilhete emitido. Então, arrisquei (por ser baixa temporada) e deu tudo certo. Tem sempre vários horários!
    Achei preços melhores lá, mesmo comprando em cima da hora (acho que isso só acontece na Europa Central).
    Espero ter ajudado!😉
    Abs.

  43. Joao says:

    Ola Ludmila/Paula

    Paula aproveito a oportunidade para te agradecer pelas dicas do trem/budapeste que vc passou durante o nosso planejamento.
    Bom vamos à dúvida da Ludmila. Sugiro que vc compre a sua passagem no mesmo dia da sua chegada. O ticket deve ser adquirido na estação “Kaleti Pályaudvar” que pode ser acessada via Metro M2 – Linha vermelha. O valor da passagem 2a classe para a estação “WIEN WESTBF” (central-melhor opção) foi de 7.280 HUF correspondendo a 26,76 Euros no dia 01/06/2010 para 2 pessoas.

    Atenção !!! Qdo vc chegar no guichê internacional, que pode ser alcaçado também pelo lado direito da estação (caso vc esteja de frente para a sua entrada principal) TENHA CUIDADO COM OS BATEDORES DE CARTEIRA E CASAIS PEDINDO DINHEIRO PARA COMPLETAR A PASSAGEM DE VOLTA PARA CASA. Eles observação se vc tem dinheiro e avisam aos comparsas do lado de fora, OK?

    Aconselho que vc chegue à estação, no mínimo, 40 minutos antes da partida, porque vc precisa localizar a plataforma no painel central, o carro e lugar para guardar a(s) sua(s) mala(s) no trem (lugar específico para malas grandes).
    Outra coisa que gostaria de sugerir é que vc faça uma projeção de qto irá gastar e procure um bom câmbio. NUNCA TROQUE MOEDA NA RUA – É FRIA. Evite pagar em euros. Vc sempre sairá perdendo. O HUF é bem desvalorizado frente ao Euro portanto vc ficará com muito dinheiro na bolsa, portanto, cuidado com a qtde de notas que vai levar ok?

    Outra ÓTIMA DICA que a Paula passou foi sobre o translado do aeroporto para o Hotel. O minibus custou 4.490 HUF +- 17 euros para 2 pessoas.

    Desejo que vc aproveite bem a sua viagem e qualquer coisa que vc necessite, estou a sua disposição.

    Um grande abraço e boa sorte.

  44. Paula* says:

    João,

    Que maravilha! Dicas mais frescas com os valores certinhos!
    Só acrescenta informação de qualidade ao querido Filigrana!
    Que bom que tenha achado boas dicas por aqui!😉
    Abç.

  45. Ludmila says:

    Paula e João,

    Adorei mutio as dicas!!! Nem imaginam como vai ser util!!Ja anotei tudo aqui!
    Estou querendo ir em novembro e estava pensando em comprar uma passe aqui mesmo, que da direito a andar por 4 paises e que pode ser usado 5 dias. Mas acho que comprar lá e compar cada passagem de uma vez vai sair mais em conta pelo q vcs falaram!!
    Tenho mais uma duvida. Com relação a hoteis, estou procurando naquele site booking.com. Achei alguns lugares baratos, mas me falaram q o melhor é chegar na cidade e procurar, que sempre tem hotel com preço baratissimo. Sera que é arriscado demais? O que vocês aconselham?

    Muito obrigada pela ajuda!!

    Abraços

  46. Paula* says:

    Ludmila, eu não faria isso de jeito nenhum!
    Olha, vc vai chegar numa cidade que tem um idioma dificílimo (onde nem todos falam inglês…), cansada depois de uma viagem, e ainda ter que procurar hotel… sei não, acho que vc pode acabar se arrependendo.
    Bem, se vc quiser arriscar, vá com o nome e endereço de alguns hotéis, para facilitar.
    É claro que falo por mim! Gosto de chegar com hotel reservado para não perder tempo e energia com isso quando viajo, ok?!😉
    Boa Viagem!
    Abç.

  47. joao says:

    Ola Ludmila. CONCORDO 100% com a Paula. Olha, posso sugerir para vc um IBIS bem localizado, com bom café da manhã, internet no lobby e pertinho de uma estação de metro (50m). A ESCOLHA É BEM PESSOAL E DEPENDE DAS SUAS PRETENSÕES, entretanto, digo a vc que a localização é boa : IBIS CENTRUM – Ráday utca 6 1092 – Metro Kálvin ter – Linha M3 – Azul. No dia 05/06 eu paguei 87.646 HUF.
    Não deixe de ir a opera. Vc pode e deve comprar o ticket pela WEB com antecedência, caso contrário, não encontrará. Nós assistimos CARMEN. Pagamos 7.000 HUF para 2 pessoas.
    Não deixe de ver essas URL.
    http://www.budapestinfo.hu/en/general_information/currency_exchange__post_offices
    http://czech-transport.com/index.php?id=601
    http://www.mav.hu/english/index.php
    http://www.airportshuttle.hu/hu
    http://www.bud.hu/english/passengers/transport_and_parking/by_minibus
    Se for de Wien a Praga e precisar de ajuda, por favor é só gritar por help. Um abraço e Boa sorte .

  48. Joao says:

    sorry – sem problema ao invés de “sempre problema”.

  49. Ludmila says:

    Ei Joao!!

    ótimas dicas!Estou reservando o Ibis mesmo! No site achei o Ibis City, é próximo ao Ibis Centrum que vc indicou!

    Obrigadas pelos sites. Vou ficar atenta as operas!

    Quanto ajuda de Viena e Praga,se ficar em apuros vou querer sim…
    Vale uma dica de onde ficar em Viena,estou a procura de uma localizaçao ideal para hospedar !!

    Abraços

  50. Joao says:

    Olá Ludmila, bom dia
    Em Viena poderia sugerir 4 hotéis, mas a escolha é bem pessoal :
    a) K+K Hotel Maria Theresia na Kirchberggasse 6, 1070 Vienna, diárias de 150/180 Euros. Bem localizado.
    http://pt.kkhotels.com/hotels/viena/k-k-hotel-maria-theresia/k-k-hotel-maria-theresia-resumo/
    b) Hotel Kummer na 1061 Vienna, Mariahilfer Strasse 71a, diárias de 105/110 euros por casal. Essa rua “Comercial” fica perto dos pontos turísticos. A noite perde um pouco a graça, entretanto, segura e com metro na porta;
    http://www.austria-hotels.at/hotel-kummer/index.html
    c) Hotel Pension Arian na Mariahilfer Strasse 58 A-1070 Wien. Nós ficamos nesse. Não se assulte com o Pension. O quarto é bom e limpo, wi-fi, café gostoso e bem localizado. diárias de 90 a 95 euros.
    http://www.hotel-arian.at/?idm=1&p=1
    d) Pension Neuer markt : Diárias de 95 a 140 euros. Otima localização. Pertinho do bom e melhor.Localização otima. Perto do metro http://www.hotelpension.at/neuermarkt/english/index.htm

    Aproveite bastante Viena. Tivemos bons momentos por lá. Agora prometa-me 2 coisas: 1a) se desejar conhecer a tal torta Sacher, vá e experimente, mas o BICHO MESMO É O CAFE CENTRAL.
    2a) Vá conhecer o jardins de rosas, no Volksgarten.

    Tenho todo um planejamento para Viena, Praga e Budapeste. Se desejar envie o seu e-mail. Terei o enorme prazer em ajudá-la.
    Um grande abraço e boa sorte.
    Joao

    • neuma says:

      Olá, João, vc poderia mandar o planejamento para mim?
      Neumasouza@yahoo.com.br

      Obrigada!

    • Lucia Acucena says:

      Boa noite,
      Estou organizando minha viagem a praga-viena-budapeste e, fuxicando por aqui, vi q vc ofereceu seu planejamento, então, na carona, será que posso recebver tamb´´em? Como não conheço nada de lá vai me ajudar uma barbaridade! Se der, te agraderecerei muito!
      meu email é: luciaacucena@gmail.com

    • Mauro says:

      Caro João, vou a Budapeste e Viena em agosto próximo (além de Paris). Se puderes, gostaria de ver o seu roteiro de Budapeste e Viena.

      Obrigado,

      meu email é: maurobarreto87@gmail.com

    • mara says:

      Posso receber também ?
      Email maralbp@attglobal.net
      Grata!

    • Tania says:

      Oi João,

      Tb gostaria de receber o planejamento que vc fez para essas cidades.

      Grata,

      Tânia (tania.alves88@yahoo.com.br)

    • Juliana says:

      Olá Beatriz, Paula, Majo!!!

      Agora em agosto vou fazer uma viagem bemmm semelhante com a minha namorada, nós só vamos adicionar Munique ao nosso roteiro. Vamos ficar ao todo 21 dias. E pensamos em fazer: três dias Budapeste, três dias Viena, cinco dias Munique (ia aproveitar pra fazer alguns bate-volta pelas cidadezinhas do sul da Alemanha), um dia Cesky Krumlov, três dias Praga e seis dias Berlim, seguindo essa ordem. Ah, e pensei em fazermos a viagem de Budapeste/Viena de barco. Entre as outras cidades, pensei em fazermos de trem ou carro. O que acham??

      De Munique, pensei em alugarmos um carro e conhecer a redondeza. cinco dias está bom? A nossa ideia era conhecer a Floresta Negra, mas acho que fica muito corrido.

      Beijos e muitíssimo obrigadaaaa desde já!

      • Majô says:

        Juliana, sugiro que em Munique você alugue o carro e percorra a Bavária que tem pequenas cidades lindas, e as estradas são ótimas. É tudo muito perto.
        Fiz a Bavária, chegando a Salzburg de carro e voltei para Munique em 2 dias, dormindo em Salzburg que é uma graça.

    • Juliana says:

      Olá João,

      Tudo bom?? Teria como você me mandar o roteiro também?? O e-mail é: julianabriggs@gmail.com

  51. Joao says:

    Majo tudo bem?
    Fiz um comentário hoje cedo e acho que ele foi parar no fundo do poço.
    Um grande abraço e boa sorte

  52. Ludmila says:

    Ei Joao,

    Muito obrigada pela disponibilidade!!!

    Vou querer suas dicas com certeza!!Todas estão sendo muito úteis!!
    meu email é ludroque@gmail.com

    Obrigada!!

    Abraços

  53. RodrigoK says:

    Olá Paula e João! Obrigado pelas dicas!
    João, podes enviar teu planejamento para Viena, Praga e Budapeste?
    meu email é rodrigo@clinicaimagem.com.br
    Obrigado!!

  54. Joao says:

    Ludmila/Rodrigo

    Já enviei o planejamento para os e-mail informados. Peço que confirmem as informações de horário, preço, endereço etc… pois a época que estivemos nessas cidades, meses 05 e 06/10, alguma coisa pode ter mudado, ok?
    São apenas sugestões e a escolha dos locais indicados é bastante pessoal, tá bom?
    Espero ter ajudado e, por favor, aproveitem a viagem ao máximo. A “nossa vida é curta e só nos resta viver”.
    Bem, estarei incomunicável nas 2 duas próximas semanas (a partir de 18/06/10). O que estarei fazendo? Curtindo Buenos Aires, Santiago e Floripa. E é claro, tomando todo vinho que pintar na minha frente.
    Um abraço para todos e boa sorte.
    Joao

    • Majô says:

      Joao, ótima viagem para vocês !! Na volta nos conte tudo😉
      Ah e quando voltar, me passe este seu roteiro que faço um post, é de utilidade pública😉

  55. Ludmila says:

    João,

    recebi o planejamento, esta excelente!!Muito obrigada!!!

    Boa viagem para você!!Aproveite muito por lá também!!!!

    Abraços

  56. RodrigoK says:

    Obrigado João!

  57. Monica amadeo lamonato says:

    João

    estou aqui de abelhuda,kkkkkkk.
    Vc poderia me mandar o planejamento de Viena, assim tento adaptar na nossa viagem.Estou tendo dificuldade em definir o que vamos visitar, ja que estaremos por lá no natal, ficaremos 3 dias.São datas dificeis pra visitar museus., assi queria definir o que seria mais legal conhcer.
    Vc poderia me ajudar????
    Ja fiz um perguntinha no post de Viena.
    Tô no augardo.
    brigadão
    Monica lamonato.ggm@terra.com.br

  58. Joao says:

    Gente, desculpem o atraso, estava fora. Mando ate amanha ok?

    Majo, suas dicas de BAs e Santiago foram ótima. Obrigado mais uma vez.

  59. Joao says:

    Majô, boa noite

    Tudo bem? Gostaria de enviar-lhe o meu planejamento sobre viena, budapeste e Praga, entretanto, perdi o seu e-mail. Vc me faria esse favor?
    No e-mail, além do planejamento, mandarei algumas noticias de minha ultima viagem viagem :BAs e Santiago.
    Um grande abraço
    Joao

  60. Monica amadeo lamonato says:

    João recebi seu email, muuuuiiito obrigada

    monica

  61. Beatriz says:

    Olá Majô, olá pessoal!

    Encontrei os blogs da Majô, da Mari Campos e do Riq Freire no site da Mariana, do Querido. Estou adorando ler todos. Agora vejo o passeio pela Europa Central da Paula e fiquei com saudades de Budapest, Viena e Berlin. Eu as visitei muitos anos atrás🙂, quando residia em Munique.

    Vou pedir desculpas pela intromissão, mas gostaria de dar algumas sugestões para aqueles que desejam conhecer estas cidades, inclusive Munique também. Quando forem a Budapest, procurem conhecer uma puzsta, onde poderão almoçar ao som de violinos ciganos e com um delicioso copo de vinho, além de provar o salame húngaro que é delicioso. E assistirão a uma apresentação dos “chicos” (vão se surpreender com os trajes deles) em seus cavalos pelas planícies da puzsta. Podem fazer o passeio pelo Danúbio. Eu fiz ao entardecer, o que deixou minha companheirinha alemã de excursão encantada com a idéia e o passeio. Mas, tive uma conhecida que fez o cruzeiro pelo Danúbio que atravessa a Austria, Hungria e outros países e amou. E já me sugeriram visitar uma próxima vez o lago de Balaton.

    Como morei em Munique duas vezes, eu sugiro ficarem no mínimo 4 dias. Se puderem alugar um carro, circulem pelos arredores da cidade, indo em direção à Austria, para conhecer os lagos de Tegernsee ou Königsee ou o Chiemsee com suas ilhas, onde está um castelo construído pelo rei bávaro Ludwig, inspirado em Versailles. Passar um dia ensolarado lá é fantástico. Há os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, na divisa com a Austria. Se não quiserem alugar carro, explorem o trem de subúrbio (S-Bahn) lá, porque leva a lugares lindos para o sul da cidade e outros bem barrocos para o norte. O lago Starnbergersee é acessível com este trem e vale o passeio. Façam o passeio de barco pelo lago e conheçam os castelos onde Sisi nasceu e cresceu (Possenhofen) e onde Ludwig se matou. Depois dá para escolher um café, um restaurante ou um Biergarten à beira do lago e usufruir a tarde lá. Infelizmente, não posso indicar pousadas, hotéis pois, como já falei, morei lá há muito tempo atrás. Não deixem de visitar o Jardim Botânico, ao lado do palácio de Nymphenburg, ou o Residenz no centro. Caminhar pelo Englischen Garten e tomar um cerveja, comendo um Bretz´n com galeto e salada de batatas por lá é uma ótima pedida. Isto, além de outras atrações que se encontra nos guias turísticos. A cidade é lindíssima!

    Já Berlin também precisa de tempo para ser explorada. Um detalhe: Berlin e Hamburg são mais baratas que Munique. Munique é tida como a cidade mais cara da Alemanha. Recomendo também o mínimo de 5 dias para Berlin. Novamente, não posso indicar hospedagem, pois ou fiquei em casa de amigos ou estava com um grupo de professores de alemão de algumas partes do mundo que, como eu, estávamos viajando a estudos pela Alemanha como parte de nossa especialização para professores de alemão como língua estrangeira. Não deixe de conhecer o bairro alternativo e multicultural de Kreuzberg. Se eu me lembrar de alguma curiosidade não muito turística por lá, eu aviso (se Majô permitir)

    Nossa, Majô… meu post ficou enorme. Espero ter ajudado um pouco com as dicas de passeios.

    Parabéns pela sua viagem ao Egito, Paula. Espero conhecer este país com minha filhota, pois ela tem uma certa ligação com aquela terra.

    Abraços a todos!
    Bia

    • Majô says:

      Beatriz, suas dicas são ótimas !!! Estive em Munique, por 15 dias, em casa de uma amiga de infância, e fiz todos estes passeios que você sugere.
      Fui de carro até Salzbourg, passando pelos lagos, as paisagens da Bavaria são todas de cartão postal ! Vale muito a pena. Só acrescento à sua ótima lista, uma subida à Garmisch Partenkirchen, uma linda cidade no alto da montanha, ótimo bate-volta.
      Mais uma vez, obrigada pela visita, e deixe sempre suas dicas😉

  62. Beatriz says:

    Correção no último parágrafo: “… pois ela tem uma certa ligação com aquela terra”.

  63. Beatriz says:

    Verdade, Majô. Garmisch Partenkirchen é uma graça e lá se localiza a maior montanha alemã, o Zugspitze. Foi lá que terminei o meu curso de esqui (as 4 primeiras aulas eram em diferentes lugares nos Alpes austríacos).

  64. susana mariano says:

    João, podes enviar teu planejamento para Viena, Praga, Berlin e Budapeste?
    meu email é susanafm.com.br
    Obrigada!!

  65. susana mariano says:

    corrigindo o email: susanafm@terra.com.br. obrigada!!!

  66. susana mariano says:

    oi, João! irei ao leste europeu em maio e vou seguir as dicas de vocês! recebi o planejamento e adorei, perfeitooo!!!!! com certeza, vai ajudar demais!!!! obridadíssima, um grande abraço, Susana

    • Joao says:

      Olá Susana

      Imagina foi um grande prazer. Aproveite bastante a viagem. Até lá se precisar de mais alguma informação é só avisar.
      Um grande abraço e até a volta.

      João

  67. Ludmila says:

    Ola a todos!!

    Joao,acabei de voltar de viagem…
    No fim das contas fiz uma parte do leste, Praga,Budapeste e Viena, depois fui para a Italia e tive que ir para a espanha que nao conhecia!!
    Estou encantada com Praga, e realmente a Paris do Leste!!!

    Seu planejamento foi excelente e muito util assim como todas as dicas do blog!!!

    Obrigada pela ajuda!!!

    Abracos!!

    • Joao says:

      Olá Ludmila

      Antecipadamente gostaria de agradecê-la pela gentileza e consideração.

      Que bom que voce gostou do nosso planejamento e das dicas do Blog Filigrana. É sempre gratificante receber feedback, saber que as nossas experiências foram úteis, que fomos capazes de contribuir com o seu itinerário, enfim, ajudar ao próximo.

      Obrigado a voce a a Majô. Um grande abraço.

      João

  68. Joao says:

    Um grande abraço Majô. Bom 2011 para todos nós.

  69. Karina says:

    João! Estou indo pra Budapeste, Bratislava, Cracóvia e Praga em fevereiro (moro na Áustria) e estou montando meus roteiros em cada cidade. Eu ia adorar se tu pudesse me mandar os teus referentes a Budapeste e Praga.

    Meu e-mail: karinaurora(arroba)yahoo.com.br

    Muito obrigada!

  70. Joao says:

    Karina, Bom Dia

    Desculpe-me pela demora, estava fora ok? Estou enviando hoje mesmo. Gentileza confirmar as informações de horário, preço, endereço etc… pois a época que estivemos nessas cidades, meses 05 e 06/10, alguma coisa pode ter mudado, ok?
    São apenas sugestões e a escolha dos locais indicados é bastante pessoal, tá bom?
    Espero ter ajudado e, por favor, aproveite. Na volta dê uma passadinha pelo Filigrana e deixe o seu feedback ok?
    Abraço
    João

    • Priscila says:

      Oi João!

      Depois de tantos elogios, claro que eu também quero esse planejamento! Pode me enviar, por favor? Vou agora em maio inspirada neste post inteiro! Parabéns e obrigada a todos que contribuiram nessa viagem!
      pimpinellla@hotmail.com

  71. Rodrigo says:

    Pessoal, estou adorando as dicas postadas por aqui… farei essa trip pela europa central agora em abril/11 e de todas as viagens que fiz é a que mais está me assustando… rsss… oras por não saber nem ler o nome da estação de trem pra onde tenho que ir, oras por não saber nem se meu cartao de credito será aceito por lá. Enfim, farei Amsterdam, Berlin, Budapeste, Praga, Viena e Munich. João, vc poderia me enviar seu planejamento por email ? Se os picadinhos de dicas que postou aqui são ótimos, o planejamento todo então deve derrubar o Frommer…rs rodrigo.hoenen@gmail.com

    Abs,

    Rodrigo

  72. isabel says:

    olá paula!

    estou indo para Paris e depois eu e meu marido iremos dar uma esticadinha até praga e budapeste. me ajude: nós não falamos bem ingles, vc acha que dá para a gente se virar ou devemos contratar um guia que fala português nestas duas cidades?
    desde já , obrigada pela ajuda
    isabel

  73. Paula* says:

    Isabel, meu inglês também não é fluente, mas foi suficiente.
    Em Budapeste achei um pouco mais complicado, mas os jovens da cidade falam bem inglês, e nos pontos turísticos é mais fácil encontrar alguém que fale tb.
    Eu acho que vc não terá dificuldades não…
    Boa Viagem!🙂

  74. isabel says:

    obrigada por me responder , paula…..
    rsss…os jovens falam bem, e eu entendo beeemmm mal! rsss estou com medo!

  75. Rodrigo says:

    Joao, show de bola… recebi seu planejamento. Realmente é muito completo, e as informaçoes de valores estao ajudando tambem a tentar fazer um planejamento de gastos… Mas… sei que nunca os sigo e sempre a viagem sai o dobro do valor…rs

    Muito obrigado

  76. Joao says:

    Rodrigo

    Bom que vc tenha gostado.
    Na volta dê uma passadinha pelo Filigrana e deixe o seu feedback ok? Ele agregará valor ao blog.
    Abraço
    João

  77. Leila says:

    Caro João,
    Acabo de descobrí-los e gostei muito. espero que tenhas gostado de Florianópolis qdo.passada por nossa Ilha.
    Podes por favor,enviar o seu planejamento:Budapeste,Viena e Praga.
    Estaremos indo em junho próximo e toda dica é bem vinda!
    envie para o email:sebastiaoo@hotmail.com
    Um abraço e muito obrigada

  78. Fabiola says:

    Caro João,

    Estava lendo as suas dicas e também em interessei muito pelo seu famoso planejamento.

    É possivel você me encaminhar? Viajo no dia 13/08 e vou fazer Budapeste, Viena, Praga, Berlim e Hamburgo.

    FIco no aguardo do seu retorno.

    Muito obrigada!!!

    Meu e-mail é fabiolaferstemberg@hotmail.com.

    Atenciosamente,

    Fabiola

    • Majô says:

      Fabíola,
      O João pode estar viajando, já que não apareceu aqui.
      Há dicas no post e nos comentários, dá uma lida😉
      bjs,
      Majô

  79. Fabiola says:

    Olá Majô,

    Tudo bem??

    O João já me encaminhou o planejamento de viagem elaborado por ele. Realmente os comentários estavam corretos. É muito completo, com várias dicas e dados que não são encontrados em nenhum livro de viagem.

    Espero que no retorno da minha viagem também possa contribiir um pouquinho com algumas informações.

    Um abraço,

    Fabiola

    • Majô says:

      Ótimo Fabíola ! O planejamento do João é precioso😉
      Na volta da viagem, volte aqui pra nos contar, será mais uma contribuição aos próximos viajantes😉

  80. Joao says:

    Majo

    Vc como sempre muito gentil. Sinto-me realizado quando leio um comentario tão gratificante e gentil como o seu. Obrigado pela força. Isso só nos engradesse. Um grande abraço e o meu muito Obrigado.

    • Majô says:

      João,😆😆😆
      Eu disse a pura verdade, você é um grande colaborador do Filigrana !
      A vida fica mas agradável com “gentileza gera gentileza”, não é ?
      Grande abraço

  81. Lucia Alves says:

    Oi João,
    Vimos seus posts e nos interessamos por seu planejamento(Budapeste, Viena e Praga). Você pode nos enviar?

    e-mail: lhalves@globo.com

    Grata,
    Lucia e Fernando

  82. Lucia Alves says:

    João,
    Muito obrigada pelo material. É super bacana e vai ser extremamente útil.
    Abraço a todos.
    Lucia e Fernando

  83. Elton says:

    Olá a todos,
    Impressionante como esse blog é recíproco e faz a barrinha dom meu mouse chegar até o último post ao fim da página. Não cabem mais abas no meu cpu de tantas dicas q ue procuro pra minha próxima viagem e acreditem…passei o maior tempo vendo as dicas extraídas daqui. Agradeço a todos fazer desse blog tão ativo e completo. João, quero pedir-lhe o favor de me enviar tmbm o seu roteiro completo por e-mail todos os pedidos acima me convenceram. Já fui 3 vezes a Europa (Alemanha e Viena-PREFERIDA sempre inclusas). Agora em dezembro vou novamente com minha esposa, dessa vez vamos tambem a Praga e Budapeste, em janeiro teremos 45 dias pra deleite na europa. E confesso, tenho um certo receio quanto aos 2 lugares por não conhecer nada. Mas enfim, vcs já ajudaram muito com esse blog e podem ter certeza que quando voltar deixarei umas linhas que achar conveniente para os próximos visitantes, mantendo esse blog com essa energia TRIPíca! Grande abraço a todo(a)s. Elton. eltoncampos@hotmail.com

  84. Eliane says:

    Paula,

    Esse hotel que vc recomenda (Town Hall Apartaments) informa que não aceita cartão de crédito. É isso mesmo ? Como vocês pagaram ?

  85. Silvânia says:

    Olá João,

    advinha o que estou querendo? O teu planejamento para Budapeste-Viena-Praga ( e-mail : camminata.pel@hotmail.com ). Estamos planejando ir em Junho/2012 ( 02 casais ), tinha pensado no seguinte roteiro:
    Roma ( já estive, só matar saudade ): 03 noites
    Budapeste : 02 noites
    Viena : 02 noites
    Praga: 03 noites
    Berlim: 04 noites
    Paris ( já estive, só matar saudade ) : 02 noites
    Aceito muitos pitacos, depois que eu ver o teu planejamento, talvez mude de idéia. Obrigado pela atenção

  86. Silvânia says:

    Oi Majô, desculpe entrar no Filigrama e ir já pedindo pro João, sem ao menos dar um Parabéns pelo blog. Fique inteiramente a vontade para sugerir/criticar. Eu já andei lá no Riq pedindo sugestões e agora vou frequentar aqui também. Bjs

  87. Paula* says:

    Silvânia,

    Desculpe a demora na resposta.
    Olha só, eu não estou muito certa (não guardei esse detalhe importante), mas acho que paguei em dinheiro e deixei mais um montante de depósito até o último dia (em função dos objetos do apart.). Mas lembro que não tive qualquer problema em relação a isso. Apenas na chegada, tive dificuldade em me comunicar com eles, pq não tinha interfone. Então, tive que ligar para eles abriram a porta. Isso foi um incoveniente (tem um restaurante bem ao lado do prédio, e eles permitiram que nós ligássemos – nosso voo atrasou). Caso opte por esse apart, que é ótimo, não esqueça de checar como vcs vão se encontrar, se já colocoram interfone, essas coisas.
    Boa Viagem!

    Bj😉

  88. João. says:

    Majô e Paula*,
    prazer em “conhecê-las” e ao blog. Aliás já as conhecia do VnV do Ricardo.
    Obrigado pelas dicas, serão muito úteis para nossa viagem.
    Estamos, eu e a frau Clarice, programando um roteiro por Budapeste, Viena e Praga para abril/12. Já temos passagens e hotéis, os trens para Viena e Praga e os translados verei a seguir.
    Peço ao meu xará João (sem querer abusar, mas já o fazendo!), que me envie o planejamento dele – pelas manifestações de quem recebeu deve estar excelente!
    Muito obrigado, prazer e deverei pedir uma ou outra informação até abril, se não se incomodarem.
    Abs, João.

    e-mail: joaopadilhagarcia@yahoo.com.br

  89. João. says:

    Prezado Xará,
    acabo de receber o teu “plano de vôo”. Não consegui ler todo, mas já gostei!
    Muito obrigado, será de grande utilidade para nossa viagem. Na volta deixo minhas impressões.
    Abs, João.

  90. Queli says:

    Olá Paua, parabéns pelo seu blog, é fantástico. Eu e meu marido estamos indo passar Ano Novo em Praga, depois iremos a Budapeste e Viena. Vimos seus posts e nos interessamos por seu planejamento (Praga, Budapeste e Viena ). Você pode nos enviar?
    quelicaraujo@hotmail.com

  91. Silvânia says:

    João, só para registrar, recebi teu planejamento e ele é realmente completíssimo e como o teu Xará não li tudo, vou fazer por etapas, utilizando como “enciclopédia”.Obrigado e certamente entrarei em contato.

  92. Paula* says:

    Queli, obrigada pelo comentário. Mas o querido blog Filigrana é da Majô. Eu fui apenas uma “convidada”.
    Quanto ao planejamento, quem tem um ótimo é o João. Que envia gentilmente a todos que aqui solicitam.
    É só falar com ele!
    Eu não tenho planejamento escrito.
    Espero que o post tenha ajudado um pouco.
    Abçs,😉

  93. Bia says:

    Caro João, você poderia me passar o seu já famoso planejamento (beatrizcaluna@gmail.com)? Vou fazer o roteiro Praga-Viena-Budapeste agora em março e ainda estou cheia de dúvidas. Muitas delas já foram sanadas lendo o VnV e o Filigrana. Aliás, parabéns pelo blog, está show!
    Obrigada

    • João. says:

      Bia,
      o João do planejamento famoso não sou eu!
      Procurei o e-mail dele para te enviar , mas não encontrei.
      Talvez ele veja o teu pedido no blog e te encaminhe.
      Boa sorte!
      Abs, João.

  94. Bia says:

    Recebi o planejamento do João. Ainda não li inteiro, mas deu para ver que é super completo. Muito obrigada e até a volta!!

  95. kala almeida says:

    olá amei seu blog e gostaria de orientação p fazer esse roteiro in cluindo londres e cracovia e blastilavia,estou em fase de programação mas to perdidinha quero ir em setembro de 2012;obg.

  96. kala almeida says:

    Adorei seu blog e dicas desejo incluir londres blatislavia e cracovia estou perdidinha montando o trajeto,não acho consenso de onde fazer de trem e de avião interno,pode me orientar obg.

  97. Raquel says:

    Eu fiquei sem saber quantos ias fizeram em cada cidade…

  98. Paula* says:

    Ué…meu comentário sumiu?😦

    • Majô says:

      Querida, dei uma olhada, mas seu comentário não foi pro poço não😉 Chato ter que escrever tudo de novo.
      Eu normalmente, antes de clicar para enviar o comment, copio, pq se não subir, colo de novo.

  99. Paula* says:

    Vou repetir o comentário…
    Kala, infelizmente quanto a Cracóvia e Bratislava não vou pode ajudar pq nunca “estudei” esse roteiro.
    Mas com certeza nos blogs amigos do Filigrana vc pode achar algo se procurar com cuidado.
    Londres eu deixaria para o final desse roteiro e iria – sem dúvida – de avião (se vc for para Europa Central).
    Entre as cidades da Europa Central eu faria de trem (como eu fiz), é prático, rápido e barato.😉

    Raquel, ficamos 3 noites em cada cidade, exceto Praga e Berlim que ficamos 4 noites.

    Obrigada pelos comentários!

    Majozinha, obrigada pelo Filigrana!😉

  100. Estela says:

    João,
    Também vou agora em abril para Viena-Praga-Berlin.
    Poderia também me mandar seu planejamento? Meu e-mail é: estela.campi@gmail.com
    Aproveito para perguntar se alguém fez essa viagem de carro. Será que vale a pena?
    Agradeço sua atenção e a de todos
    Um abraço,
    Estela

  101. Paula, adorei as dicas , principalmente gastronômicas. Como diz o Ric, quanto menos tempo , mais exige planejamento.

  102. Claudia says:

    Olá! Alguém poderia me informar se é possível comprar passagens de trem de Budapeste para Viena pela site de alguma companhia?

    E, claro, se o João ainda tiver o roteiro de que tanto falam e elogiam aqui, eu gostaria muito de recebe-lo também!

    Obrigada a todos que puderem ajudar!

    Parabéns pelo blog!

    Claudia

  103. Priscila says:

    Pessoal, como vocês trocaram o dinheiro ao chegar em Budapeste? Já preciso de florins logo na chegada para pagar o transfer e o hotel! Estou lendo muito sobre “o que não fazer quanto a casas de câmbio e espertinhos pega-turista”, mas queria uma dica positiva sobre onde fazer o câmbio.

    E na República Checa, alguma dica? Já vou direto de Viena pra Cesky Krumlov, não sei como fazer com a moeda nesse caso. Paula*, como vc fez?

    Um abraço!

    • Majô says:

      Priscila, se seu cartão de saque do banco for internacional, você pode sacar direto em caixas eletrônicos. Tenho feito isto em todas as viagens, saco direto da minha conta corrente no Brasil., na moeda local, Veja se atrás do cartão tem logo Maestro.

      • Priscila says:

        Oi Majô!
        Obrigada pela dica! Assim é mesmo muito mais fácil!

        Um abraço!

      • Majô says:

        Priscila, importante avisar ao gerente da agência de seu banco, antes de sua viagem, o período de sua viagem para não bloquearem seu cartão.
        Ótima viagem para você😉

  104. Ana says:

    Majô, parabéns pelo excelente blog!!! Estou adorando as dicas!!! Pretendo ir em outubro para o leste europeu e estou usando todas as informações postadas. Também gostaria de pedir ao João o famoso planejamento/roteiro. Meu email é aiorio@terra.com.br
    Abs.

  105. Bruno Ribeiro says:

    adorei o relato! pretendo fazer o mesmo roteiro (fora berlin)..ficaria contente em receber a joia do joao por email.
    chego em frankfurt 15/ago, o resto esta em estudo. e por coincidencia tbem comemorarei 10 anos com a esposa = )

  106. Cristina says:

    Oi, estou planejando uma viagem (60 anos do marido) e vamos com dois filhos (30 e 26 anos) . Chegamos em Frankfurt dia 10 de novembro, depois Berlim ( de avião) em seguida Praga de trem e retorno Frankfurt de carro c/ uma noite em Nuremberg , tem alguma dica especial?

    • Majô says:

      Oi, Cristina

      Seria bom você ler o conteúdo deste post e comentários. Também o post da Paula sobre Berlim aqui e sobre Praga aqui, em ambos incluindo os comentários.

  107. mara says:

    Olá,
    Também vou pra Viena/Budapeste/Praga daqui um tempinho e adoraria receber o planejamento do João. Alguém que já tenha recebido pode me enviar ?
    Agradeço imensamente!
    maralbp@attglobal.net

  108. João. says:

    Mara,
    meu nome é João, mas não sou o do famoso planejamento!
    Com a permissão da Majô e da Paula, coloco o relato de nossa viagem por Bud-Vie-Pra em abril último. Talvez te ajude!
    Boa viagem, os 3 lugares são fantásticos!

    http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2012/05/15/um-roteiro-de-viagem-por-budapeste-viena-e-praga-o-relato-do-joao/

  109. Fabiane says:

    Olá,
    Também vou pra Viena/Budapeste/Praga. Por favor, alguém poderia me enviar o planejamento do João tb?
    Obrigada.

  110. Tania says:

    Olá para todos,

    Tb gostaria de receber o planejamento do João para as cidades do leste europeu.

    Agradeço desde já.

    Tania (tania.alves88@yahoo.com.br)

  111. Oi João tudo bem? Vc poderia também me enviar o seu planejamento para Budapeste,Viena e Praga.desde já lhe agradeço a gentileza.Abraços.

  112. Ali says:

    Se ainda for possível…Eu também queria receber o precioso planejamento do João🙂. alixgupi@aol.com

  113. M@arci@ says:

    Olá João,
    Seria possível me enviar seu roteiro ?
    Meu email: marciacasas@terra.com.br
    Obrigada

  114. mariana says:

    Olá,

    Eu e meu marido iremos viajar agora em julho/13 para Budapeste, Viena, Salzburg, Cesky Krumlov e Praga, 16 dias de viagem. Será que vocês poderiam me ajudar a respeito do Shuttle? Eu nao consegui entender muito bem como funciona. E João, se pddível você poderia me enviar seu roteiro?

    Obrigada pelas dicas sempre muito valiosas!

    Mariana

    marihtta@hotmail.com

    • Paula* says:

      Mariana, não sei exatamente de que transfer você está falando.
      Se for o do aeroporto para o hotel, ele fica localizado dentro do aeroporto, perto da porta de saída.
      É fácil de localizar.
      Saia com o nome do hotel e endereço de onde você vai ficar anotado.
      Encaminhe-se ao guichê e aí é só esperar que vão te chamar pelo nome do hotel para pegar a van.
      Agora, se for o transfer para C.K., você tem que entrar no site e fazer a reserva:
      http://www.shuttlelobo.cz/shuttle/index.php?lang=en

      Boa Viagem!😉

      • Janea Mara says:

        Oi João, primeiro obrigada por tanta generosidade, seria possivel vc enviar seu roteiro Budapeste-Viena-Praga? Viajarei no dia 21/06/13, sei que está em cima do laco, mas agradeco sua disponibilidade.
        Meu nome é Janea Mara
        e-mail: janeamara@gmail.com
        Um muito obrigada pra vc

  115. Vanesca says:

    boa tarde,
    adorei o site, tem ótimas dicas! irei viajar com meu marido agora em maio/14, fazendo o roteiro Amsterdam, Bruxelas, Budapeste, Viena e Praga, mas pela primeira vez viajaremos por conta própria. Estou um pouco preocupada, principalmente por conta dos idiomas…
    Seria possível me enviar o famoso “planejamento do João”, pois pelos comentários que li aqui me ajudarão bastante! Obrigada. o e-mail é nebrandi@yahoo.com.br

  116. Majô says:

    Vanesca, infelizmente o João não tem aparecido aqui para enviar seu precioso planejamento.
    Mas, nos posts da Paula* sobre o Leste Europeu e nos comentários você encontrará várias dicas.
    Abraço

  117. Virgínia says:

    Olá Majô e João!
    Estou adorando as dicas do blog. Fico feliz de encontrar dicas valiosas para tornar a viagem mais fácil e agradável!

    Gostaria, se possível, de receber o famoso roteiro de viagem do João para Praga-Viena-Budapeste. Pretendo visitar essas três cidades, bem como Cesky Krumolv, em Outubro. Toda informação será de grande valia!
    Obrigada!
    meu email: virviana@gmail.com

  118. Majô says:

    Virgìnia, o João não tem aparecido por aqui.
    Leia os posts da Paula, e os comentários que tem muitas dicas😉

  119. Márica says:

    João
    Eu sei que faz muito tempo, mas vc poderia me passar seu planejamento para Viena, Buda e Praga???
    Estou meio perdida

  120. Calpuk says:

    Bom dia!

    Muito boa viagem de vcs e os comentários.. Tantos detalhes! Gostaria de uma orientação pois chego em Budapeste as 17:40 e preciso ir pra Viena no mesmo dia. Qual a melhor forma? Existe um trem as 21h. Da tempo de chegar na estação a tempo? Consigo ir de carro e devolvê-lo em Viena?
    Agradeço desde Já.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s