Qual a sua contribuição ?

6-continente-oceano-espaco-sideral-vistos-onibus-espacial1.jpg

Nos bastidores do wordpress, temos várias estatísticas interessantes. Por exemplo, um dos posts campeões de acesso deste  blog  é o  Paz, saúde e salvemos nosso planeta, de dezembro de 2007.

Já que estamos no fim de 2009, época de retrospectivas, fiquei pensando com meus botões, de lá para cá temos assistido nosso planeta pedindo socorro, se manifestando através de alterações climáticas  decorrentes do aquecimento global. E o que efetivamente a humanidade tem feito para mudar isto.

As análises científicas e previsões a longo prazo são preocupantes e se continuarmos agredindo nosso planeta, isto não vai dar certo.

Com toda a sinceridade, você já se conscientizou a ponto de mudar hábitos e os dos que o cercam, sejam amigos, parentes, vizinhos ou colegas de trabalho ?

Vamos lá, as perguntinhas estão aí, e se você quiser participar propondo mais perguntas, eu acrescento. E não se acanhe em escrever qual o seu ponto de vista e eventuais aflições sobre o tema.

21 thoughts on “Qual a sua contribuição ?

  1. Marcie says:

    Já há algum tempo eu não bebo mais água de garrafinha, uso um filtro Britta. Verdade que a água de NY é muito limpa, mas levei uma pra filhota usar e ela está adorando.
    Não uso mais sacolas de plástico, tenho sempre uma de nylon dobradinha na bolsa.
    Reciclo tudinho. Até eventuais sacolinhas plásticas. Claro que aqui isso tudo é muito mais fácil. As grandes lojas tem recolhimento de pilhas, saquinhos, baterias de celular, e os celulares velhos podem ser doados para reutilização.

    Acho que se cada um fizer sua parte a coisa funciona. 😉

  2. Majô says:

    Marcie, eu desconhecia o Britta, dei uma olhada agora na internet. É simples de usar. Temos em casa o Europa. A questão é que disperdiçamos muita água como se ela fosse infinita.
    Em 2007 quando estivemos na Sicilia, muitos comerciantes já tinham trocado as embalagens por papel, abolindo o plástico. Aqui, os supermercados não aboliram o plástico que deveria ser banido.

    É preciso que as pessoas se conscientizem que o futuro do planeta está em nossas mãos😉

  3. Marcie says:

    Majô, sabe o que eu acho dos filtros, tipo Europa, Brastemp, etc..? a água fica com cheiro estranho. A Britta, não. Imagine você, muitos anos atrás, quando o único filtro que existia era aquele de barro, lembra?, alguém me falou para colocar uma maçã pra tirar o cheiro da água: fiquei anos depois sem conseguir comer maçã…. 😆 😆
    Sem dúvida nós somos os únicos responsáveis pela preservação do nosso mundo. Fato está, porém que se os governos não embarcarem nessa onda nossos esforços de muito pouco adiantarão. Depois de 15 anos morando na Europa – tá booom, perto da Europa, rsrs – fico chocada de ver como o americano em geral desperdiça as coisas sem se preocupar com o amanhã. Eles são capazes de colocar 3 ou 4 embalagens para um só produto….😥

  4. Majô says:

    Já me convenceu, o Britta é O filtro. E poder colocar o filtro na jarra é super prático😎 Eu lembro das talhas de barro😉 Acho que no interior ainda usam.
    Pois é, a industrialização foi meio que um tiro no pé, quer dizer pelo excesso e ganância dos industriais e governantes. Precisamos de energia limpa, mais metrô e menos transporte a diesel e gasolina nas ruas. Li que a China vai propor meta de redução de carbono para os próximos 10 anos.
    É, o americano desperdiça muuuito, psionante. O europeu é bem mais econômico, minha mãe dizia que passaram pela guerra. Uma amiga minha que foi morar na Alemanha, dizia que deixava o filtro de café com o lixo do lado de fora da porta, e a vizinha recolhia, dizia que era um desperdício, ela ainda fazia café com o pó que ficava no filtro.

  5. Marcie says:

    É mesmo um choque cultural sair da Europa pra essa cultura do desperdício😆
    Mas quem sabe as pessoas se mancam, de verdade, e mudam seus hábitos, né?😉

  6. Carmen says:

    Eu uso um filtro Britta, também. Mais é um problema qué fazer com o filtro despois do seu uso.
    Utilizo sacola de roupa o lona.
    Separo a lixo.
    Não tenho celular. Detesto os celulares, a necesidade de troco de celular cada ano e o seu controle sobre a intimidade (sou rara, eu sei…)
    Eu caminho muito.
    A calefação sempre a 21º C. O ar acondicionado a 24 ou 25º C.
    Pretendo contribuir, ainda que seja pouco…
    Um saludo
    Carmen

  7. Vera Lúcia says:

    Eu tenho muita preocupação com a água. Não desperdiço no banho e nem na lavagem de louça. No entanto, preciso criar o hábito de fazer compras com sacola ecológica. Eu acho que quando os supermercados começarem a cobrar pelas de plástico ou então não fornecer eu irei me acostumar.

  8. Malu says:

    Já mudei muito meus hábitos que serviram de exemplo para meus filhos. Fazemos a nossa parte mas, quando conversamos sobre a preservação do nosso planeta para gerações futuras (vou ser Vovó😆 ), sempre vem a dúvida: a informação será um dia globalizada? Todos os povos, de 1º, 2º, 3º e nenhum mundo, terão um dia a mesma vontade de ajudar na preservação da natureza?

  9. Sylvia Lemos says:

    Mudar e melhorar hábitos é sempre crescimento pessoal , mas sinceramente não creio que isso faça diferença no resultado final .
    O planeta está velho , e mostrando os efeitos da velhice .
    Tudo o que fizermos é válido e , talvez,importante . Mas não creio que altere o resultado final de desgaste por idade .

  10. Majô says:

    Marcie, na hora que faltar …..

    Carmen, celular tira nossa privacidade mesmo, mas hoje em dia uso mais ele que telefone fixo. A questão da troca anual é mesmo preocupante, a velocidade com que tudo fica obsoleto e descartável.
    Com certeza você faz a sua parte🙂

    Vera Lúcia, também acho que o dia que cobrarem pelas saoolas plásticas, as pessoas deixarão de usar. Outra praga é a garrafa pet.

    Malu, as crianças são mais conscientes sobre meio ambiente que os adultos.
    Acho que informação não falta, seja pela TV, internet, jornais, e acho que cada um tem que ser multiplicador.

    Sylvia, o planeta está sendo muito mal cuidado pela humanidade, com devastação de florestas, excesso de gás carbônico no ar, contaminação de rios com metais pesados de fábricas, natureza entupida com plástico que leva 100 anos para se decompor, garrafas pet, 400 anos, etc.

  11. vitortrotamundo says:

    Olá! Muito bacana seu blog! Parabéns!
    Se puder adicione o meu blog em seu blogroll: http://www.victortrotamundo.wordpress.com

    Grande abraço!

  12. Eduardo Luz says:

    Ôpa, vamos lá.
    Estou com a Sylvia, mas colaboro. Também acho que talvez estejamos trocando os pneus dum carro velhíssimo e caindo aos pedaços.

    De qualquer maneira, uso sacolas de pano, mas nos nossos supermercados são usadas milhões de sacolinhas ao mês. Estamos tentando mudar este costume, mas os consumidores não gostam e preferem usar as sacolinhas como saco de lixo!
    Tenho um filtro Brastemp e a água é muito boa!
    Meus banhos são um pouco demorados .
    Adoraria ser como a Carmem e não ter celular!! haha

    Bjos pra todos.

  13. Majô says:

    Vitor, obrigada ! Já dei uma passada no seu blog, parabéns !

    Edu, tá velho sim, mas se cuidarmos melhor dele, envelhece melhor😉

    Acho que se você colocar nos caixas sacos de papel também, os mais conscientes irão aderir😉

  14. Paula* says:

    Majozinha, tento cuidar da nossa casinha sim!
    Separo o lixo, procuro reduzir o consumo em geral…mas, devo confessar…meu banho é demoraaaadddoooo!
    Não sei se é só uma questão de idade do planeta, mas do uso dele nos últimos 100 anos (que é nada comparado com a sua idade).
    É mais ou menos como ter vivido a vida a 1000 por hora.
    Pense bem no consumo há 100 anos atrás?! O tipo de lixo, os produtos químicos que usávamos no dia a dia, a quantidade de carros, produtos eletrônicos…uma infinidade de coisas que temos que consumir e atualizar que era totalmente impensável há um século atrás.
    Acho que a educação 3R é indispensável nos dias de hoje (Reabilitar, Reutilizar e Reciclar).
    Vambora tentar “salvar” nossa casinha!😉

  15. Malu says:

    Majozinha, ainda acredito que o exemplo começa em casa. E também acredito que apesar da idade avançada, nosso planeta ainda é o único que temos e merece atenção especial para sobreviver mais tempo.

  16. Sylvia says:

    Majôzinha , adoUramos almoçar contigo !!!😆 😆 😆

  17. Majô says:

    Paula*, falou e disse !! Foram 1000 anos em talvez 60.
    Acrestando ainda, os meios de transporte que usavam energia limpa: trem e navio. Dá-lhe gás carbônico. Estados Unidos e China são os maiores poluidores.

    Também sou adepta dos 3R !
    Isso mesmo, vamos salvar nossa casinha:mrgreen:

    Malu, concordo plenamente que o exemplo começa em casa🙂

    Sylvia, também adoUrei nosso almoço, ainda mais tão inesperado😉
    Ahã, tem sido corriqueiro encontrar os Lemos no Rio, várias vezes ao ano :mrgreen: 😆

  18. Sylvia says:

    Hehe , culpa da azulzinha com os super-voos diretos pra SDU .
    Desta vez foi com o decolar.com e a promo pague um leve dois😀

  19. Majô says:

    É verdade, a azulzinha foi o grande presente este ano para os viajantes😉 Um luxo descer no SDU😎
    Fez a laranjinha e a vermelinha fazerem promos e baixarem os preços:mrgreen:
    Vocês rodaram o Brasil este ano, incluindo Buenos com menos de 1000 reais, hehe

  20. Marcie says:

    Lembrei que esqueci de mencionar que passei a usar todos os produtos de limpeza com o selinho “green” – para total desespero das assistentes, porque, claro, dá um pouco mais de trabalho. Mas o ar em casa fica muito mais respirável.

  21. Majô says:

    Beleza Marcie, e muito bem lembrado, vou procurar se algum dos nossos produtos tem esse selo, acho que não, desolée😦

    Ontem enquanto esperava numa loja para pagar uma compra, ouvi um rapaz na minha frente contando que em sua casa tudo é aproveitado e tratado, faz captação de água de chuva, tratamento de esgoto, aquecimento solar, entre outras coisas, exemplo a ser seguido😉

Leave a Reply

