Cenote Ik-Kil e Valladolid

 

Seguindo o nosso passeio a Chichén Itzá, fomos ao cenote Ik-kil  que para mim era inusitado. Na verdade, eu sabia que iríamos a Valladoid, mas deconhecia que antes passaríamos por um cenote, e  não fui preparada para mergulhar. Passamos antes para fazer uma refeição leve, carne moida ou frango desfiado e massa para aqueles corajosos que se arremessariam neste imenso  poço.

Logo que você chega no parapeito e olha lá para  baixo, dá até aflição, é muito alto e o poço profundo. 

Na foto abaixo, alguém pulou lá de cima e aparece como uma mancha  branca.

Desci escadas para tirar fotos mais de perto. A água é turva e deve ser gelaaada. 

 Para os maias, os cenotes eram considerados sagrados. São muitos em toda esta região e se ligam como rios  subterrâneos.

Paga-se ingresso para entrar em qualquer cenote, o nosso passeio incluia o Ik-kil.

Dali, seguimos para Valladolid.

Igreja de San Gervasio, 1552, em frente à praça. A luz do final do dia ajuda a foto ficar mais bonita😉

 Cidade limpíssima, casas pintadíssimas, tinindo !

Arcos lindos.

A praça um primor, precisamos nos educar😦

Saindo do café um  merrricano com sombrero e os arcos.

Uma tentativa de fotografar a lua nascendo com o carro em movimento😉

14 thoughts on “Cenote Ik-Kil e Valladolid

  1. Paula* says:

    Que gracinha essa cidade!
    Fiquei morrendo de vontade de mergulhar no cenote…hum….deve ser delícia!
    Adorando a blogagem “ao vivo”!
    Bjks😉

    • Majô says:

      Paula, a cidade passou por restauração recente, tá tinindo;
      Cenotes são assombros da natureza😉
      Hehe agora postei as fotos do passeio de Tulum ontem.

  2. Natalie says:

    Que lugar lindo Majo!
    Adorei as fotos dessa viagem. Incrível🙂

  3. eduluz says:

    Cenote? Me lembrei das minhas aulas de história!
    Vamos marcar a próxima reunião do condomínio lá?
    Bjs e boa viagem.
    Ah! O Rogerio aceitou a minha oferta!!

  4. Malu says:

    Edu, achei que vc estava brincando quando falou que ia fazer uma oferta para o Rogerio F. Até ia brincar se ele não queria fazer uma oferta para os trips. Super legal, podemos marcar um esquenta antes da Lapa, naquele bar maravilhoso.

  5. Mari Campos says:

    Gracinha de cidade mesmo! Bem que o Beto e a Tete tinham dito – me arrrependi muito de nao ir. Fica pra proxima😉

  6. Vanessa says:

    Gente! Quando mais eu leio, menos sei o que fazer… hehehehe Estou indo para Playa na próxima sexta-feira (03/Agosto) e quero muito visitar pelo menos um cenote, que possa nadar e tal… estou super na dúvida entre Dos ojos e Ik kil! Alguma dica? Abraços!

    • Majô says:

      Vanessa, a visita a este cenote Il-Kil foi muito bacana e estava conjugado ao passseio a Chichén Itzá e Valladolid, os 3 juntos são uma trinca de ouro !

Leave a Reply

