Carroussel do Louvre e Mariage Frères

Na busca de free wifi que não encontrei com facilidade,  fui à loja da Apple no Carroussel do Louvre  onde com certeza teria conexão rápida. Aliás, tanto na viagem à Nova York quanto nesta à Paris, me surpreendeu a ausência de free wifi nas ruas e lojas. Acreditava principalmente que em Nova York  fosse banal, mas não é. Enfim, na Apple tinha certeza  que encontraria, e lá fui eu.

O Carroussel do Louvre é um centro comercial  subterrâneo, onde está a Pirâmide Invertida ou La Pyramide Inversée. 

Crédito :Wikipedia

A Pirâmide do Louvre, na verdade, são 4, 1  grande e 3 pequenas (2a. foto), projetada na década de 80 no governo Miterrand, causou muita controvérsia. Mas, no final, a leveza das pirâmides em vidro, contrastando com a imponência clássica da arqutitetura do Palácio do Louvre,  resultou em contraste muito interessante. Há uma entrada para o Museu do Louvre  nas galerias abaixo da Pirâmide, onde a fila costuma sem bem menor.

Ao  sair da Apple, parei em frente à  uma loja da Mariage Frères, onde entrei para almoçar. O ambiente guarda o respeito da tradicional marca de chás, fundada em 1854 pelos irmãos Henri e Edouard Frères. São cerca de 600  blends diferentes, cada nicho desta estante da foto, tem uma latinha, e há um só funcionário que manipula cada uma com conhecimento absoluto do que faz.

O garçon ao se aproximar de sua mesa, logo lhe apresentará o menu e perguntará qual chá deseja, e a escolha é difícil. Enquanto você decide,  as latinhas pretas são abertas para preparar as infusões e inundam o ambiente com os  perfumes mais sutis que exalam e tocam nossos sentidos. Fiz minha escolha, o Noel e pedi uma salada com alcachofra, foie gras, vagem, camarões e salmon. Neste ambiente simples, mas de hábitos requintados, todos conversam baixinho, enquanto degustam seu chá.

 

Este bule de porcelana guarda a temperatura do chá por até 1 hora

Salada mais que perfeita.

Para sobremesa pedi crême brûlèe Splendeur du Tibet que é  aromatizado com Chá Marco Polo.

Nos corredores da galeria onde há lojas excelentes, a decoração de Natal com candelabros caindo do teto. Lindos !

Seguindo para o corredor da estação  do Metrô, há estas esculturas lindíssimas nas paredes. Um luxo !

A Malu deixou um comentário lembrando pontos importantes sobre o Carroussel do Louvre, aqui está:

maluparis Says:
January 15, 2012 at 9:53 pm 

Majozinha, por experiência própria, vale também registrar que as lojas, restaurantes e lanchonetes do Carroussel do Louvre ficam abertas até mais tarde, 22hs, e é um lugar ótimo para jantar sozinha, utilizar banheiros, se proteger do frio e/ou chuva e pegar o metro linha 1 que tem uma estação nesse espaço.

Aí está o mapinha com a localização do Carroussel do Louvre.

As lojas Mariage Frères:

Marais - 30 rue du Bourg-Tibourg, Paris 4e                        Restaurant – 12:00 à 15:00    Salon de Thé → de  15:00 à 19:00
Tél. : +33(0)1 42 72 28 11

Rive Gauche - 13 rue des Grands-Augustins, Paris 6e –   Restaurant – 12:00 à 15:00    Salon de Thé – de 15:00 à 19:00 Tél. : +33(0)1 40 51 82

Etoile - 260 Faubourg Saint-Honoré, Paris 8e                           Restaurant – 12:00 à 15:00         Salon de Thé – de 15:00 à 19:00
Tél. : +33(0)1 46 22 18 54

Madeleine - 17, Place de la Madeleine, Paris 8e                     Salon de Thé –  de 10h30 à 19:00
Tél. : +33(0)1 42 68 18 54

Louvre - Carrousel du Louvre - Place de la Pyramide inversée - 99, rue de Rivoli, Paris 1er                                                         Salon de Thé :  de 10h30 à 19h
Tél. : +33(0)1 40 20 18 54

Um pouco da história Mariage Frères aqui.

A  série de posts desta viagem:

Marais chez moi

Poîlane, tradição perpetuada na família

Caminhando e me emocionando

Carroussel do Louvre e Mariage Frères

Jacques Génin, impecável

About these ads

7 thoughts on “Carroussel do Louvre e Mariage Frères

  1. maluparis says:

    Majozinha, por experiência própria, vale também registrar que as lojas, restaurantes e lanchonetes do Carroussel do Louvre ficam abertas até mais tarde, 22hs, e é um lugar ótimo para jantar sozinha, utilizar banheiros, se proteger do frio e/ou chuva e pegar o metro linha 1 que tem uma estação nesse espaço.

    • Majô says:

      Maluzinha, pontos bem lembradíssimos ! As lojas são ótimas, estive na Virgin que é espetacular, CD’s, DVD’s, papelaria que adooro. E o horário até mais tarde é bem conveniente para quem está passeando.
      E, um lugar quentinho no inverno ;) Tinha esquecido de falar sobre o metrô. até coloquei o mapinha com a estação para verem que tem a conveniência do Metrô, gradecida ;) Vou subir seu comentário :lol:

  2. Flora says:

    Que delicia de passeio! Dica anotada.

  3. Priscila [Inquietos] says:

    Majo, estou em Paris tb e até agora o único ponto com wifi que achei foi na Le Pain Quotidien. :(

    Hum… amo esses chás!

    • Majô says:

      Priscila, estive em Paris em dezembro ! Saudades ;) Só encontrei freewifi com banda boa, na Apple. Na Place des Vosges há, mas para o sistema dos franceses, assim me disseram, eu não consegui :(

      Já que você está aí, vai lá tomar um chá :) Ah, comprei na saida da Mariage Frères, uns financiers grandes deliciosos, até agora sinto o sabor. Gordices :mrgreen:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s