Viagem à Sicilia

Verano en Agrigento

 

Essa viagem  acabou saindo por um conjunto  de fatores favoráveis. O dolar foi baixando  semana a semana, dia a dia,  somando claro,   a vontade de viajar de 2 viajandonas,  e as fotos da Sicilia que a Lea me enviou quando voltou da viagem. Ruinas do início da civilização na ilha,  paisagens fantásticas, cidades medievais,  foi encantamento total. A mão foi coçando e eis que as passagens num belo dia, desceram ao menor valor em muitas semanas. Bem, as passagens eram baratas, mas e os hotéis ? Os que eu pesquisava mais em conta com elevador e ar condicionado (no verão é indispensável, e muitos não têm) não eram charmosos, e sabe como é, depois de acompanhar o Riq no VNV, não se consegue ficar em monstrengos . Fui conversando com a  Lea que foi me passando  dicas de hotéis charmosos  que ela havia visto, alguns  bed&breakfast em conta.  Da mesma maneira, fui conversando com nosso guru que me enviou este site de hotéis charmosos, na Sicilia. Daí vi que havia hotéis por 100 euros ou menos para 2 pessoas, um bom preço de diária na Europa, considerando que lá é alta temporada.  No dia seguinte,  as passagens desceram ao menor preço em semanas, e eu já ia clicar nos vôos para emitir o e-ticket, quando o nosso comandante me escreveu ” você não vai comprar essas passagens sozinha, isso é para profissas como o Rodrigo ” . Bem, eu estava a ponto de fazer uma desobediência civil, mas encarei que com guru a gente não discute,  acata. Sim, porque eu ia comprar o trecho Rio-Milão-Rio, crente que ia abafar com meus conhecimentos VNV, mais  uma low fare de Malpensa para Catania, na Sicilia. O argumento dele, era de que eu devia comprar a conexão para Sicilia  com companhia parceira, pois se houver atraso, eles têm que te embarcar. E, claro nos tempos atuais,  ele tem toda razão.  Por sugestão dele escrevi imediamente para o Bruno,  que fez uma reserva. Em 25 de junho, uma 2a feira, os mesmos vôos tinham aumentado muuuito, R$2.000,00 a mais,  daí fechamos aquela reserva pra valer. Puft, a  viagem se materializou. Enquanto isto, eu já estava negociando as reservas com os hotéis.  

Como vocês viram foi uma viagem à muitas mãos.  A Lea super generosa, foi a mãe da viagem  passando todo o caminho das pedras, o Riq com as dicas certas, o Bruno que foi um super agente, e as meninas que me deram a maior força, Emília, Carla e . Vai, vai, vai ser um sonho !

Bem,  agradeço também ao Beto pela enorme paciência, me passando todas as dicas para eu uploudar as fotos  para o blog  e a  linkar. Fora a apresentação que estava sem foto, e ele me cobrou, comé tá sem foto lá em cima, a cor da letra não tá legal. Coloquei essa foto da galáxia, da Nasa  que não sei se ficará ou mudará.

Bem, voltando à viagem, pra quem não sabe,  a Sicilia é uma ilha entre a Europa e a África, a maior ilha do Mar Mediterrâneo. O mapa é esse aí embaixo.

 

 

A Lea havia sugerido um roteiro que depois foi ligeiramente modificado, mas começará da costa leste para oeste.  A 1a cidade será Taormina na costa oeste, onde passaremos 4 dias inteiros. Seguiremos para  Siracusa,  no sul onde ficaremos 2 dias.  Depois, rumo à costa oeste, dormiremos em Sciacca  e Erice. Na verdade, eu tive vontade de passar pelo menos uma noite numa fazenda, a Mandranova que está lá no site dos hotéis charmosos. Acho que o jantar na mesa da cozinha com a Silvia deve ser o máximo. Mas, ela não baixou o preço,  foi cortada. Aliás, se você pede desconto, os preços caem até 50%. Em todos consegui desconto, até para o estacionamento no hotel em Taormina. 15 euros ! Tem desconto ? Baixaram pra 10 !  A última cidade será Palermo.

Como eu disse, nos 4 primeiros dias, ficaremos em Taormina. Se você quiser nos acompanhar, bora pra Sicilia. As personagens serão a Bia(minha irmã) e eu. Tentarei deixar notícias aqui sempre que puder. Baccio a todos !!!! Fui.

A VIAGEM QUE DEU CERTO

Vou começar com um breve relato da parte aerea. Sai com a sensaçao de que tudo iria sair bem. Fomos para o Galeao, pegar o voo para Sampa, de 12:30h.  Chegamos duas horas antes, o aeroporto estava tranquilo. Algumas pessoas na frente, logo estavamos fazendo o check in. O funcionario nos perguntou se queriamos fazer o check de GRU para Milao, o que achamos uma grande ideia. Sobre as malas, resolvemos pega-las em Milao, uma vez que iriamos trocar de aeroporto e de Cia aerea. Nosso bilhete era Rio-GRU GRU-Milao(Malpensa)  Milao(Linate)-Catania. Entramos para a sala de embarque, em pouco tempo chamaram nosso voo. Eu estava no Free Shop namorando uma camera Nikon 7.0 mexapixels que faz tudo o que voce imagina. Bia me chamou, saimos correndo para a fila de entrada no aviao.  Ate agora eu nao disse que nossa companhia era a TAM. A viagem foi otima e a aterrissagem tao tranquila que os passageiros aplaudiram o comandante !  Entramos em Guarulhos e, como sempre muito cheio, mas sem estresse algum. Como tinhamos  pulado a fila de check in,  e a fome bateu, fomos procurar um lugar para comer. A comida do restaurante nao apeteceu, muito gordurosa, mas os sanduiches naturais da lanchonete ao lado, tinham cara boa. Comemos dois sanduiches, 2 sucos, 2 cafes. Quanto pagamos ? R$32,00

A fila de embarque era enooorme, dava voltas. Fui para o fim da fila que andou muito rapido. Ja no meio, quando passou uma funcionaria, perguntei como poderia ser feito, para que Bia nao  ficasse muito tempo em pe. Em alguns minutos, ela nos chamou e tivemos prioridade no embarque. Na revista tive que deixar o copo de agua mineral, e por mais que a policial escrafunchasse as maletas de mao,  nao havia nada a ser recolhido. Quando fui pegar minha bolsa na esteira, ela disse NAO TOQUE.  Achei meio esquisito, mas esperei, perguntei de novo, posso pegar minha bolsa ? Ok, passamos. Duas moças na nossa frente que estavam de botas de cano alto, tiveram que tirar as ditas.

 Nosso voo sairia as 19:10. Dei uma passada no free shop, alguns cremes basicos, chocolates Lindt e estava la a camera Nikon. O funcionario me apresentou, e pela descriçao da performance da bichinha,  era mais que eu supunha. Depois veremos as fotos, voces me digam o que acham.

O voo saiu no horario, o aviao era um Douglas MD11. E um aviao antigo, com poltronas mais largas e com mais espaço entre elas. Tudo o que precisamos em viagens longas.

 md11-350-pixels.jpg

Aprovadissimo. Viu Rodrigo, prefiro esse aviaozao, tomara que nao vire cargueiro como voce disse. Conseguimos upgreidear para uma classe na frente, acho que era a executiva, com poltronas mais afastadas, a ponto de poder passar, sem que Bia tivesse que se levantar, o que nao e possivel no airbus. O aviao estava com mais ou menos 80% da ocupaçao, o que permitiu que passassemos para poltronas vazias e esticassemos as pernas. Good good 😉  A viagem foi otima, sem turbulencia,  chegamos em Milao/Malpensa as 11:30h horario local com otima aterrissagem mais uma vez.

 

Desembarcamos, a bagagem demorou muuuuito para ser colocada na esteira, sentamos qual o jeito. Enfim, apareceram as malas, o que convenhamos e uma grande coisa 🙂 

Proxima etapa:  seguindo a dica do Riq no post sobre Milao. A super Lea entre as mil diconas, tinha  me passado  por e-mail o link do shuttle aqui que eu imprimi e levei na pasta que falei pra vocês.  Fomos comprar o bilhete do shuttle para o outro aeroporto em Milao, Linate que é como se fosse o Santos Dumont, no Rio.

shuttle-350-pixels.jpg

 

Dei uma olhada nos horarios e vi que o proximo ônibus só sairia às 14.30h. Cada bilhete custou 9 euros. Em 1 hora estavamos em Linate que é um aeroporto muito melhor e mais moderno que Malpensa, como Lea havia comentado.

linate-350-pixels.jpg

Saimos as 19:00 pela Alitalia, a entrada no aviao aquela confusão, todo mundo falando ao mesmo tempo, pessoas ja sentadas em nossas poltronas que foram solicitadas que saissem pelo comissario. Ao nosso lado, um menino de uns 3 anos aos berros porque não queria deixar que a avó  colocasse o cinto de segurança, quando parava de chorar ele nos olhava cândidamente e nós ríamos de toda aquela confusão.  A viagem durou 1 hora e meia até Catania, na Sicilia.Serviram refri, suco ou água, e um saquinho com 4 biscoitinhos. Só. Ninguém reclame mais de barra de cereal, e estamos conversados 😉

 biscoito-servido-pela-alitalia-350-pixels.jpg

Taí o pacotinho de biscoitos.

Chegamos em Catania no horario previsto, as 20:45h.

aeroporto-de-catania-350-pixels.jpg

Aí estão as  malas que eu comentei aí embaixo

linate-malas-350-pixels.jpg

 

Quando entramos na sala de embarque nos deparamos com montes de malas largadas  entre as esteiras, mas enfim as nossas apareceram. Saimos,  mais gente ainda, zorra total, até cachorro solto tinha. Ríamos sem parar daquela confusão italiana. E eu lembrava o tempo todo da Sylvia e do Arnaldo, ela ama e ele odeia 😉

Pegamos um taxi até Taormina, pois estavamos cansadas. No meio do caminho, o motorista resolveu pegar a mulher para fazer companhia para ele na volta, la  fomos buscar a senhora. Na verdade, fizemos um tour por ruelas medievais  encantadoras de uma cidadezinha. Enfim, auto estrada outra vez, chegamos em Taormina !!!!!!!!!!!! À medida que o carro ia subindo, tinhamos a vista do Mediterrâneo embaixo, e já la em cima fomos brindadas com uma belíssima lua cheia brilhando no mar, MARAVILHOSA !! Ufa, chegamos no hotel Villa Carlotta. Rapidamente fizemos o check in e fomos para o quarto.

villa-carlotta-2.jpg

     villa-carlotta-4.jpg    villa-carlotta-3.jpg    villa-carlotta-6.jpg

villa-carlotta-piscina-350-pixels-com-nikon-nova.jpg

 

               villa-carlotta-7.jpg         

 

 bar-350-pixels.jpg

O hotel superou todas as expectativas !!  Viu Lea 🙂  A decoração do quarto bacanérrima, o banheiro lindo com metais modernos, e a vista daquela lua no mar, acabou o cansaço !!! Pedimos para comer alguma coisa, e fomos ao terraço, com uma vista de cair o queixo. A lua refletindo no mar, Giardini Naxos embaixo e à nossa frente o Etna. Taormina é considerada uma cidade terraço, digamos assim, pois fica no alto do monte Tauro, abaixo o mar Jonio, e  a praia de Giardini-Naxos, e  o vulcão Etna em frente. É uma vista incomparável. Foi fundada pelos gregos no VI seculo AC.

 

Desculpem a foto ficou ruim porque o flash não é  poderoso.

Voltando ao jantar, comemos um canelone de ricota e espinafre, 10 euros cada. O melhor do jantar sem dúvida foi  a vista deslumbrante. Fomos dormir de alma lavada.

 E,  no dia seguinte, no terraço,  um café da manhã tão espetacular  quanto a vista.

 villa-carlotta-12.jpg villa-carlotta-11.jpg

sala-do-cafe-350-pixels.jpg

 

villa-carlotta-sala-cafe-da-manha-350-pixels-com-nikon-nova.jpg

cafe-da-manha-villa-carlotta-2-350-pixels-1.jpg

 

 

villa-carlotta-flores-elevador-350-pixels-1.jpg

 essas flores brancas lindas ficam entre um andar e outro do elevador

 

 visu do terraço do Villa Carlotta

TAORMINA E UM CHARME !!!

Saimos no dia seguinte para reconhecimento da area. Do hotel para a cidade sao 200 metros, claro que fomos a pe. Alias, a cidade deve ser descoberta a pe, como Paraty. Entramos numa mercearia para comprar agua mineral, 0,80 euros a garrafinha.

E depois fomos entrando e saindo por aquelas ruelas medievais, com predios gracinhas com balcoes com flores como Lea tinha comentado, flowers everywhere.  Fotos, fotos. 

 ruazinha-charmosa-taormina-350-pixels.jpg

rua-taormina-9-350-pixels-1.jpg

Paramos para tomar gelatti, por sinal deliciosos,  o de amendoa era divino. Um copo com 3 bolas grandes, 3 euros. Um copo menor com 2 bolas 2 euros. Andamos mais e mais, fascinadas por aquelas ruelas com lojinhas de ceramica lindas, lojas de doces por todo canto, muitos restaurantes e cafes. Um charme. Aos poucos fomos desmistificando Taormina, onde os preços sao menores do que Buzios por exemplo.  E uma cidade com muitos turistas, mas tem lugar para nos classe media. A Lea tinha me dito que a comida nao era cara, e nao e mesmo. Fizemos uma refeiçao aljan, no La Botte, indicado pelo Fabrizio do hotel. Lea tambem me disse ontem que jantou la.

 la-botte.jpg

Comida deliciosa e simples. Pedimos uma salada caprese que deu pra nos duas, com uma enorme muzzarela de buffala, cercada de tomates, um escalopinho com vinho e outro Pizzaiola com um molho de tomate delicioso. Cada prato 10 euros  e altamente nutritivo. O queijo muzzarela foi o melhor que comi na vida, macio, derretia na boca.

           caprese-350-pixels.jpg      escalopinhos-taormina-350-pixels.jpg

                   a caprese             escalopinhos Pizzaiola

O calor é razoável, não é mais que o Rio, e como estamos perto do mar, sempre tem um ventinho. Há muitos turistas de todas as idades, senhores e senhoras, jovens aos montes, casais com crianças e bebes em carrinhos, viu Giramundo.  

bebes-2-350-pixels.jpg

bebes-3-350-pixels.jpg

 

Aí estão amiguinhos para Clara e Sofia se enturmarem no ano que vem  

motoqueiro-350-pixels.jpg

O motoqueiro e a ciclista

É uma cidade muito alegre, o italiano por si já faz a festa. O maior programa é andar a pé e se perder na cidade. Na 2a feira, enquanto passeávamos, Bia me chamou e disse, vem ver uma noiva chegando ! Pois, assistimos à noiva dentro do carro, um bom tempo esperando, e eis que para alegria do noivo e dos fotógrafos, a noiva sai do carro e segue para seu casamento Foi uma graça, e outros costumes, pois,  o noivo é  que entrega o buquê à noiva. Vocês vão ver aí embaixo que foi uma festa para os fotógrafos de plantão.

casamento-4-350-pixels.jpg 

As italianas e os italianos são muito elegantes

carro-da-noiva-350-pixels.jpg

     O carro da noiva com esse laçarote foi demais.

casamento-5-350-pixels.jpg

Reparem  o leque nas mãos da mãe da  noiva, e o noivo abaixo com o buquê.

casamento-350-pixels.jpg

casamento-10-350-pixels.jpg

   A noiva e as digitais.

casamento-11-350-pixels.jpg

casamento-11-pixels.jpg

O vestido dela era simples e  lindo.

casamento-15-pixels.jpg

Reparem o chale enoorme do vestido da convidada, achei chiquérrimo.

Continuamos andando pelas ruas de Taormina, quando para nossa surpresa passamos por uma trattoria e quem estava lá, é isso, os noivos sentados calmamente tomando sorvete, alguns convidados em outras mesas, e depois sairam calmamente andando pelas ruas da cidade, achamos uma graça.

casamenti-11-350-pixels.jpg

 Achei a comida mais barata que Paris, o expresso na faixa de 1,50 euros, em Paris nao e menos que 2,20 euros.

expresso-350-pixels.jpg

O expresso de cada dia, como eu já tinha dito é sempre curto e sempre ótimo. A outra opção é o americano que fica numa chícara enorme e muito fraco. O nosso seria o intermediário, mas só consegui assim no hotel.

Ontem estivemos no Teatro Grego, fundado pelos gregos, e depois reconstruido pelos romanos. Fica no alto da cidade, uma vista deslumbrante, e historia pra todo o lado. O que nao gostei e que estavam montando palco para espetaculo com estruturas metalicas, cadeiras, etc. Deve ser lindo a noite, mas acho um pecado, essa interferencia em monumento com  mais de 2000 anos.

teatro-grego-13-350-pixels.jpg

Aí estão as cadeiras sendo montadas  como falei.

teatro-grego-5.jpg

 

 

teatro-grego-8-350-pixels.jpg

teatro-grego-9-350-pixels.jpg

teatro-grego-14-350-pixels.jpg

teatro-grego-18-350-pixels.jpg

teatro-grego-15-350-pixels.jpg

teatro-grego-vista-3-350-pixels.jpg

Andando pela cidade, acabamos entrando num salao de beleza, conversando com a dona, uma senhora simpaticíssima, perguntamos quanto custava o corte com lavagem e escova, 30 euros. No Rio nao fazem por esse preço, acho que Sampa tambem nao. Saimos lindas com cortes modernos, todas pimponas. Ah, e isso tudo levou uns 45 min pra nos duas. Nada de uma tarde, a europeia nao perde tempo com nada, e tudo rapidinho.  😉

Lena, eu nao fiz nada por agencia. Passei um fim de semana imprimindo mapas, pelo Via Michelin, organizei em pasta com folhas de plastico transparente, facil de achar o que procuro. Fiz outra pasta deste tipo com todas as reservas de hoteis impressas. As reservas negociei diretamente com os hoteis. Nao paguei a diaria que esta no site do Villa Carlotta. Entrei em varios sites, acabei fazendo reserva pelo booking.com com menos 50% de desconto. O hotel acabou deixando por este valor desde que eu cancelasse a reserva no booking.com. Esta dando tudo certo.

Lea, ontem imprimi suas ultimas dicas, alias voce disse que ia colocar no seu blog, dicas de expertise gourmet 😉  A Lea enviou por e-mail um guia enoooorme  com as melhores dicas da Sicilia, pedi para imprimir no hotel e não saia da bolsa. Uma das recomendações era em Taormina  “Granitas : ótimas no calor, são tipo um frozen de sorvete e gelo, vários sabores”  Quando fomos à cidade, seguimos a dica e tomamos o de franola que a foto tá no post de Taormina. No fim do dia, depois de muita andança pela cidade, bateu a fome, saquei o manual da Lea, e vi lá  “VOCÊ TEM QUE COMER PELO MENOS UMA VEZ : pasta a la Norma: massa (penne em geral) com molho de tomates frescos, beringela e queijo ralado (pecorino ou parmezon). AMOOOOOO!  ”  Vi também que ela indicava o restaurante Granduca ” vá em algum restaurante que tenha vista, a gente gostou do Granduca. ” Vi no Frommer’s que ficava na Corso Umberto, exatamente a rua onde estávamos. Olhamos no mapa, andei mais um pouco  achei o restaurante, desci e tinham mesa disponível.  Pedi a pasta a la Norma e a Bia, peixe espada com batatas, e de sobremesa esse mil folhas de frutas vermelhas,  e Bia torta de frutas vermelhas, tudo djilicia, nham.

spaguetti-a-la-norma-350-pixes.jpg  peixe-espadas-com-batatas-granduca-350-pixels.jpg mil-folhas-granduca-350-pixels.jpg

Quero ver se ela vai dizer ” estou muito orgulhosa de você ! ” Adoooooro Leazinha.

Entramos de short mesmo, a roupa com que tinhamos saido desde cedo. Aliás, aqui  é short e bermuda o dia inteiro. Temos feito uma refeição só, no fim do dia. À tarde, uma fatia de pizza quadrada de 10x10cm, 2,5 euros. Quanto custou a pasta a la Norma ? 7 euros. Bia comeu um peixe espada com batatas, 14 euros. Sobremesa, massa folhada com frutas vermelhas e Bia torta com frutas vermelhas, levissimas, 5 euros as duas. Café no final.

E ELES DESCOBRIRAM O SPLIT

Hoje, tomamos cafe da manha no terraço, onde e servido. Sentamos numa mesa de frente para o Etna como sempre estava la majestoso, e abaixo Giardini Naxos e aquele marzao lindo. Sempre ha grandes barcos ancorados, mas ja descobrimos que Taormina nao foi feita so para Sophia Loren, ne ?    ; ) O dia amanheceu mais quente, e lembrei que nao havia comentado aqui sobre a adesao total ao split. Nao so em lojas, restaurantes mas tambem nas casas vemos as maquinas do lado de fora. Tecnologia e dinheiro eles tinham, mas diante do calor do ano passado tiveram que encarar o ar condicionado, como artigo de 1a necessidade. Outra que nao e novidade, mas e absolutamente uptodade,  e o leque. No ano passado nao saiamos sem um, dentro do metro era o que suavizava o calorao. Como disse a Cora, em sua cronica da semana passada, o leque revive seus melhores momentos.

Bem, saimos para buscar o carro que alugamos. A Lea tinha chamado atençao para que o aluguel fosse fechado ainda no Brasil. Fiz pesquisa na Hertz e na Europmundo, onde meu sobrinho alugou ha pouco tempo e disse que era o melhor preço. Finalmente, o melhor preço foi com o Bruno, pagando adiantado com cartao e tendo sido possivel dividir em 3 vezes.  Depois digo o preço, nao lembro quanto foi. A Lea disse tambem que com um tanque, 60 euros correu a Sicilia toda.

corso-umberto-barzinho-350-pixels.jpg

Fomos la para a Corso Umberto, imagine ainda nao tinhamos ido ainda ate o final da rua. Fomos olhando ruazinhas laterais lindas, restaurantes que colocam mesas nas escadas. Paramos para admirar um lere que ainda nao tinhamos visto,  o Duomo. Fotos, fotos.

 duomo-6-350-pixels.jpg

duomo-11-350-pixels.jpg 

duomo-3-350-pixels.jpg

duomo-10-350-pixels.jpg

duomo-8-350-pixels.jpg

duomo-5-350-pixels.jpg

duomo-2-350-pixels.jpg

duomo-vista-4-450-pixels.jpg

duomo-vista-2-350-pixels.jpg

duomo-vista-4-350-pixels.jpg

duomo-vista-5-350-pixels.jpg

A vista lá de cima da praça do Duomo.

 duomo-bebes-350-pixels.jpg

Hoje fiquei impressionada com a quantidade de casais com crianças e bebes que encontramos pelo caminho. Sofia e Clara, Taormina aguarda as gatinhas 😉 Chegando na Hertz  estava fechada de meio dia a 4 da tarde. Esperamos algum tempo, e quando abriu esperamos mais para que o carro fosse trazido ate proximo onde estavamos, e de la ate a garage, em Giardini Naxos. Preenchimento de formularios, foi pedida a carteira de motorista internacional que eu tinha deixado no hotel. Mas, como diz o Riq pra eles o mais importante e o cartao de credito. Eu pedi um Golf, mas nos foi apresentada um Stillus camionete. Gostoso de dirigir, subimos de volta a Taormina, muitas curvas, parecia a estrada do Joa. A essa altura ja eram 19:00h. Deixamos o carro no hotel e saimos para jantar, parando no Il Baccanale. Comi um nhoque al pesto que estava delicioso, al dente e leve. Bia pediu um spaguetti a bolonhesa.

  il-baccanalle-350-pixels.jpg

                  nho-que-ao-pesto-il-baccanale-350-pixels.jpg  expresso-il-baccanalle-1-350-pixels.jpg           

                                       

 

Esqueci de comentar la em cima,  este hotel fica em um sitio arqueologico. Estou na frente de uma gruta que deve ter mais de 2000 anos.

O hotel Villa Carlotta  fica no canto da cidade, super tranquilo, mas perto de tudo.

villa-carlotta-frente-350-pixels.jpg

 

Ontem, saimos para Siracusa. Abaixo, o mapa que imprimi do Via Michelin.

 estrada-taormina-siracusa.gif

Ao sair de Taormina, fomos subindo, subindo, errei a saida o que foi um otimo negocio, pois passamos por uma cidadezinha medieval lindinha, laaaa no alto, quer dizer mais alto que Taormina, acho que era Castelmola.

castelmola-350-pixels.jpg

castelmola.jpg

                                     Castelmola

Um detalhe: quando saia do hotel, subi uma ladeira, passei por uma seta a direita e fui em frente. 50 m na frente,  eis que aparece um buzao, o motorista parou, cruzou os braços no volante, ai eu intidji, estava na contramao, dei re e ficou tudo certo.  😉 Acabamos na autoestrada,  rumo a Siracusa, o carro quase vem sozinho, a 100 voce ta passeando, a maioria passa xispando vuupt, era um bolido. A cidade nao e muito bem conservada, mas o bairro em que ficava o nosso hotel, Ortigia e o mais charmoso mesmo como Lea  tinha dito. A cidade e cor de argila, mas o predio de nosso hotel e azul, o unico azul e a referencia dele.Estamos no hotel Gutkwoski que esta no site dos hoteis charmosos do Riq, la em cima no post. 

hotel-gutkowski-350-pixels.jpg

Aí está o hotel Gutkowski, o possante e Bia guardando mapas

hotel-gutkowski-recepcionista-350-pixels.jpg

A recepcionista, reparem o corte fashion do cabelo dela.

 

Deixamos o carro na garage, e fomos descobrir a ciadade a pe. Siracusa tinha a mesma importancia que Atenas. Entrei no Duomo que foi feito por cima de um templo Grego, as pilastras gregas ainda estao la e de arrepiar. Ao entrar, muito pouca luz, alias escuro mesmo, temos chales numa cesta na entrada para colocar nos ombros. As pessoas sussurram,  vou andando devagarzinho  e  eis que vejo as colunas que me trazem uma emoçao enorme pois sim, sei que a historia de nossa civilizaçao começou aqui tambem. Permaneço imovel e muda, admirando emocionada aquele templo. Os romanos construiram por cima das colunas, mas elas permaneceram ali deixando marcas indeleveis, comprovando a historia. Algum tempo para sair, e percorro do lado de fora as colunas tambem estao la, intactas.

A praça em frente ao Duomo e belissima. Acabamos nos sentando em mesa de restaurante de frente para o Duomo, onde comer era apenas um detalhe. 

Voltamos passeando a beira mar, a agua e transparente, ve-se o fundo que e rasinho e corais.

siracusa-cais-400-pixels.jpg

siracusa-350-pixels.jpg

siracusa-mar-350-pixels.jpg

Alias, como ha corais a venda em colares, pulseiras, joias lindas que admiramos nas vitrines desde Taormina. Alias, o design italiano e incomparavel, esta no DNA deles. (Deixei fotos das joias, no post de Taormina.)

O hotel Gutkowski fica  a beira mar. E pequeno, sem pretensao, ta no Frommer ‘ s . O quarto e pequeno, o banheiro tambem pequeno, mas ok, limpo e toalhas branquinhas.

hotel-gutkowski-quarto-350-pixels.jpg

O quarto

hotel-gutkowski-banheiro-1-350-pixels.jpg

O banheiro

100 euros por dia com cafe da manha. O cafe e servido em outro pequeno predio, em 2 salas com moveis modernos, depois coloco foto aqui.

hotel-gutkowski-frente-predio-cafe-da-manha-350-pixels.jpg

Acima o prédio onde ficam as salas onde servem o café da manhã.

hotel-gutkowski-cafe-da-manha-5-350-pixels.jpg

               hotel-gutkowski-cafe-350-pixels.jpg          hotel-gutkowski-puffs-3-350-pixels.jpg

E superfarto, com uma cesta de croissants que eu adoro, mesmo que coma so um rs  Sucos, frutas, paes e geleias caseiras. A Sra Gutkoswski e uma figura, presente o tempo inteiro, arrumando mesas, substituindo pratos, e conversa o tempo todo com os hospedes contando a historia do pai.

hotel-gutkowski-cafe-da-manha-2-350-pixels.jpg

No fundo a Sra. Gutkowski conversando, e a filha com a mão na massa, entrando na sala para recompor mesas.

hotel-gutkowski-cafe-da-manha-e-copa-350-pixels.jpg

Sala ao lado onde também é servido o café,  e a copa.

hotel-gutkowski-copa-1-350-pixels.jpg

hotel-gutkowski-sala-1-anexo-350-pixels.jpg

hotel-gutkowski-sala-2-anexo-350-pixels.jpg

hotel-gutkowski-sala-5-350-pixels.jpg

hotel-gutkowski-banheiro-350-pixels.jpg

Alias, e um hotel familiar, as filhas estao na cozinha ou servindo. Domingo, uma das filhas estava arrumando os quartos.

Sabado a tarde fomos a Piazza Armerina. A cidade e medieval, linda no alto de uma colina. Quando avisto, paro o carro e belisco para ver se e verdade.

piazza-armerina-350-pixels.jpg

Piazza Armerina

Tinhamos que prosseguir pois ja era tarde e queriamos ver os mosaici e foi longo o caminho. Tinham sido muitas as paradas e sempre nos era dito que mais  cinque km e chegariamos la, vamos em frente, sinistra, semaforo, destra, e nada. Para novamente,  pergunta, cinque km,  continua e nada. Acho que paramos umas 10 vezes pelo menos ate chegar a Villa Romana, onde estao os mosaici, pronuncia-se mosaichi. Pelo que li esse sitio arquelógico até 1950 estava debaixo de lama. Ve-se trabalho de recuperaçao arqueologica ainda sendo feito.

Antes disto tinhamos parado  para almoçar mortas de fome, no Al Fogher que e o estrelado.  Fechado. Pedi pelo amor de Deus um pedaço de pao ou queijo, mas a moça nao se comoveu, Seguimos mais um pouco e paramos num restaurante de beira de estrada, uma boa surpresa.

piazza-armerina-almoco-3-350-pixels.jpg piazza-armerina-almoco-4-350-pixels.jpg piazza-armerina-almoco-5-350-pixels.jpg

 Pedimos bife de vitela com batatas assadas, e antes uma salada que veio  imeeensa de radicchio com tomate e muzzarela de bufala. O bife era imenso pra fome de Destemperados, mas como a fome era destemperada, comemos quase todo.  🙂  Pagamos pela saladona 6,50 euros, os 2 pratos de vitela, um grelhado e o outro à milanesa, cada um 6,50 e 7,50 euros e as batatas 2,50 e 3,50, a agua mineral 1,50 ( garrafa é de 1l)  e 2 expressos 1,60 euros – Total: 33,10 euros

piazza-armerina-almoco-restaurante-1-350-pixels.jpg

 

piazza-armerina-almoco-restaurante-350-pixels.jpg

Achei esse teto lindooo

      

piazza-armerina-almoco-1-350-pixels-1.jpg

piazza-armerina-almoco-350-pixels.jpg

                      Isto é REAL, não é montagem !!!    

Na volta paramos para abastecer em posto Esso, enchi o tanque com 37 euros, 29,25l de gasolina.  Claro que tomamos 2 gelatti de nutella e pistachio. 4 euros

A noite fomos jantar num restaurante, talvez o melhor, o Dom Camillo. Entramos sem reserva, sentamos em uma mesa, havia mais 4 ou 5. Olha-se em frente e para os lados, arcos de 2000 anos que nao podem ser mexidos. Nas paredes muitos diplomas. Acho que e dos poucos restaurantes que tem sommelier vestido de sommelier, com o colete de fraque. Tudo e muito discreto. Eu nao me sentia vestida adequadamente, mas pensava, o importante e saber usar os talheres e D. Alice soube nos ensinar muito bem. O garçom com camisa branca impecavel, traz uma cesta enorme com um pano de linho branco e com uma pinça enorme tira um  a um, paezinhos minusculos, num total de 4 e coloca no pratinho. Sai discretamente. Os paes  deliciosos. Pedi um risotto com peixe espada (10 em 10 sao peixe espada na Sicilia) e gamberini. Bia pediu uma massa. Mais um pouco, o  garçom traz 2 micro pratinhos de vidro transparentes com uma ostra em cada um. Bia perguntou, voce pediu ? Eu nao. Era uma entrada. Meu irmao adoraria. Eu nunca tinha comido ostra na vida, e dizia que nao gostava. Espremi limao, siciliano claro,  e vupt. Houve uma certa demora pra trazer os pratos, talvez 1 hora, como sempre por aqui. Eis que o garçom traz um prato de ceramica preto quadrado, enorme com o risotto dos deuses gregos, feito com caldo de peixe. Claro, que o risotto do Lu e da Jana e incomparavel  😉 Entram algumas pessoas de jeans, turistas.  Eu estava sem fome, mas comi ate o ultimo grao daquele risotto que acho que nao comerei igual na vida. Bia idem uma pasta. Vinhos envelhecidos ate o teto. De sobremesa, pedi um gelatti de limao e Bia uma torta de chocolate Dom Camillo que eu provei e tambem estava dos deuses. Expresso pra fechar que sempre e curto. Total da conta  44 euros. Os pratos eram na faixa de 11 a  15 euros, a sobremesa 5 euros.

Chegamos em Palermo, estamos no Hotel Ucciarhome  dica da Lea, e otimo ! Os quartos sao bons, banheiro otimo. Toma-se cafe no terreo, moveis modernos de design bonito.

Ontem fomos a Erice e Segesta. Erice e uma cidade bem no alto, mais de 700m, intacta medieval, chao de pedras, ruas em curvas. E linda, linda. Quando começamos a andar pelas ruas e como se  saissemos do real e entrassemos no livro de historia medieval.  So faltam pular personagens em nossa frente. As ruas sao em circulo, facil de se perder, devia ser para isso mesmo. Vou colocar fotos, depois voces me digam se nao falo a verdade.

Seguimos para Segiesta, onde ha um templo grego inacabado, com as colunas quase intactas. BELISSIMO !!!!!!

Quarta feira,  tinhamos que entregar o carro. O dia amanheceu bem quente,  ar condicionado ligado, saimos pelo transito em Palermo  reconhecidamente dificil pelos proprios sicilianos,  mas com as explicaçoes da Marina do Ucciardhome  pareceu  simples chegar no aeroporto Punta Rasi ou Falconi Borsalino.  Decidi antes, passar numa loja grande de eletroeletronicos, indicada pelo Giuseppe do hotel, para tentar comprar um GPS. Chegando la, a loja fechando para almoço, e nao tem conversa. Seguimos em frente para conhecer a Catedral de Monreale que fica perto de Palermo, e  segundo eu tinha lido no Frommer’s e no Rough Guides tem a maior obra em mosaicos  da Italia.  Como sempre na Sicilia, subimos, subimos, pois a Catedral fica no alto de uma colina. Estacionamos, e começamos a admira-la por fora. Ao entrarmos, um impacto de beleza em mosaicos que tudo o que li nao descreve. Teto, paredes laterais, altar, colunas tudo em mosaicos, os mais belos que ja vi. No inicio eu nao conseguia tirar os olhos do teto !!! Nao sei quanto tempo fiquei olhando a riquesa de detalhes. Depois as colunas e as paredes. E sentar e esquecer a vida la fora. Caminhei ate o altar, belissimo em prata e Jesus Cristo em mosaicos, belo, belo !  Indo a Palermo, nao deixe de ir a Monreale. A quantidade e beleza dos mosaicos e insuperavel.  Saimos meio sem vontade, mas tinhamos que entregar o carro. Do alto dessa colina, a vista panoramica da baia de Conca d’Oro e linda. Olhamos a varanda de um restaurante que tinha toda essa vista, e decidimos sentar ali para comer alguma coisa rapidamente.  Pedi uma salada e Bia, um fettucine. Simples nao ?  Pois e, mas ficamos muuuito tempo esperando e nada. Fiz sinal para o garçon que descia e subia a escada, nada. La pelas tantas, olhei para tras, e vi um dos garçons fumando calmamente no fundo do restaurante, fiz sinal, ele continuou impavido. Passado algum tempo, decidimos ir embora, pois pelo andar da carruagem e total desinteresse em nos atender,  de la nao sairiamos tao cedo. Levantamos e começamos a descer a escada, eis  que o garçon desceu correndo atras de nos, parei para pagar nosso consumo de 1 agua e 1 refrigerante. Nisto, começam os berros de uma mulher de dentro da sala, e eis que surgem rapidamente os pratos trazidos por um homem e a conta na frente, claro. Eu disse que pagaria nosso consumo, pois a demora tinha sido  excessiva. Sem que terminasse o homem se postou na minha frente, aos BERROS,  jogou os pratos. Eu comecei a tirar da carteira o dinheiro para as bebidas. Continuando a berrar,  ameaçou me bater e de chamar a policia. Acreditem. A violencia verbal dele era absurda. E os dois garçons atras de mim. Nisso, Bia ja tinha subido a escada,  saindo do restaurante. A conta que ele quase esfregava na minha cara era de 26 euros. Eu tinha tirado da carteira 10 euros para as bebidas. Eu disse que ele estava berrando comigo, e ele berrava mais ainda, e quando vi que estava ao ponto de realmente ser agredida, tirei 20 euros que ele arrancou de minhas maos com os outros 10 euros que eu ja tinha tirado. O troco ? Ele jogou 2 moedas de 1 euro em minhas maos e 2 no chao.

Portanto, Monreale e imperdivel, mas do restaurante com varanda em Monreale, fujam.

QUEM EXPORTOU PARA QUEM ?

Acreditam que em Palermo tambem tem aqueles meninos que aqui sao homens, que quando voce para no sinal/farol/semaforo, vem com uma garrafinha com sabao e o rodinho pra sujar seu vidro ?  Odeeio, pois sujam o vidro mais do que limpam e exigem um troco. Pois é, aqui tambem tem, mais nas ruas perifericas de entrada na cidade. Pelo jeito sao imigrantes, mas  pelo menos pedem sem intimidar.

OS ITALIANOS PODEM SER  ADORAVEIS

Depois daquele relato de Monreale que foi uma das minhas piores experiencias em viagens, senao a pior, tenho que contar as experiencias generosas com italianos que tivemos em nossa estadia.

De Siracusa para Palermo

Nao tive a menor dificuldade em dirigir nas estradas italianas que sao muito bem sinalizadas. Mesmo que voce entre em alguma direção errada na estrada, mais adiante vai ter uma saida para voltar à estrada que  voce estava e da qual saiu por engano. A nossa viagem de Siracusa para Palermo foi uma alteraçao no roteiro, pois estavamos cansadas da viagem a Piazza Armerina na véspera que levou o dia inteiro. Para nao picar com 2 stops em Sciacca e Erice, resolvemos ir direto para Palermo que usamos como base.  Fomos pela auto estrada A19 que atravessa o centro da Sicilia, mas para isso tivemos que voltar ate Catania. Mal saimos de Siracusa, ja lembrei da Lena quando vi 4 vero ciclistas na estrada e uma van acompanhando.  😉  A paisagem da estrada era arida, tudo muito seco, a vegetaçao esturricada mesmo, ainda bem que nao jogam cigarro pela janela. Montanhas e montanhas, de vez em quando algum verde,  como ciprestes, plantaçoes de limao siciliano ou oliveiras. O carro, uma camionete Stillo,  como sempre comportou-se tao bem, tao estavel nas curvas,  tao confortavel,   como ja disse,  pensei em pedir pra embrulhar pra viagem  😆   A media de velocidade  de 100 a 120 km, era como se  estivesse a 80km.  Algumas horas depois, paramos em um posto de gasolina AGIP para esticar as pernas e comer alguma coisa. Comi um sanduiche enorme com muzzarela e tomate, em  pao arabe aquecido Bia idem, leves e deliciosos, com  suco de laranha e cenoura, gatorade, suco de pera pra Bia e expresso pra arrematar. Tudo 13,50 euros. Seguimos em frente, ouvindo sempre um CD que Bia tinha comprado e ficou como fundo musical da viagem. Algumas horas depois, em algum ponto ja mais proximo de Palermo, sem querer passei para uma rodovia que ia pelo litoral e avistamos o mar Tirreno. Linda  paisagem ! Paramos no primeiro posto AGIP e ficamos um  tempo apreciando  aquele marzao. Tomamos um gelatto, um expresso e em frente. Sempre com mapa na mao que pouco precisavamos usar, pois como disse ha sempre placas de sinalizaçao da cidade destino, no caso Palermo. Ja sabiamos que a entrada em Palermo seria dificil, fomos seguindo, seguindo, e em alguma das marginais nao entrei corretamente e  parei para perguntar informacoes a um homem sentado em seu carro estacionado. Per favore Palermo, pedi. Qual  hotel ?  Ucciardhome . Ele riu e disse que nos estavamos longe, na periferia da cidade,  mas protamente o que fez ? Entrou no carro  de volta e pediu que  o  seguissemos. Fomos seguindo, e ele simplesmente nos levou ate a porta do hotel !!! Magnifico nao ? Quanta generosidade !!! Quando agradeci muito a ele, disse que nada demais tinha feito. Fofo nao ? Grazie, grazie. Prego ! Ele foi embora tendo feito uma boa açao a 2 brasileiras perdidaças.  A essa altura estavamos amando Palermo e seu povo.  🙂

Em outro momento, quando fomos devolver o carro, ao passar por uma das rottondas, senti que errei, parei para pedir ajuda a um motoqueiro, e o que ele fez ? Simplesmente, pediu que o seguissemos, entrou e saiu por varias ruas e nos deixou num ponto certo, onde nao havia mais erro. Grazie, grazie !! Prego ! Sao ou nao sao adoraveis, concordam ?

OS CACHORROS TÊ M LUGAR ESPECIAL

Na Europa os cachorros sao aceitos em qualquer lugar, e não são necessariamente pequenos, em geral são cachorrões.  O Jorge comenta sobre um cachorro em lago da Suécia. Você pode entrar em um restaurante, sentar e de repente um amigão está esparramado embaixo da sua mesa, e se levanta haha. Isto aconteceu conosco num restaurante em Paris.  Em Taormina, estive num banco para pegar um refund de uma compra, eis que no meio da agencia, esta deitado um cachorrao de pelo vermelho, nao sei a raça.

Pensa que alguém chamou o dito para sair ? Deitadão continuou e você que  desviasse  dele 😆  No dia seguinte, voltei na mesma agência, lá estava o cão perto da janela. Quando entrei ele se levantou e foi para o mesmo lugar da véspera, bem no meio da agência.  É  mais fácil limitarem acesso de crianças a recintos do que cachorros  😉

SEGURANÇA E MULHERES SOZINHAS

Essa viagem à Sicilia nos surpreendeu no quesito segurança. No tempo que estivemos em Taormina, circulamos em qualquer horário do dia, inclusive à noite,  sempre à pé e nos sentimos absolutamente seguras. As pessoas passeavam pela cidade, sem nenhuma preocupação ou stress de furto. No dia em que jantamos no Baccanale, nos sentamos em mesa de frente para o salão onde tínhamos cortado o cabelo dias antes,  e do lado direito havia um predinho de uns dois ou três andares, cujo acesso ao apartamento do 2o andar era por uma escadinha diretamente da rua, há uns 10 passos de nós. A porta deste apartamento estava escancarada, com um carrinho de criança vazio do lado de fora, e um menino de uns 7 anos que brincava, descendo a escada, saindo e entrando do apartamento, como se a rua fosse uma extensão da casa dele, portanto,  preocupação com segurança zero.  Eis que a filha da dona do salão que devia morar  também nesse predinho, sai e grita maaaaaamma,  sempre a mamma, como se não houvesse limites entre o salão e  a casa dela, muito engraçado. Aliás, vimos que esse salão também era  um negócio familiar, onde mãe e filhas trabalhavam juntas, mas a mamma percebe-se que é fundamental.

Eu havia lido no Rough Guide que deveriam ser evitadas ruas escuras em Siracusa e Palermo. Em Siracusa, voltávamos à noite a pé pelas ruas sem nenhuma preocupação. Inclusive, havíamos encontrado uma japonesinha só, numa confeitaria à tarde quando comemos uma focaccia e um gelatto, pois restaurantes para almoço só até 2 horas da tarde, depois disso só a partir de 7 da noite para jantar, e quando chegamos à noite, saia ela do mesmo hotel Gutkowski, livre, leve e solta.

Em Palermo também não tivemos nenhum problema com segurança. Apesar de estarmos em cidade grande, não passamos por nenhum problema e andávamos a pé o tempo todo. E para chegar ao Ucciardome andávamos um bom pedaço, pois fica num lugar mais sossegado, fora de trânsito de ruas principais.

Enfim, foi stress zero com relação à segurança nessa viagem, graças a Deus. 

 

Todos os posts da série Viagem à Sicilia:

Taormina

Siracusa

Piazza Armerina

Bora pra Palermo

Erice tem magia

Segesta

De volta à Palermo

Ciao Sicilia

 

226 thoughts on “Viagem à Sicilia

  1. Buon viaggio! Nós vamos junto!
    😆

  2. Emília says:

    Como não poderia incentivar? Viagem belíssima, Majô!
    Essa é para recarregar as energias… 😀
    Um grande viagem para vocês!

  3. Bem-vinda ao mundo dos DONOS de blog (não apenas dos COMENTARISTAS!). Sucesso!

  4. Parabéns pelo Blog!!! Que legal. Já estava na hora de vc ter o seu espaço, não é isso? Parabéns! Olha, nós chegamos ontem de férias com a pequena mascote Clara. Foi tão legal! Vou postar várias fotos em viagem com bebês. Um abraço, estou linkando vc… Parabéns de novo.

  5. Diogo says:

    Shooww!!! Boa viagem, seguiremos aqui contigo…

    PS -> me identifiquei muito com o teu estilo destemperada e impulsiva de ser: passagem barata?! tempo de sobra?! vontade de ir?! pô, quer mais algum bom motivo pra embarcar?

    Bjos

  6. Querida,
    Parabéns pelo blog e ótima viagem pra você e Beatriz!
    E obrigadíssimo por acreditar no nosso trabalho lá na Superviagem. 😉
    Beijão… Até a volta,
    Bruno

  7. Ellen says:

    Majô,adorei o Blog e também estou de olho na sua viagem.Parabéns.

  8. Elisa says:

    Amei seu texto, Parabéns. Espero ansiosamente o retorno para saber tudo, estou neste momento decidida a ir para Costa Amalfitana no fim da setembro, mas dependendo dsta sua viagem posso até mudar tudo. Tb me identifiquei muito com seu jeito de escrever. O meu namorado, as vezes fica “louco” porque nossas viagens são assim, assim… Vou lendo as dicas aqui e ali e no fim “construo” a viagem! Sucesso a você!

  9. Mari Campos says:

    Majô, que delícia entrar no seu blog! O texto está muuuuito gostoso!
    Uma maravilhosa viagem pra vc – de preferência com muitos posts e fotos para podermos viajar junto! Bjs 😉

  10. Mô Gribel says:

    Majô querida!
    Boa viagem, divirta-se muito e fotografe até as tampas dos bueiros!
    Beijo e o blog tá uma graça!
    PS: eu adoro astronomia, portanto, amei a sua foto!

  11. Lea says:

    Majô, querida,

    Que maravilha, chegou o tão esperado dia! Tão planejado, tão desejado… Fico feliz que minhas dicas tenham ajudado. E que vc, com muito mais vergonha na cara do que eu, já falou muito mais da sua viagem à Sicília — que ainda nem começou — do que eu no meu blog…
    Bom, fiquei ainda te devendo as dicas de restaurantes (e vc tinha ficado de me cobrar, poxa! :)) e devo te enviar por email ainda hoje. Espero que vc consiga pegar. Ah, e claro… aproveite MUUUUITO!

    Beijos grandes!

  12. Beto says:

    Ué! Cê já foi? E eu nem vi! Aposto como vai voltar com a mala cheia de pedras do Etna. Beijinhos e boas viagens.

  13. Majo says:

    Meus querido todos,

    Obrigada a todos, Riq, Emilia, Arnaldo, Jorge, Bruno, Ellen, Elisa, Mari, Mo, Lea e Beto, pelo carinho e a visita, prometo que vou me esforçar muuuuito pra dar conta.

    Riq, vou tentar escrever desde que eu me entenda com esse lapitopi. Ontem tentei, mas ele tava de mau comigo. 😦

    Jorge, bemvindo ao VNV !! Agora voce ja batisou a giramundinha Clara, manda as fotos pra gente. Vou tentar linkar voce.

    Lea, voce ajudou muuuuito, tudo superou nossas expectativas, nos e que temos que agradecer ter nos feito descobrir essa cidade bacanerrima 🙂 Esse hotel e MARAVILHOSO. Fotografei tudo. Estou aqui escrevendo de frente para uma gruta com esculturas lindas. Bem deixa eu escrever no blog.

    Meninos e meninas, ontem fiquei uma hora escrevendo no blog do Riq e aqui duas supermensagens e na hora de enviar, SUMIRAM. Vamos ver se agora vai :)Fiquei de 1 as 2 da manha 😦

    Mo, nao esqueci do italiano que voce me pediu, da uma ideia da idade. Muuitos charmosos 🙂
    Emilia, começa a planejar sua viagem com o querido para ca, o risco e voce querer morar aqui 😆
    Beto, Vou voltar cheia de berimbaus de ceramica, liiiindas. A vista do Etna e o Mediterraneo desta colina sao uma coisa !!!
    Diogo, coloca um gel no cabelo se quiser ficar na ultima moda da rapaziada italiana. 🙂 Super fashion 😉
    Bruno, tudo deu certo!! E dizer que fechamos tudo, sem eu sair do computador. 😉
    Mari, Ellen e Elisa , obrigada pela força.

  14. Majô, não se preocupe em blogar ao vivo, não… curta a viagem e blogue na volta, que vale mais a pena!

    Mas de vez em quando entre para dar notícias, né?

  15. Lena says:

    Majô,
    também fui pega de surpresa, que nem o Beto:lol: Nem vi que você já estava aí!! Já que a Léa ainda não fez o relatéorio dela , vou ficar esperando o seu 😉

    Ontem, encontrei um amigo de infância que não via há séculos. Ele fez uma viagem de bicicleta na Sicilia (deu a volta no Etna), que ele organizou com um guia de Nápoles. Ou seja, sem aqueles preços astronômicos deste tipo de passeio, organizado pelas agências americana (pagou 400 dolares). E sem a companhia de um grupo 😆
    Fiquei com uma vontade…

    Ele ficou de me mandar todas as dicas 🙂

    Faça uma ótima viagem e siga o conselho do Riq: blog na volta!!
    bjs,

  16. Lena says:

    Olha só. Visitando o site do hotel Villa Carlotta, dá pra entender perfeitamente o espírito “Destemperado” da viagem!! 😉

  17. Emília says:

    Ai, Majô, cada vez mais a lista para a escolha da lua-de-mel está maior…tenho certeza de que é o tipo de lugar que eu gosto (e tipo de viagem também, fazendo roteirinho!).
    Beijo pra você e aproveita! 😀

  18. Majô says:

    Emilia,
    Voce tem que vir para ca com o querido, Taormina e maravilhosa, linda, encantadora, historia para todo lado, vai guardando dinheiro. Depois digo o preço da passagem. Andei vendo outros hoteis, com preços menores, mas pelo menos um fim de semana voces tem que ficar no Villa Calotta. 😆

    Lena,
    Escrevi la no post, e possivel para nos fazermos essa viagem. E aqui tudo by yourself. Anime-se 😆

  19. Mari Campos says:

    Majô, uma delícia ler sobre “a viagem que deu certo”. Espero que vcs estejam curtindo à beça! Como disse o Riq, não se preocupe em postar agora: aproveite, aproveite, aproveite!!! E, na volta, não esqueça de postar as fotos da sua supermegaultra Nikkon!!! 😉

  20. Elisa says:

    Oi Majô, imagino como esta viagem está tuuudo de bom! Já estou quase pensado em trocar a minha de setembro, rs, rs, rs… Um “detalhe” que eu particularmente gosto em qq parte da Itália, são os italianos. Mesmo sem dominar bem o idioma sempre troco muitas idéias com o povo dai, que adora conversar, especialmente quando descobre que somos brasileiros. Vc já percebeu isso? Qdo estive ai em junho, vários italianos peguntavam se sou prima do Kaká, que eles adoram, talvez pq tenho o cabelo parecido com o dele, ou sei lá? Talvez só para puxar conversa. Já imagino as fotoss maravilhosas… Aproveita!

  21. Majô, nesse negócio de ir atualizando o post todos os dias você está inovando na blogosfera!

    Quando a viagem terminar o relato vai estar na ordem direta dos acontecimentos!

    Beijos

  22. Majo says:

    Mari,
    A minha megaultra Nikon esta sendo testada, ela envia fotos por e-mail, mas ainda nao perdi tempo descobrindo. Agora fotografei esse marzao, quando tomamos cafe la no terraço. ,)

    Elisa, os italianos sao adoraveis e charmosos. Sempre tem la mama nas lojas, ja tiramos foto com os donos da mercearia onde compramos agua todos os dias 😉

    Riq querido, no ano passado eu escrevia um pouquinho todos os dias no scrapbook do orkut, este ano abri o blog porque achei mais facil pra salvar e fazer um diario. beijos, vamos pegar o carro na Hertz 🙂

  23. Lena says:

    Majô,
    tô acompanhando 😆 Tá muito bom!!

    O lance da agência que eu comentei foi porquê a viagem do meu amigo foi de bicicleta, ou seja, precisa daquele apoio para carregar as malas de um lugar para o outro. Só que, ao contrário daqueles tours que as agências americanas vendem e custam caríssimos, este foi feito só para eles. Eles deram a volta no Etna de bike e o guia ia levando as malas para cada hotel onde eles iam dormir. Sem seguí-los.

    Eu fiquei interessada porque morro de vontade de fazer uma viagem de bicicleta, assim que conseguir ficar em forma 😆

    Continue aproveitando muuuuito!!
    bjs,

  24. says:

    Oi, Majôzinha!!

    Quantos detalhes!! Estou adorando!! Não pare de blogar, não, viu? Escreve mais, mais, muito mais!!!
    Quando você voltar a gente troca figurinhas sobre a Itália, tá bom?

    Aproveite, and drive safely,

    Beijos pra você e Bia :mrgreen:

  25. Emília says:

    Que beleza, pegar a estrada num dia de sol, com uma paisagem dessas…em espírito estou no banco de trás aí com vocês 😆

    Lena, adorei esse esquema de bicicleta sem se preocupar com malas…sonho em fazer isso na França, mas algo mais simples, nada de Butterfield & Robinson.

  26. Lena says:

    Emilia, Butterfield & Robinson nem pensar!!
    Me dá seu e-mail que eu te mando este roteiro que recebi. No caso, este é na Sicilia, mas deve ter similares na França também…

    Cadê a Majô 🙄

  27. Meilin says:

    Modernidade éissaê, blogando em tempo real…alguém aí se lembra de slides de viagem feita dois mese antes, no período paleolítico? Valeu Majô, tá bão demais acompanhar seu passeio, fai la brava…Bjins

  28. Mari Campos says:

    Majô, tô adorando! Delícia acompanhar uma viagem assim, passo a passo, em tempo real… a gente viaja junto! bjs

  29. Majô says:

    Meilin, Mari et al

    beijin a todos 🙂

  30. Beto says:

    Óia, a neguinha já tem até avatar… Tá que tá, hein? A gente vira as costas e quando desvira já tá toda incrementada, megapost e o escambau. Cuidado com a máfia, viu? Beijos e bons passeios.

  31. Majô says:

    Beto,
    A Sicilia espera por voce 🙂 As estradas sao otimas e esse carro que alugamos e tao bom que vamos pedir pra embrulhar pra viagem. 😆

  32. Majô says:

    Ze,
    Hoje voce nao pode reclamar, escrevi a beça :mrgreen:

  33. Emília says:

    Majô, você quer matar a gente de fome (ou gula)??? 😛
    Que delícia de jantar…e um bom vinhozinho ajuda a arrematar 😀

  34. Beto says:

    Majôzinha, já estive na Secília :mrgreen: . Mas faz tanto tempo que não me lembro de nada (a grande vantagem de ter péssima memória, é que a gente pode voltar como se fosse a primeira vez 😉

  35. Majô says:

    Emilia,

    Fui la no seu blog deixar beijinhos de abertura, mas nao consigo achar o arroba nesse teclado, descuplae, mas adorei o blog, ta liiiindo, a foto do peixinho e o siri estao barbaras. 🙂

    Beto,

    Voce e o Ze sao os maiores entendidos em Italia 🙂
    Agora, carro em Palermo e uma roubada :mrgreen:

  36. says:

    Maiiiis, Majô, maaaaais, muiiiiito, maiiiiiis! :mrgreen:

    Majô, tome um sorvete de Fràgola (morango) pra mim, tá? Mas quando você for pedir, veja se não dê um fora como eu dei, em Veneza, que pedi um sorvete de “Frangolino”. Mmmmmmm, tastes like Chicken! 😆

  37. aturistaacidental says:

    Majô, obrigadão!!!
    De tão longe e prestigiando o meu blog…que honra!
    Quero ver as fotos dessas cidadezinhas medievais…você sabe que eu adoro 😀

    Zé,
    😆 😆 😆

  38. Emília says:

    Puxa, tô apanhando aqui ainda…
    Essa aí em cima sou eu, viu? 😉

  39. Lena says:

    Também tô seguindo 🙂
    Aliás, não consegui encontrar o hotel Gutwoski em nenum lugar 🙄

  40. Tá muito legal essa viagem. Tô achando que vou fazer a próxima para a Itália seguindo os seus passos. E que ótimo saber que a Clara terá amigos para bater um blá do carrinho. Aproveite!

  41. Mari Campos says:

    Majô, esses relatos estão incríveis! Passo todo dia para ver se tem mais… 😆
    aliás, tô te linkando no meu, tá?

  42. Elisa says:

    Oi Majô, vc lembra qdo te escrevi, ainda bem no início, que uma coisa boa na Itália são os italianos? Pois então!? Penso que vcs estão confirmando minha afirmativa anterior. Alguns amigos sempre me falam que “a Itália seria òtima se não tivesse tanto italiano”, e que eles são são grosseiros e as estradas confusas. Que bom que vc está podendo comprovar que nem sempre é assim. Eu tb fiquei uma ou duas vezes perdida em ROma (imagina!?) e numa das “perdidas”, dentro do ônibus, uma senhora passou da sua parada apenas para levar-me no meu ponto certo. Ela não conseguia entender meu inglês, eu apontei no mapa o local e ela foi até perto, só p me mostrar. Estou adooorando acompanhar teu passo a passo. Aproveita!

  43. Majô says:

    Queridos todos, desculpem não consegui 5a e 6a usar o computador do hotel. 6a de manhã, entrei e logo tive que sair porque chegaram hóspedes. O l’ Ucciardome é ótimo, mas não tem computador comunitário, tem wireless nos quartos, mas sem laptop no internet, portanto…. Eu só usava o computador da recepção à noite, escrevendo em pé, um pouquinho 😦 Mas adorei na 6a ter lido notícias de vocês e os vários recadinhos 😆 Sábado acordamos às 3 quinze da matina para embarcarmos em Palermo para Milão,o vôo era às 6:25h. O vôo saiu no horário, chegando em Malpensa,/Milão no horário. Massss o vôo da TAM que seria às 13:15h atrasou por causa de Guarulhos, saindo às 17:00h. Tínhamos uma conexão para o Rio às 21:30 para chegarmos no Rio às 22:30h. Pousamos em Guarulhos às 11:15, ficamos na pista esperando finger desocupar, uns 45 min. Depois desembarcando, fila pra tudo. As malas também custaram a sair na esteira. À essa altura, já tínhamos perdido a conexão para o Rio. Mais fila no balcão da TAM para remarcarem bilhete e acomodação em hotel. A essa altura, já eram 2 horas da manhã do Brasil, para nós 7, horário de lá. Estávamos mortas de cansadas porque quase não dormimos na véspera, e no avião, por conta de passageiros mal educados, essa história conto depois. A funcionária queria nos colocar em vôo de 6:45h, eu disse que então era inútil irmos para um hotel, para chegar e voltar, e por uma concessão especial, o vôo passou a ser o de 8:45, tendo que fazer check in às 7:40h. Chegando no hotel, mais fila para check in, dos italianos que estavam em nosso avião e iam para o Rio. Dormimos 2 horas, voltamos para o aeroporto, maissss filas enoooormes para tudo. Para despachar bagagens, para controle de passaporte, para revista. Inenarrável. O vôo de 8:45h passou para 10 e não sei o que. Chegamos no Galeão, nós e o povo todo que fez conexão para o Rio, às 13:30. Mais fila para controle de passaporte e espera de malas. Chegamos em casa tão sem energia que se perguntassem meu nome, acho que diria que era Joana D’ Arc. Os neuronios todos pifados. E o que mais irrita é que não precisava ser assim, mas depois escrevo sobre isso. Por que não descentralizar os vôos de Guarulhos para outros aeroportos internacionais como Galeão e Confins. Um martírio imposto aos cidadãos brazucas e estrangeiros desnecessário. Eu estava tão estressada e cansada ontem que não consegui escrever para vocês, e hoje já no trabalho.
    Estou escrevendo com atraso mais notícias e espero nos próximos mais um pouco sobre a viagem.

    Zé,
    Li sua mensagem e tomei sim na 6a feira, o seu sorvete de frágola que eu até então pronunciava fragóla :mrgreen: Estava dilicia, nham morango puro. Na hora pensei tão forte em você que você deve ter sentido o gostinho do sorvete 😆 😆 Escrevi bastante hoje, né ? Vou escrever até o fim da viagem, falta mais um pouco.

    Emília,
    Eu bati muito com a cabeça no blog, e ainda bato, mas a melhor notícia da semana foi seu blog, vero !!!!! 😆 😆 Quando descarregar as fotos, começo a colocar aqui. Tenham um pouco de paciência. 🙂

    Lena,
    O site do Hotel Gutowski, é http://www.guthotel.it como a Emília passou. Vou colocar depois os sites dos hotéis nesse post, incluindo outros que não usamos porque não tinham elevador.

    Jorge,
    Você não imagina a quantidade de crianças e bebês que vimos nessa viagem. Tirei fotos de várias para postar aqui, lá é traqüilo, a Clara vai ter francesinhos e americaninhos para papear, vai ser difícil ela querer voltar 😉

  44. Majô says:

    Mari,
    Pra mim é uma surpresa que estejam gostando, sou muito explicadinha né ? Obrigada por ter paciência para ler 😉 Eu já linkei você também.
    beijos

    Elisa,
    Eu lembro sim. Pois é, de um modo geral eles são atenciosos e adoram quando você diz que é do Brasil. Mesmo não falando italiano eles se esforçam para ajudar.
    Agora fila não é com eles, é um empurra empurra, mas tem que saber levar. 😉
    Como minha alma ainda está lá, vou continuar fazendo alguns relatos que faltam até o final, se tiverem paciência para ler. 😆

  45. Elisa says:

    Oi Majô, foi ótimo vc fazer o relado do teu vôo de retorno, pois amanhã (exatamente amanhã) eu irei emitir minha passagem aérea para Roma em set. Estou com reservas na TAM (com conexão em Milão) e na TAP (com conexão) em Lisboa. O $$$ da TAM está bem melhor, mesmo incluindo o trecho doméstico no Brasil e o trecho Milão/Roma, ainda é menor o valor, mas agora lendo teu cometàrio, acho que não vale a pena.
    De TAP é muito mais perto, menos horas de vôo e nunca peguei nenhum atraso, já que o vôo sai de Fortaleza e por enquanto o aerorporto de lá tá tranquilo e não temos problema de mal tempo. Em junho fui a Itália de TAM, pq fui de milhas, mas não tive nenhum problema. Mas todo mundo diz que eu tive sorte demaaais!
    Olha, eu adooorei este teu jeito “explicadinha” , é otimo! Espero as fotos.

  46. Majô says:

    Elisa, o problema é sair ou chegar em Guarulhos. É uma roubada. A concentração de saidas e chegadas lá, o que chamam de hub, é um absurdo, e um desrespeito aos passageiros. Se eu tivesse como sair e voltar para Milão do Rio, e não sei por que ainda não fizeram isso, essa seria a nossa opção sem dúvida nenhuma. Ou então, fazendo escalas com o mesmo avião. Pelo que entendo, você vai sair de Fortaleza, é isso ?

  47. says:

    Majô, “a explicadinha”, chegou! Sejam bem-vindas!! Já estava com saudades…

    Majô, quando um Italiano grita com você, o negócio é gritar mais alto que ele. Dizem que só assim é que eles abaixam as orelhas. Será? Sei não…, mas no geral eles são bem atenciosos. Ah, o gelatto que você tomou 6a feira estava muito gostoso, viu? NHAMMMMM.

    Bjs, :mrgreen:

    PS: Tô de casa nova… Vai lá, senão eu fico assim 😦

  48. Emília says:

    Majô, já em solo brasileiro? Puxa, como passou rápido…mas muito bem aproveitado, como pudemos comprovar pelo relato ‘online’. Excelente!
    Invejinha (da boa, não se preocupe, não 😉 ) das vistas, dos mosaicos e dessas comidas maravilhosas (fragola? É comigo mesmo!).
    Pode ir descarregando essas fotos que estamos todos curiosos!
    PS: Dá uma passada lá no blog do Zé que está demais! Destaque para o post das expectativas 😀

  49. Majô says:

    Zé,
    Pra começar, adorei o seu avatar.
    Minha mãe sempre dizia isso também, quando um italiano grita você grita mais alto que ele. Mas naquele caso, foi quase agressão física mesmo. Quando saí, pensei em ir à políca, mas sabe comé, turista…. eu iria perder o resto da tarde e ainda me aborrecer muuuito. Saiu mais barato, ir embora passear. E logo que chegamos em Monreale, estacionei o carro, e daqui a pouco a Bia me chamou que o guarda estava multando carros. Fui perguntar se podia estacionar onde parei, o moço que estava com ele perguntou de onde eu era, do Brasil ? Abriram o maior sorriso, do Rio, carioca ? Foi uma festa, ainda tirou o carro pra colocar na vaga dele. Aliás lá também param carro de todo jeito, em fila dupla, em lugar proibido, sabe comé sangue latino :mrgreen:
    Claro que eu vou lá no seu blog casa nova 😆

  50. says:

    Majô, brigadão pela visita lá no blog 😉

    Agora, vamos ao que interessa: FOTO! Majô, quero FOTO! :mrgreen:

  51. Mô Gribel says:

    “OH, Majô! Como assim? Eu ia todo santo dia lá para ver se tinha novidades no seu blog! rs
    Até tá desculpada por não ter postado nadica de nada na sua viagem, viu? 😀
    Repito: espero que a viagem tenha sido ótima e quem bom que vc voltou!”
    Eu, a anta, vinha aqui todos os dias, mas via sempre o início da página e achava que não tinha nada.
    Majô, vc usou o mesmo post de abertura para contar toda a viagem! 😆
    Meu note tem a tela pequenina, então eu não via o que tinha para baixo. Putz!
    Agora queremos foto! Queremos foto! Queremos foto! 😀
    Outra coisa: se um italiano gritasse assim comigo, eu chamava a polícia! rs

  52. Beto says:

    Eitcha! O Braca não perde por esperar… Vai recuperar o prejuízo da ausência logo, logo. Nunca vi o boteco tão vazio. Beijinhos de boas vindas…

  53. Vim conferir o post completo agora 🙂

    O próximo post deveria ser só de fotos, um tem a enredo, o outro o cenário. 🙂

  54. Majô says:

    Zé, o prazer foi meu de relaxar lendo seu blog, e as fotos dos pratos estão pra lá de apetitosas, quase mordi a tela do micro.
    Mas você tá me deixando nervosa, já quer as fotos, meu Deus, cheguei domingo descerebrada 😳

    Môzinha, eu não tenho lapitopi, achei que ia comprar um no Duty Free baratinho, mas não vendem 😳 fiquei frustrada. Em compensação comprei um leitor de cartões que descobri há uns meses aqui num dos posts, e acabei de usar o bichinho que é ótimo, e foi baratinho. Não dava pra descarregar em computador de hotel, já pensou a fila atrás de mim? E escrever naqueles teclados é o bicho. @ era impossível de acertar porque era preciso combinar duas teclas que sempre eram diferentes de teclado pra teclado.

    Beto,
    O meu cão ficou aqui dando conta, lembra do 1o post ? haha
    Preciso emagrecer, muuita pasta, muuito doce, muuito gelatti, vinho bom e barato, já viu né ?

    Jorge,
    Aqui quem manda é o freguês, taí uma idéia, ao invés de inserir no texto, acho que vou continuar só com fotos. Além de descarregar, tenho que arrumar a claridade de algumas e ajustar cada uma para caber no blog. E sabe do que mais ? Fiz vários videos que ficaram de cabeça pra baixo, num intidji.

  55. Majô says:

    E ainda tenho que terminar os 2 últimos dias e fazer um resumo com hotéis e respectivos preços em Taormina, destacar o que achei legal, a mala VNV que levei, as pastas com mapas e reservas de hotéis das quais não me separei, o guia da Lea que não saia da minha bolsa, posta lá Lea, ele é precioso.

  56. Elisa says:

    oi Majô, vc entendeu certo sim, minha intenção é sair por Fortaleza de TAP, é mais perto. Mas ontem qdo fui emitir a passagem ainda fiquei na dúvida. Minha agente de viagem quer me convencer a ir de TAM, o $$$ está bem melhor que nas demais. O problema é ter de ir a SP, com vc diz. Ontem ´lá na agência lembrei do que vc escreveu no início deste post; Vc foi no momento exato, pq agora o dólar deu uma subida e no fim fez uma diferença razoável na minha passagem, por isso tb não emitir, mas o pior é que tenho de decidir rápido pq a medida que o tempo passa só piora.
    Sobre suas fotos, eu te confesso que apesar de estar anciosa para vê-las eu penso, na minha opinião, que foi muito melhor vc fazer assim mesmo. Primeiro para vc não perder tanto tempo só para arrumar (eu acho que vc já fez demais em escrever quase todo dia) e segundo porque deixou todos “aguçando” a curiosidade, não è vero? Beijinhos.

  57. Majô says:

    Elisa,
    Na ida, como disse lá em cima, despachei as malas para Milão, no check in do Galeão por sugestão do próprio funcionário da TAM, o que foi ótimo porque pulamos essa etapa em Guarulhos. Lá, como eu contei acima, a fila de embarque era muito longa, mas andou rápido. Acho que você poderia fazer o mesmo aí em Fortaleza.

    Na volta, o atraso de 3 horas aconteceu porque Congonhas tinha fechado e entope ainda mais Guarulhos. Mas, o funcionário da TAM em Milão, ofereceu na hora o voucher para almoço, ali no aeroporto. Quando falamos sobre a conexão para o Rio que perderíamos, ele disse que fôssemos ao balcão da TAM que eles nos alojariam em hotel. Isto também ocorreu, depois de pegar as malas que graças a Deus chegaram direitinho. Fui para o balcão da TAM, e como a fila era grande para este atendimento, falei com uma funcionária da TAM que estava circulando, que estávamos há 2 noites sem dormir, muito cansadas, ela mandou que fôssemos falar direto no balcão com uma outra funcionária que não lembro o nome, que depois de atender um casal argentino com uma mega prancha de surf, e encheram o saco um pouquinho, ela me atendeu e não questionou nada, imediatamente deu o voucher para o taxi, para o hotel, para jantar no hotel que nem usamos. Não entendi o critério do hotel, pois para os argentinos ela deu para o Ceasar Park e nós um outro, mas pelo menos era limpo. A única coisa que queríamos eram camas para nos jogarmos para descansar um pouco. A volta para o aeroporto era um shuttle do hotel que na hora desistimos, devido ao monte de gente e de malas para serem colocados e que seria impossível acomodar. Mas, o taxi foi 20 reais, o hotel era perto do aeroporto. Quando cheguei em Guarulhos como a fila era enorme, ao invés de entrar, forcei a barra com um funcionário que atendia grupos e ele embarcou as malas.
    Na verdade, tivemos uma viagem de volta prejudicada por conta de passageiros incovenientes e mal educados, e não conseguimos pregar o olho, mas sobre isso vou fazer um post, pra andar de avião tem que ter educação.

    Se a diferença do valor da passagem for assim tão grande, vai pensando positivo como eu fui, e se Deus quiser você fará uma ÓTIMA viagem.

    Você não imagina como eu já estava cansada quando escrevia, mas eu não durmo sem escrever todas as despesas do dia, nomes de restaurantes e que tais. Fora que eu passava tudo como sentia na hora, não dava nem para editar, porque sempre outras pessoas estavam esperando para usar msn, e-mail, confirmar hotéis, etc. Não dava para fazer vários posts etc. Mas já viu como o povo tá exigente, né ? rs
    No ano passado a família e os amigos acompanharam no scrap do orkut, e cobram também.

    Ah ! Não deixe de imprimir os e-mails de suas reservas para você não perder tempo lá com isso. Se for fazer viagens de carro, idem os mapas, tire os percursos usando o Via Michelin, imprima todos de um ponto ao outro. Organize em pasta. Lá, na véspera da viagem que você fizer, consulta rapidinho e não perde tempo também. Já sai sabendo que rodovias vai pegar. Eu levei as duas pastas na sacola de mão, pois o planejamento da viagem estava todo ali.
    Beijos e se precisar mais ajuda, vai falando 😆

  58. says:

    Majô, esse hotel Villa Carlotta me pareceu ser muito legal…Desculpe perguntar, mas quanto é que você pagou pela diária do quarto? :mrgreen:

  59. Majô says:

    Zé, não precisa pedir desculpas, eu ia escrever depois mesmo. Foram 240 com café que era um verdadeiro almoço. Vou colocar outras fotos pra você ver. A Lea tinha dito que em Taormina os hotéis não são baratos.
    Tem um, o Villa Nettuno que não fechei quando soube que não tinha elevador e ar, mas passei por ele e tirei foto, depois vou postar. Ele era cento e poucos euros.
    Esse quarto era ótimo, tinha até sofá pra ler ou assistir TV. E antes do quarto, uma poltrona com abajour, caso você queira ler sem interferir em quem está dormindo. Esse preço foi na alta, na baixa a diária é menor. E não pagava para usar internet.
    Vi vários casais com filhos hospedados. 😆
    Estou tomando uma surra nas fotos, não consigo colocar elas maiores.
    Vou subir uma foto num poster só pra você ver o visu do hotel, depois tiro pra continuar o post. Ainda tô descarregando fotos.

  60. Elisa says:

    majô, obrigadão pelas dicas, amanhã vou tentar desenrolar esta novela da passagem pq agora que o dóllar não parou mais é melhor decidir logo, pq tá cada dia pior. Uma dúvida sobre a pergunta do ZÉ: esse valor é diária individual ou é a diária do quarto? Depois dest sua viagem eu me animei para a Sicília, mas agora só no próximo verão pq agora como te falei vou para C. Amalfitana e penso que não dá tempo para tudo. Beijinhos.

  61. Majô says:

    Elisa,

    No dia que fechamos as passagens o dolar também tinha dado uma subida para 1,95 ou 6, não tenho certeza. A passagem Rio-SP-Milão/Malpensa e Milão/Linate-Catânia (que é na Sicilia) ida e volta, saiu por R$2.789,00 com as taxas. Essas oscilações acontecem, com a tal da globalização…

    Esse foi o preço do quarto, além de ser enorme, era um super conforto, com todas as modernidades, plasma, split, cofre no quarto, roupa de cama de trocentos fios, banheiro com toalhas tb de 300.000 fios rs, shampoo, roupão, etc secador de cabelo. E ainda tem a infra de piscina, sauna, e o café era fartíssimo, com frutas, queijos, pães, sucos, tortas doces, vários quitutes salgados, e tudo na sala do terraço com essa vista. Ainda não consegui colocar as fotos dessa sala em tamanho maior. A decoração deles é de extremo bom gosto, e não é um hotel metido. Foi um dinheiro muuito bem empregado. 😆 😆 Eu sei que estavam cobrando 320 euros pra cima, ficar por 240euros foi um bom desconto.

  62. Lea says:

    Querida Majô,

    Acabei de ler todo seu post sobre a viagem, QUE DELÍCIA! Revivi cada momento, cada curva, cada predinho com flor, cada vista, cada prato delicioso… Foi ótimo saber tbem que minhas dicas ajudaram! Tenho muitas perguntas pra te fazer, saber o que vocês acharam dos lugares… Mas seu post já foi uma ótima leitura e me levou para um bate e volta até a Sicília nesta manhã de sábado.

    Fico feliz que vcs tenham gostado, que a viagem foi o que vcs esperavam… Me ligue quando puder para colocarmos o papo em dia!

    Baccio!

  63. Elisa says:

    Oi Majô,
    vc acredita que ainda não decidi a minha passagem? Mas pelo menos consegui renovar a reserva da TAP até dia 21. Eu não tinha te escrito antes pq estava procurando o valor exato da tarifa que consegui na TAM, mas não encontrei onde anotei. Porém a tarifa que minha super agente de viagens(Sylvia) conseguio na TAM foi melhor ainda que o seu, talvez pq vou na baixa temporada, parto dia 21 de set. O valor exato na me lembro mas ficava pouco menos de R$ 2.400,00 reais, já com taxas. Isso sainde de The/GRU/Milão/Roma e já com o retorno de Bolonha/Milão/GRU/The. Na TAP estava quase R$ 1.000,00 reais a mais. Mas ontem eu tive a idéia de mudar a data de ida para tentar uma tarifa melhor e ela conseguio reduzir a diferença para menos de R$700,00 reais, que já esta bem melhor.
    Eu não tenho NADA, absolutamente nada a reclamar da TAM, ao contrário, eu fui com ele para MILãO em junho e mesmo com atrasos ( por culpa do aeroporto, claro) foi ótimo o vôo, eles me deram tudo o almoço em Milão, taxi em SP e eu ainda mudei a data do meu retorno sem multa. Não precisei de hotel, mas tb eles ofereceram. Estou com dó no coração por não ir de TAM, o pessoal daqui deles são maravilhosos comigo, mas os relatos de todos mundo que eu conheço e que viajou recentemente é o mesmo: muito transtorno em GRU e eu vou preferir evitar.
    Inclusive eu vou até escrever para o “Fale com o Presidente” da TAM para sugerir um vôo para a Itália, pelo menos uma vez por semana como a VARIG tinha com saída de Fortaleza ou como a próproa TAM fez agora com saíde de Salvador, a Fabiana que me atende lá na loja TAM me falou ontem deste vôo p Paris que sai de Salvador.
    Assim que eu decidir te falo.
    Ah! mais uma vez quero te dar os PARABÉNS, por todo este post. Já indiquei para várias amigas e amigos e todos amaram. Vc é uma heroína por conseguir escrever quase ao vivo, por só quem sabe como são aqueles teclados na Europa tem idéia do seu trabalho, eu mesma não tenho paciência de escrever muito lá.
    Bem, vou parar, pq se não… Bjs

  64. Elisa says:

    eu escrevo muito rápido e ainda não criei o hábito de reler tudo que eu digito, por isso tem algumas letras que eu “engoli”, mas acho que dá para vc entender tudo. Bjs

    Ah! Léa,
    ainda estou esperando vc fazer seu post sobre a Sicília que vc prometeu lá no “desculpas esfarrapadas”, lembras? E aproveita e fala tb da sua viagem a Costa Amalfita que vc deixou um comentário no VnV, ok?

  65. Majô says:

    Lea querida,

    OBRIGADAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

    Você foi a madrinha dessa viagem !!! Descobrimos a Sicilia por sua causa ; ) Quanta ajuda até o final, aquele seu manual não saia da minha bolsa, publica ele no seu blog vai 😉 As dicas são todas ÓTEMAS !!
    Adoramos Taormina, só de olhar essas fotos dá uma saudade.
    Seu quarto no Villa Carlotta era parecido com esse aí ? Que conforto !! Nada como ter um sofá para ler ou ver TV quando se chega cansada.
    Amamos o Ucciardhome também, super confortável e a decoração bacanérrima, ainda não descarreguei essas fotos. E o pessoal do hotel uma simpatia, que astral legal !!
    Liguei pra você, mas caiu na caixa postal, vou tentar depois, beijocas na Sofia 😆

  66. Majô says:

    Elisa, o prço que conseguimos já foi melhor que meio de julho, e dois dias depois tinha subido pra 4.000,000. Vocês vão em baixa temporada, os preços são menores um pouco mesmo, tem que ir tentando. Hoje li no jornal que Guarulhos vai passar por obras e diminuir vôos, considere isso também. O pessoal da TAM é muito legal mesmo, mas muuitas filas. Achei que na volta Milão/GRU os comissárioos deveriam ter ter tido mais pulso com 4 passageiros que foram incovenientes com todo mundo em volta. Ao ponto das comissárias não virem mais servir nosso lado. A Bia reclamou mas a zona continuou, com gargalhadas, visitas indesejadas etc. Depois eu conto mais.

    Também vou escrever para o fale ao Presidente da TAM, pois não entendo porque não há vôos saindo direto de outros estados. Deveriam intercalar o vôo para Milão cada dia saindo de um aeroporto internacional. Até para turistas estrangeiros virem será mais atraente. Essa concentração em GRU é um ABSURDO !!

    Obrigada e fico feliz por você vir visitar o blog e gostar, obrigada mesmo, fico meio sem graça 😳 . Os teclados na Europa são terríveis mesmo, um não é igual ao outro, e fora que alguns símbolos como @ são a combinação de duas teclas que nunca são as mesmas.

    Depois escrevo mais, beijocas

  67. Elisa says:

    Majô,
    vc lembra que neste mesmo post, lá no início, vc escreveu que depois iria fazer um post só sobre os “passageiros mal-educados”? Eu acho que vc não deve descartar está idéia, estou certa que todos aqui tem alguma coisa para comentar destes mal-educados. No meu vôo de Milão/GRU, eu estava muito bem localizada, em uma poltrona especialmente reservada pelo pessoal da TAM daqui, mas tinham 6 crianças/adolescentes desacompanhados e isso foi insuportável, imagina? Os comissários tiveram até de deslocar estas “crianças” para ficarem separados pq juntos estavam terríveis. Eu até disse lá para os comissáros que qdo chegasse iria escrever para o Fale com o Presidente e sugerir a TAM não permitir o embarque de tantos menores desacompanhados no mesmo vôo, pq é impossível os comissários cuidarem deles. Qdo cheguei nem lembrei de escrever sobre isso, mas agora vou repensar…
    Abraços

  68. says:

    Majô, quando visitamos Siena, estava tendo por lá, na Piazza del Campo, um casamento, também. Coincidência…

    Os Italianos são elegantes por natureza, mas quando a festa é chique, eles são elegantérrimos!

  69. Majô says:

    Elisa,

    Eu não me esqueci não, não tenho como me esquecer 😉 Vou escrever sobre passageiros mal educados, aguarde um pouquinho 😉

  70. Majô says:

    Zé, fiquei impressionada como casam, e na igreja. Vimos ainda mais um nessa mesma igreja, acho que tenho fotos, se tiver depois posto.

    Também acho eles muito elegantes mesmo, e se vestem messsmo para o casamento, no calça jeans como aqui se vê. Os convidados se produzem sem ficar over. Achei liiindo. Homens e mulheres bonitos, desde pequenos. Vimos 2 meninos de uns 7 anos, andando, todos arrumadinhos de óculos escuros, uma graça, e uma americana que passou e disse, tá vendo começam desde pequenos 😆 😆

  71. Emília says:

    Puxa, estou na marcha lenta…só agora eu vi que tem fotos aqui também!
    Adorei esse casamento…simples e bacana.

  72. Majô says:

    Emília, eu sou marcha lentézima 😉 também quem vai adivinhar que eu estou colocando fotos nas duas ? 😉
    Eu vi que Taormina é uma cidade casamenteira, de repente passando uns dias lá, se anima e ….

  73. Elisa says:

    Oi Majô,
    hj finalmente emiti minha passagem para Itália, vou mesmo de TAP. O preço ficou um pouco acima do que eu queria, especialmente pq na hora que passei o cartão (de manhã) o dólar ainda estava com a cotação de ontem, mais de R$ 2,00 e também pq para sair por Fortaleza a tarifa é mais alta mesmo, os vôos bem cheios na última semana de setembro. Por SP a tarifa seria bem melhor, mas é aquele problema que já falamos. Pelo menos por FOR é bem mais perto, menos tempo de vôo e tudo mais. O problema tb é a data, para ir a Costa Amalfitana, como escolhemos, tem de ser até setembro, em outubro já tem tarifas melhores, mas tem friotb, eh, eh, eh! Próximo verão, já falei para meu namorado, vamos fazer este teu roteiro aqui. Bjs

  74. Majô says:

    Oi, Elisa
    Ótimas notícias suas !! Acho que você fez certíssimo, pagar um pouco mais, mas evitar stress que não combina com férias 😉 Custo/benefício você decidiu pelo melhor. Também acho que sua decisão sobre a época foi importante, pois outubro deve ser frio mesmo.
    Dou a maior força para sua viagem para Sicília, no ano que vem 🙂 Se me perguntassem hoje para onde gostaria de viajar, eu diria…você já sabe a resposta… 😉 voltar à Sicilia. Bjs e comece a curtir a viagem desde já. Mala pequena, hem

  75. Elisa says:

    Oi Majô,

    vc me lembrou bem, “benissimo!” A mala pequena, esse é meu principal problema, meu namorado fica louco. Já pensei até em fazer terepia para ver se consigo reduzir o tamanho desta danada. Recentemente eu descobri uma tática para mim mesma: eu fico pensando nas coisas que eu poderia trazer se levar uma mala menor, no fim da viagem sempre compro uma outra mala e isso é horrível. Mas te prometo que vou tentar, para meu próprio bem! Beijinhos e obrigada!
    As tuas fotos estão cada uma linda que a outra, adoooorei!

  76. Majô says:

    Elisa,
    Desta vez fiz uma mala VNV.
    Vou dizer o que levei, depois coloco num post:
    3 shorts que usei muito
    2 calças molinhas. Usei as duas, mais uma que a outra
    2 jeans, o que viajei, e outro que não usei, então não precisava ter ido.
    3 camisetas justinhas que usei muito e lavei mais de uma vez.
    2 blusas de malha molinha que quando penduradas desamassam. Usei.
    1 blusa de filet colorida de Alagoas.
    1 sandália que usei all the time do tipo Bierkenstock, mas da Tribo dos Pés, sim porque para andar o dia inteiro não pode machucar nem um pouquinho
    1 sandália de saltinho que não usei
    1 sandália de dedo mais arrumadinha que usei algumas vêzes
    1 sandália havaina
    2 chapéus molinhos que usei
    Coloquei uma sacola mole dentro da mala. Bem, claro que a mala expansível veio estufada e a molinha também foi usada e veio cheia.
    Ah, e uma bolsa super leve da Kipling para andar o dia todo, do 1o à véspera de embarcar.
    Foi um super avanço, porque sempre levo mais do que preciso. 😉
    Faz como o Riq, coloca tudo em cima da cama e tira a metade. 😉

    Outra coisa, não deixe de fazer o seguro viagem que é barato, e vale aquele princípio, a gente faz e pede para não precisar usar. 😉

    Que bom que você gostou das fotos, depois vem mais…. 😆

  77. says:

    Majô, na foto aí em cima do hotel Il Baccanale, a “primavera” tá carregadinha de flores, não é mesmo?… Lindão!

    Você sabe que quando estávamos em Monterosso, nas 5 terre, as primaveras estavam carregadinhas também… Pedi para o Mat tirar uma foto (você vai ter a oportunidade de vê-la…vou postar la no BBZ) para a avó dele ver. Minha mãe adora flores… :mrgreen:

    Majô, tem um e-mail meu lá na sua inbox, viu? Please, keep me updated about…., OK?

    Beijots pra você e Bia.

  78. Majô says:

    Zé, eu também achei lindas essas flores do Il Baccanale. Aqui chama-se flamboyant, não sei como chama aí. Por onde nós passamos, inclusive em estradas sempre flamboyants floridos que eu adoro !! 🙂

    Quero ver essa as fotos no Brazil Bellow Zero 🙂 Sua mãe tem bom gosto :mrgreen:

    Estou tentando responder ao seu e-mail, mas o gmail tá de mau comigo, diz que estourei a cota, já apaguei montes de e-mails, ele não se considerou satisfeito. Já tentei fechar e abrir, ele não registrou o que apaguei, tenho msg sua, da Meilin e da Lea e mais outros pra responder.
    Bia melhora a cada dia 🙂 Houve um upgrade de CTI 1 para o 2 🙂 Tudo caminha bem. 🙂

  79. Elisa says:

    Oi Majô,

    eu sempre fiz o seguro de viagens internacional e Graças a Deus nunca precisei usar, nem para saúde e tampouco para extravios de malas e agora mais do que nunca é que faço mesmo, pois eu percebo que a Europa está ficando cada vez mais “chata” conosco. Felizmente, eu sou uma pessoa abençoada e nunca fui constrangida na imigração, mas tanto nos Estados Unidos como na Espanha eu já presenciei brasileiras e brasileiros passarem por certos constrangimentos na hora da imigração, tipo pedir para ver quanto dinheiro a pessoa tinha e se tinha cartão de crédito.
    Olha, adorei esta tua listinha para a organização da mala. Eu já imprimi e vou colocar ao lado na hora de arrumar a minha, pois quero levar o mínimo possível. No meu caso tenho um complicador a mais, é que vou ficar na praia e depois “subo” para o norte que em outubro já está bem fresquinho, por isso preciso de roupas de verão e de outono mais para inverno, entende? Mas pretendo seguir a risca sua dica. Obrigada!

  80. Majô says:

    Elisa, certíssima ! Eles estão meio chatos conosco mesmo. Na volta, quando embarcamos pela Alitalia de Palermo para Malpensa, no check in a funcionária reclamou do peso das minhas malas, uma com 23kg e a outra com 10 ou 12kg. Quando eu disse que era um vôo internacional, simplesmente despachou as malas para o Brasil, e estamos conversados. Eu tinha compra para carimbar tax free. Em Palermo, o policial disse que eu procurasse a polícia em Malpensa. Em Malpensa a policial disse que eu tinha que apresentar as compras à ela. Eram 2 bolsas, uma que eu usava e a outra estava na mala, como a funcionária da Alitalia despachou para o Brasil não pude pegar e abrir a mala. Como eu insisti, ela bufou disse madam, bufou e disse que eu tinha que ter apresentado os formulários em Palermo. Durma com um barulhos desses. E não carimbou, me ferrei.

    Em Guarulhos para embarcar, vi a policial brasileira mandando duas moças tirarem as botas de cano longo.

    Depois vou acrescentar na listinha, 1 jaqueta jeans que usei no avião na ida e na volta, meias de lã tb para o avião, 1 blusa de mangas 3/4 de malha, bem confortável tb para o avião. E uma blusa fresca na mala de mão que troquei quando cheguei em Milão, eu sabia que ia estar muito calor. E roupa de dormir tb caso houvesse desconexão de vôo.

    Levar roupa de inverno faz volume, mas leva camisetas para colocar embaixo das blusas, aquecem. bjs

  81. Elisa says:

    Majô,
    apesar desta “chata” que te atendeu na Alitalia de Palermo, eu ainda penso que os italianos são muito melhores que outros países que já estive, como a Espanha, Inglaterra e EUA. Estou certa que não ia adiantar nada vc ter apresentado os formulários em Palermo, pois eu mesma já fiz assim e esles dizem que tem de ser apresentado somente no ÚLTIMO aeroporto. Já fiz outras tentativas, a úlima foi na Espanha em janeiro: Eu embarquei em Bilbão, lá eles disseram que tinha de ser em Madrid pq aquele vc era doméstico e em Madrid eles disseram que seria em Lisboa, onde eu tinha a conexão para o Brasil e quando cheguei em Lisbo não entrei nem no aeroporto, uma van foi me pegar no avião de Madrid e me levaram “correndo” literalmente correndo para fazer a imigração e já entrei direto no avião para o Brasil.
    Esse negócio do tax free, comigo sempre deu muito certo´, mas nos últimos anos sempre eles tem uma desculpa.
    Agora tu imagina a quantidade de tax free que eu tinha para receber na Espanha, pois eu peguei a liquidação de inverno. Coloquei tudo dentro da mala de bordo, mas mesmo assim nada… ainda levei para Milão qdo fui em junho, mas lá ela explicou que já tinha mais de 3 meses e assim dei como perdido. Quem sabe nesta viagem eu consiga? Bjs

  82. Patricia says:

    Oi Majô! Acabei de ler o seu relato sobre a Sicília… Estou indo para a Itália em outubro e passarei 3 noites na Sicília. Ainda não comprei o vôo (sairei de Nápoles), e estou na dúvida entre chegar por Palermo (e ficar as 3 noites lá) ou por Catania (e passar as noites lá ou em Taormina), queria uma dica!!! Ah, estaremos de carro.
    Abraços,
    Patricia.

  83. Majô says:

    Pois é Elisa, também nunca consegui pegar o Tax Free, recebo um cheque e fica por isso mesmo. Mas foi numa loja com jóias de murano, liindas, em Taormina, onde compramos pulseira e a vendedora deu a dica de pegar o dinheiro num banco na mesma rua a Corso Umberto. Foi super fácil, deram em espécie, foi uma graninha que veio a calhar. Daí peguei o formulário das bolsas e recebi no mesmo banco, sem fila, só tinha o cachorrão deitado rs Das pulseiras consegui o carimbo, mas das bolsas a policial fez o que você disse, empurrou para o outro aeroporto, como eu disse em cima.
    Essa dica, sem alguém for para Taormina, eu tenho o endereço do Banco, mas a questão é conseguir o carimbo depois. 😉

  84. Majô says:

    Patricia, Taormina sem pestanejar !!!! Desce em Catania e vai para Taormina, vocês vão amar 🙂 A estrada é ótima de Catania para Taormina e é perto. O perigo vai ser você querer ficar mais tempo em Taormina ;)Vocês já têm hotel ?

  85. Carmen says:

    Majô,

    Ese es un buen hotel -Villa Carlotta-.

    Eu adoro que en la habitación del hotel puedas hacerte un chá o un café.
    Me gustan esos artilugios para calentar agua. Eu bebo muitos, muitos chás al día. Llegas cansada de pasear o ver cosas y puedes hacer un chá y beberlo tranquilamente sin salir de la habitación del hotel.
    Considero que es muy práctico para descansar y reponer fuerzas.
    En Inglaterra lo encuentras en muchos hoteles, en España en algunos, sobre todo en los hoteles que tienen muchos turistas ingleses.
    Fantásticas fotografías y el lugar también es muy fotogénico.
    Ate logo.

  86. Majô says:

    Carmen,

    Adorei o Villa Carlotta, superou nossas expectativas em relação à homepage deles. Confortável e de super bom gosto.
    Quanto ao chá o quarto, somos duas, adoro ter o conforto de poder preparar um chá no quarto, e esticar as pernas depois de um dia de andanças.
    Por aqui, só encontramos na Pousada do Riacho, na estrada Friburgo-Terê. Uma delícia tomar um chá para esquentar e ler. 😉

    Obrigada pelo superlativo 🙂 , o lugar é que é mesmo muito fotogênico 😆

  87. Elisa says:

    oi Majô,
    hj cheguei em casa tão cansada e com tantos problemas (um problema mais grave que outros: recebemos hj o resultado de um exame de mami e não foi bom) e vim ao seu blog para ler um pouco e olhar as fotos, para “viajar” um pouco e quero te dizer que adorei as fotos que vc postou deste hotel Gutkowski, ainda não tinha visto, quando vc colocou? Ficaram boas as fotos pq vc é tão detalhista que até o “corte” bacana da recepcionista vc pegou. Muito legal, quando eu “crescer” quero fazer fotos assim como vc , tão cheias de detalhes e de vida! Bjs.

  88. Majô says:

    Elisa,

    Tenha fé e entregue na mão de Deus. A medicina hoje tem recursos avançadíssimos em tudo. Por exemplo, o médico me disse que hoje em dia, é difícil você morrer de enfarte, ou pelo menos vai ter uma sobrevida enoorme. Isto vale para todas as áreas. Não fique aflita por antecipação, tenha calma e confia. 😉

    Pois é, eu coloquei estas fotos ontem, estou editando aos poucos. Vejo a foto e insiro no texto, vai tomando “forma visual”, como você disse um álbum de fotografias. Essa recepcionista era uma gracinha e uma simpatia. Ela faz tudo ali, inclusive ajuda a carregar malas, pois não tem outra pessoa. Vou colocar mais algumas, você vai gostar.
    Se você pega uma digital vai tirar fotos iguais, tenha certeza, essas câmeras quase dispensam o homem, basta apertar o botão. 😉
    Acabei usando o tempo para escrever mais no post da Síndrome da Classe Econômica, pois saiu por acaso uma matéria grande no Boa Viagem do Globo.

  89. Chris Pessoa says:

    Que delícia mesmo essa viagem. Estou adorando…
    Agora, que coisa esse cara que quase te agrediu, hein? Que absurdo… mas ainda bem que vc encontrou muita gente legal depois, pra compensar.

  90. Majô says:

    Chris, essa viagem superou todas as expectativas em tudo. As cidades são lindas, a comida não é cara, e come-se muito bem sempre.
    Se pudesse ia este mês cortar meu cabelo em Taormina ai ai 😉 Como disse aí em cima, foi o melhor corte que já tive e não achei caro.

    Esse cara em Monreale foi um horror, mas foi um episódio, no resto só temos boas lembranças e engraçadas, os italianos são muito engraçados 🙂

    Eu ainda vou colocar mais fotos, tenho muuuitas Não sei se edito o texto que está sem acentos, pois os teclados lá não têm, ou mantenho o original.
    Beijins e obrigada pela visita, volte sempre 😉

  91. Elisa says:

    oi Majô,
    na minha opinião eu acho que vc não deve editar o texto para colocar acentos, não. Eu sou fã da língua portuguesa adoro acentos e textos com uma gramática e ortografia perfeita, isso é uma coisa que eu acho que valoriza muito o texto, mas neste caso eu penso que é muito bacana deixar o original, até mesmo para deixar aquela sensação de viagem “blogada ao vivo”, já viu que legal? Pelo contexto da escrita dá para perceber o que todos nós (ou pelo menos a maioria de nós) já sabemos: que os teclados da Europa são diferentes dos nossos, mesmo porque a língua deles não tem alguns “pequenos detalhes” que nosso português “abrasileirado” tem.
    Agora mudando de assunto, mas continuando no mundo das viagens: Adorei as dicas que vc escreveu sobre o Rio/Corcovado lá no VnV, assim que eu tiver notícias boas sobre a saúde de minha mãe,quero organizar uma ida ao Rio só com suas dicas, ok? Antes eu tinha programado ir a Itália agora em setembro e depois lá para dezembro ou janeiro ir ao Rio, mas agora não tenho mais certesa de nada. Vou aguardar, mas espero que pelo menos o Riio seja este ano. Beijinhos.

  92. Majô says:

    Elisa,

    Você tem razão, acho que vou deixar mesmo sem os acentos, assim também mato as saudades de quando estava lá, é como se eu estivesse me reportando no tempo. 😉

    Coloquei mais fotos ontem não sei se você viu. No post de Taormina coloquei fotos de jóias com murano que achei liiindas e em prata com desenho super clean.

    Com relação à sua viagem, veja, em 2005 estávamos com plano de ir para Paris, e na véspera tivemos que desmarcar. Fomos 1 ano depois, em outra conjuntura, sem agência, ficamos num hotel super charmoso, o Le Saint Beuve que vi pelo Fodor’s, reservei por e-mail, ficamos 12 dias lá e foi tudo uma delícia. Portanto, se você não conseguir ir agora, sabe como é a gente faz e Deus disfaz, vai chegar a hora.
    Quando você quiser dicas me pergunte, o que eu puder ajudar, faço com o maior prazer. Deixe a vida correr, 😉 cada coisa tem seu momento.
    Beijins

  93. Patricia Mutti says:

    Oi Majô, só consegui escrever de novo agora. Então, não vimos nenhum hotel ainda, mas já pesquisei o Vila Carlota e não tem mais vagas para o nosso período… vc tem outras sugestões? Nossa dúvida sobre em que lugar ficar surgiu porque estaremos de carro e queremos aproveitar pra conhecer o máximo de coisas possíveis, e pelo michelin achamos Palermo mais bem localizada… o que acha?
    Obrigada pelas dicas!!

  94. Majô says:

    Patricia, fora o Villa Carlotta, tem o Villa Schuller http://www.vilaschuler.com que está no Frommer’s. Eu cheguei a entrar em contato, mas estava cheio, só tinha um quarto muito grande. Dá uma olhada no site e vê o que acha.
    Você escreveu para o Villa Carlotta ? Quando vocês vão ?
    Tem também o Villa Nettuno que é mais simples, eu coloquei foto dele e o link do site, fica de frente para Naxos, uma vista linda.
    Não sei quantos dias vocês vão passar lá.
    Palermo em si é cidade grande. Dali você pode ir a Erice (cidade medieval linda) e Segiesta (que tem um templo grego lindo, ainda não coloquei foto) que foi o que fizemos.
    Taormina é uma cidade super charmosa. De carro para Siracusa, acho que 2 horas e meia. De Siracusa, fomos a Piazza Armerina, bate e volta.
    As estradas são muito boas.
    Qualquer coisa, pergunte 😉

  95. Patricia Mutti says:

    Majô, eu tinha visto o Villa Carlotta pelo booking.com, mas agora entrei diretamente no site deles e tem vaga sim, mas o total fica mais de 1000 euros no quarto mais barato!!! É esse o preço mesmo??? Estaremos lá entre 16/10 e 19/10, será o final da viagem! Mandei um email para o Vila Nettuno, que é mais barato… o Vila Schueller eu já tinha visto e não tinha mais vaga…
    Vc sabe como está o Etna agora?? Tinha visto notícias de que Catania estaria em estado de alerta…
    Obrigada!!!

  96. Majô says:

    Patricia,

    Não pode ser. Nós pagamos 240 euros a diária com café da manhã. Os preços eram acima de 300 euros. Não sei quem respondeu a você. Caso seja o Antonio, diga que você está indo por indicação de uma amiga que esteve hospedada lá, de 29/7 a2/8 e pagou o valor que eu disse aí em cima. Diga que sou do Brasil, Rio de Janeiro, sobrenome Soares. Esta época deve inclusive ser mais barato que quando fomos.
    Tinha um hotel na Via Pirandello, 39. Entrei mas não pude visitar o quarto pois estava cheio. Quarto duplo 129 euros. tel: 0942 24122
    Quanto vocês querem pagar a diária. Se os 240 está bom para vocês, me avise que eu escrevo para lá.
    Minha irmã viu na TV algo sobre o Etna, mas Taormina é muito longe.

  97. Majô says:

    Esqueci de escrever o nome do hotel é Villa Fiorita.

  98. […] E agora, depois de voltar e ter tempo de descarregar, selecionar e editar as fotos, ela foi lá e ilustrou o post com as fotos que estavam faltando. […]

  99. Patricia says:

    Oi Majô!! Deve ser isso mesmo, porque o total (dos 3 dias) dava uns 1000 euros (não tenho o valor certinho aqui), não mandei email, entrei no site e e verifiquei a disponibilidade/preço lá mesmo… estamos querendo gastar no máximo uns 120 euros a diária se o hotel compensar, já que em lugares mais caros como Roma e Paris, vamos gastar entre 120 e 150 euros a diária em hotéis legais… na verdade achávamos que o sul da Itália seria bem mais barato…. Ainda não recebi o retorno do Vila Netuno, já estou torcendo pra dar certo porque acho que o custo/benefício é bom, agora que tenho mais noção dos preços em Taormina…. Vou checar o Vila Fiorita também. Obrigada de novo!!

  100. Majô says:

    Patricia,
    Taormina é a cidade mais charmosa da Sicilia, é um pouco mais cara que as outras mesmo. O Villa Carlotta é um 4 estrelas, é mais caro mesmo, mas vale o que você paga.
    Na faixa dos 100, o Villa Nettuno está no site dos hoteis charmosos que o Riq tinha me mandado. Eles também não me responderam ao e-mail rápido não.
    Este hotel aqui http://www.elioshotel.com/uk/ fica na rua do Villa Carlotta, quase em frente ao Giardinno Pubblico. Passávamos a pé por ele todo dias. Cheguei a entrar mas não consegui visitar quarto, porque estava cheio.
    Este aqui http://www.pensionesvizzera.com/english/ está com a foto no post de Taormina, junto com o Villa Nettuno. A vista deve ser linda porque fica de frente para Naxos. Também não consegui visitar porque estava cheio.

    Caso vocês prefiram ir a Palermo, o hotel que ficamos foi o http://www.hotelucciardhome.com/en/. De lá vocês não podem deixar de ir a Erice que é uma cidadezinha medieval linda, quem sabe dormir 1 noite lá. E não podem deixar de ir a Segesta.
    Qualquer coisa, volta aqui. beijos

  101. Patricia says:

    Oi Majô! O pessoal do Villa Nettuno me respondeu e tem vaga lá, acho que deve ser legal. Mas gostei bastante de todos esses que vc me mandou, em especial do pension esvizzera, e lá tem vaga também. Achei o custo/benefício desses melhor, vamos ver… Esse de Palermo parece bem caro rs… Mas já decidimos ficar em Taormina mesmo!
    Obrigada por tudo até agora!!

  102. Majô says:

    Patricia, que bom !!! Eu acho que o Villa Nettuno e a Pensione Svizzera ficam na mesma rua. Peça quarto de frente para o mar, a vista é de cair o queixo para Naxos, à noite então, depois me conta.
    Se quiser mais dicas vai perguntando.

    O de Palermo foi 160 euros por noite, acho, mas na época que vocês irão deve ser uns 120.

  103. Beto says:

    Acho que já li o diabo do post umas três vezes e sempre tem novidade. O babaca que quase te agrediu é um ícone italiano. Teve um, em Pompéia, que levantou um amigo meu pelo pescoço. Só não deu sururu porque logo chegou uma turma pra apartar. Nunca havia visto uma coisa daquelas. Ah! E eu existo, viu? Não sou um avatar do Riq, não… 😉 Bjs

  104. Majô says:

    Eu tenho colocado as fotos aos poucos, porque tem que editar uma a uma e leva tempo. Eu vou me entusiasmando e vou inserindo fotos. É como se tivesse fazendo a viagem outra vez, saca ? Coisa de maluca, mexxmo. Cada vez que me lembro dessa história do italiano, agradeço a Papai do Céu, porque ele esteve por pouco por me agredir. E o plano do restaurante é mais baixo que a rua, então ninguém estava vendo. Ele na minha frente quase me sentando a mão e dois garçons atrás, magina só.
    Eu adoooro pegar no seu pé, custou pra aparecer, hem 😉 Mas, pensando bem será que nós todos não somos todos avatares do Riq ? 🙄

  105. Elisa says:

    Oh! Majô, porque vc escreveu que ” é coisa de maluca, mexxmo ” ???
    Eu acho muito legal esta tua idéia de colocar aos poucos as fotos, é uma delícia! Hj eu quase não consigo vir ao computador, mas fiquei na vontade de vir tuas fotos, rs, rs.
    Beijinhos

  106. Majô says:

    Elisa, você venceu !!! 🙂 Eu tava brincando com o Beto, é que eu acho que ninguém faz assim. Mas, a minha mãozinha continua clicando, vou colocar mais algumas 😉
    Gostei dos rsrs
    beijocas

  107. Mari Campos says:

    Continua, sim, Majô! Como diz o Riq, esse teu jeito exclusivo de blogar é ótimo! 😉

  108. says:

    Majô, as fotos que você adicionou ao post estão lindas! Uma buniteza que só veno pra creditá!

    Gostei de Castelmola e Piazza Armerina. Você chegou a passear a pé por lá ou foi só uma passadinha rápida de carro?

    Os hotéis onde vocês se hospedaram são muito bons. Que chique, hein?

    Majô, deixei crescer o meu cabelo, principalmente a franja… está parecendo com o daquela moça da foto lá em cima, só que o meu é verde :mrgreen:

  109. Majô says:

    Mari, eu vou continuar sim !!! 😆 😆 Obrigada 😳 afinal eu não posso decepcionar meus 3 queridos leitores. 😉 Ainda tem um bocado de fotos, 2 cartões eu ainda nem descarreguei. Estou editando as do mosaico de Piazza Armerina e do Duomo de Siracusa.

    Zé, 😆 😳 brigada !!

    Castelmola foi descoberta por acaso, entrei na estrada errada, mas ela é uma gracinha mesmo, mais ainda ao vivo. As fotos não são minhas, copiei de algum lugar na internet, só pra terem uma idéia. Essas cidades Castel alguma coisa, eram construidas no cocoruto dos morros para defesa, assim disse uma guia em Erice.

    O hotel de Taormina foi um presente de Papai do Céu, eu nem esperava tanto. O Gutkowski tem uma localização ótima, em frente ao mar. Só que nosso quarto não dava para o mar, e sim para uma parede de uma casa ao lado. Quer saber, eu achava o máximo estar de frente para uma casa que talvez tenha sido construida pelos gregos. O hotel era bem simples, só tinha um funcionária/o na recepção, mas com a maior boa vontade. Inclusive ajudaram a carregar mala e sacolas de berimbaus. 😉 E tinha um estacionamento enorme perto, dava pra voltar a pé, custava de 9 da noite até de manhã, 1 euro, baratíssimo. E o café da manhã, eu já disse em cima era farto, nada contadinho.

    hahahahaha 😆 😆 😆 adorei cabelo verde, vai bombar em Vermont !!! Será que cresce até o Natal ?? Se não pede ao Dr. Mat e ao Pedroca pra fazerem uma colagem com um pouco do deles. :mrgreen:
    E elas estavam absolutamente naturais, nem aí pra nada. Tive que tirar as fotos disfarçadamente com a câmera pequenininha. 😉

  110. Elisa says:

    oi Majô,
    esse estacionamento que vc conseguio por $ 1,00 euro, a noite, é em Taormina? Foi ótimo porque lá na Itália os estacionamentos que colocávamos custava sempre de $ 10,00 a $ 15,00 euros e as vezes até mais.
    Olha, só para dá notíca: minha mama será operada amanhã. Estive hj no hospital e fico pensando com as coisas na vida da gente muda radicalmente de um dia para o outro. Por isso amiga, é que admiro muito pessoas que como vc e sua mana lutam e organizam uma viagem destas que ficará para sempre! É o melhor da vida é aproveitar nossa saúde com essas coisas. Minha mama, como já te falei, sempre foi e espero que depois desta cirurgia continue a ser uma grande viajante, isso é um exemplo.
    Espero mais fotos, ok? Beijinhos.

  111. Majô says:

    Oi, Elisa

    Esse estacionamento por 1 euro foi em Siracusa, era enorme igual a de shopping. Você colocava a moeda na máquina e saia o comprovante que você colocava no painel do carro perto do vidro. Claro que a 1a máquina não funcionou, e na 2a tive que esperar um homem pensando alto se pagava ou não o estacionamento. rsrs Um outro disse que era melhor ele pagar 1 euro pela noite, do que multa de 20 euros caso não estivesse com o comprovante. Bem, esse argumento acabou por convencê-lo. ; Em Taormina o estacionamento é mais caro sim. Mas só alugamos carro na véspera de sair para Siracusa. Lá não precisa de carro é tudo a pé mesmo. Paguei 10 euros no hotel, isso depois de pedir desconto na reserva por e-mail, de 15 ele baixou para 10 na hora 😉 Mas, 1 euro é muito barato mesmo.
    Sobre sua mama, eu imagino que ela opere para estancar algo que não está bem. Fique calma, isso é radical, mas com tratamento ela vai superar. Conheço muitos casos em que as pessoas depois de um certo tempo mantiveram a vida normal. Vamos rezar por ela, aliás vou PEDIR A TODOS QUE LEREM ESSE COMENTÁRIO QUE REZEM PELA MAMA DA ELISA AMANHÃ ! A solidariedade do VNV é uma corrente forte, sejamos solidários com a Elisa 😉
    Laços de família são muito importantes na formação das pessoas, e laços de amizade também 😆
    Elisa, você é que é uma pessoa muito sensível e bacana, obrigada por estar aqui de olho todos os dias.
    Bom mesmo vivermos um pouquinho dos nossos sonhos, nem todos são possíveis, mas o que vier, vamos curtir da melhor forma.
    Sua mama e você vão viajar muuuito ainda !!!!
    Não consegui subir fotos ontem porque o post Viagem à Sicilia criou vida própria, rsrs não consegui apagar nem subir fotos ontem nem hoje. Deu um tilt. Uma pessoa do suporte do WordPress disse que ia resolver, tô esperando. Beijinhos e fica com Deus

  112. […] eu errando e aprendendo. Na véspera da viagem  já de madrugada,  subi uma foto com o post Viagem à Sicilia que foi ao longo da viagem foi  recheado com os relatos cada dia.  E como era bom ler os […]

  113. Elisa says:

    Majô, querida,

    este que pode ter sido seu primeiro post “pra valer” é para mim um dos melhores e que eu gostaria de ler e reler várias vezes porque é bom demais.

  114. Majô says:

    Elisa, agora li um pouco o post outra vez, deu uma saudaaade….

  115. mary says:

    oi gostaria de conversar com alguém que mora na Italia, meu sobrenome e Piazza gostaria de saber a Cidade de Origem.
    Bjs

  116. Majô says:

    Mary,

    A Luisa do blog Arquivo de viagens que está no meu blogroll mora na Itália. Também o Neno, namorado da Elisa, é italiano.

  117. marcia says:

    Nossa! Adorei a viagem à Sicilia que vcs fizeram! Parecia que estava junto de vcs, apreciando aquela paisagem deslumbrante e comendo aqueles pratos maravilhosos!
    Bem, na verdade, como nunca fui à Europa ( que vergonha! Os EUA conheço de cabo a rabo!), comecei navegando em busca de dicas de viagem e… vim parar aqui.
    Como sou inexperiente, em matéria de blogs, estou meio perdida. Quem é Bruno? E Lea e Riq? Como eles lhes deram as dicas dessa viagem de sonhos?

  118. Majô says:

    Marcia,
    Seja bemvinda ! Graças a seu comentário voltei aqui no post, reli e revivi a viagem, foi um sonho mesmo. A Sicilia é linda e a comida na Itália é ótima, leve e barata 😉

    Não perca tempo, vá à Europa sim, é toda linda, dependendo do tempo que você dispuser, escolha 2 ou 3 paises. Pode ir perguntando que como puder ajudamos você a montar a viagem.

    O Riq – Ricardo Freire – tinha um blog o Viaje na Viagem http://viajenaviagem.wordpress.com Nós todos nos conhecemos pelo blog dele e batíamos altos papos. Ele se auto intitula um turista profissional rsrs sabe tudo sobre viagens, fora que é uma pessoa sensacional. Este ano passou para outro endereço de blog http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem
    A Lea fez a viagem para a Sicilia em maio, me mandou as fotos, eu fique siderada, e me passou todas as dicas, e papum fomos pra lá. O Bruno tem uma agência de viagens, a Superviagem http://www.superviagem.com.br/ e foi com ele que comprei as passagens, aluguei o carro e fiz o seguro de viagem.

    Volte sempre e vá perguntando 😆

  119. Sil says:

    Ola. amei seu blog, as discriçoes estao perfeita, me senti na Italia, mesmo estando do outro lado do mundo, nos USA. Obrigado!

  120. Majô says:

    Sil, que bom que você “viajou” um pouco, fico feliz em ter gostado. Seu comentário me trouxe aqui pra Sicilia, volte e será sempre bemvinda.
    Um abraço,

  121. Elisa says:

    Querida Majô,

    você não pode imaginar o quanto lembramos de você nesta viagem… O tempo todo e a cada detalhe que eu olhava via a imagem de você e de seu blog perfeito da Sicília.
    Eu lembrava que uma das primeiras frases que li no seu blog foi: “-Esta viagem acabou saindo por um conjunto de fatores favoráveis…” Eu lembrava desta sua frase e pensava que a nossa viagem acabou saindo por dois fatores que estão inteligados:
    1-Seu blog e
    2-Todo o incentivo que você me deu.
    Eu jamais tinha pensado em ir a Sicília, pois imaginava ser apenas “Belas Praias” e praia por praia prefiro as do nordeste brasileiro, ate posso abrir uma excessão para as praias do Caribe, mas…
    Foi você quem me mostrou a imensa cultura, história e beleza que a Sicília tem. Depois fiquei em dúvida por que eu não dispunha (pra variar) de dias suficientes, mas você me mandou um SMS que foi decisivo: “-vá , nem que seja só por poucos dias, fique em Taormina.” Isso me incentivou e lá fomos, ficamos menos dias que você e Bia, acho que no total foram 9 noites e 10 dias, até perdi a conta, pode?
    Mas foi perfeito, inclusive porque não tivemos tempo de fazer tudo que você fez e assim ficou um motivo para retornar em breve.
    Amei tudo. Muito obrigada por ter um blog assim , que nos ajuda a realizar sonhos.
    Beijos, Elisa

  122. Elisa says:

    Sim , Majô,

    eu tentei te escrever de lá, mas tive pouco tempo de ir a internet (só fui 2x e fiquei minutinhos) e não consegui me entender com os computadores de lá. Depois entendi qual foi meu erro. Foi tão bobo que nem deveria te dizer, mas vou falar: É porque eu escrevia mensagem no teu post, mas não coloquei o meu email, porque aqui no meu computador tá salvo e lá não lembrei deste detalhe.

    Mas uma coisa importante que escrevi ainda lá vou repetir aqui:
    É sobre a tua foto de abertura deste post, sim esta foto maravilhosa com o “Tempio di Eracle”.

    Quando eu cheguei ao “Valle dei Templi” e vi este Tempio de Eracle meu pensamento foi direto a imagem do Filigrana, mas fiquei tão extasiada porque é uma sensação indescritível realizar um sonho, que fiquei na dúvida se era o mesmo da foto, por isso estava tão ansiosa de chegar e correr aqui para conferir e ver se é mesmo o Tempio de Eracle e é. Vou te mandar uma foto por email, claro que não tem esta iluminação linda, com esta luz de céu amarelo porque acho que assim só foto profissional, mas vou te mandar mesmo assim, ok?

    Beijos

  123. Majô says:

    Elisa, ai que bom que vocês gostaram !!! Estava louca para saber as novidades !!
    Você não sabe quanto fico feliz em vocês terem curtido tanto quanto eu a Sicilia que é tão rica em beleza, história e cultura, como você diz 😉 Além de ser um destino bacana e pouco explorado por brasileiros, tem preços mais em conta em relação à Europa. Quanto às praias concordo com você, achava ótimo os europeus descerem para as praias e deixarem Taormina lindamente ao nosso dispor 😉
    Fico meio assim sem palavras para agradecer suas gentis palavras de incentivo a este blog 😳 . Sem que me dê conta, ao escrever talvez consiga transmitir um pouco o meu entusiasmo real, acrescentando que os olhos dos amigos são sempre generosos 🙂
    Me envie as fotos sim, quero ver !!!!
    Quanto à suas mensagens, tentando usar o teclado que é muito diferente do nosso, como apanhei, esquecemos desses detalhes do dia a dia. Também aconteceu comigo.

  124. Parabens,que viagem adoravel,bem programada,grande beijo!

  125. Majô says:

    Regina, brigadim 😳 essa viagem foi fantástica mesmo !! Se pudesse repetiria igualzinha, só acrescentando mais dias em Taormina. A Sicilia tem além do charme, diversidade de culturas e um sítio arqueológico belíssimo, além de ser bem mais barata que a Europa. A costa e o interior são riquíssimos em paisagens deslumbrantes e acervo histórico muito bem conservado.
    Obrigada pela visita, volte sempre 😆 😆

  126. AlineB says:

    Olá Majô!
    Este post é incrível! Que viagem sensacional!
    Fiquei tão encantada que agora estou com uma dúvida imensa. Queria passar 6 dias de junho na Costa Amalfitana (somos um casal). Mas depois de ler o seu post fiquei com mais vontade de ir a Sicilia. Qual dos dois destinos você acha mais interessante, levando em conta que não conhecemos nenhum deles? Se você puder me dar sua opinião, ficarei muito feliz!
    Beijos e muito obrigada!

  127. Majô says:

    AlineB, essa viagem foi magnífica em todos os sentidos 😆 Como eu disse à Regina, acima, se pudesse faria agora novamente.
    A Sicilia além de cidades encantadoras como Taormina, Erice e inúmeras outras fofíssimas no alto das colinas, ao longo da costa com paisagens belíssimas, tem um acervo riquíssimo espalhado pela ilha, como Piazza Armerina https://majots.wordpress.com/category/sicilia/piazza-armerina-sicilia/ ,
    Segesta https://majots.wordpress.com/category/sicilia/segesta-sicilia/ , o Teatro Grego em Taormina, o Vale dos Templos, etc.
    Recomendo fortemente uma viagem à Sicilia 😆 😆 Se tiver mais dúvidas me pergunte.

  128. AlineB says:

    Ai, Majô! Vontade não falta mesmo de ir a Sicilia… Mas você não acha que 6 dias é muito pouco tempo? Você não acha que aproveitarei mais estes dias na Costa Amalfitana? Vou decidir qual dos dois destinos até amanhã…

    Obrigada mais uma vez! 🙂

  129. Majô says:

    AlineB, com 6 dias inteiros (não sei de onde você virá ?) você pode distribuir 3 dias para Taormina e de lá alugando carro ir para Palermo, como base, indo à Erice e Segesta, foi o que fiz. As estradas são muito boas e em pouco tempo você vai de uma cidade à outra.
    Ninguém hoje em dia tem tanto tempo como gostaria para tantos dias de férias.
    Junho é uma época ótima para você ir, vai amar a Sicilia que ainda é um destino pouco visitado por brasileiros. A Elisa fez a Sicilia com esse tempo que você tem.
    Escrevo para você 😉

  130. Lígia says:

    Parabéns pela descrição e fotografias!
    É uma boa ajuda para quem tenciona programar as suas férias na Sicilia!
    Obrigada!

  131. Rina d`Angelo says:

    Meu desejo de conhecer a Sicilia é originario, afinal meu avô veio da Sicilia. Tenho visto o seu blog muitas vezes e é muito inspirador. Finalmente agora em setembro vou com maridao passar 20 dias so na Sicilia. Comecei a planejar o ano passado, mas por motivos profissionais fui para o Canada e fiz as férias por la. Gostei muito tb, principalmente os B&B muitos legais que nos hospedamos. Vou fazer o roteiro que vc fez na Sicilia e tb visitar a cidades, quase povoados, dos meus avós que ficam no centro da ilha na provincia de Enna ( Nicosia e Cerami). Como teremos 20 dias se tiver alguma sugestao agradeço de todo coraçao. Vou pela Tap de Salvador a Roma (milhagem) e estou pesquisando a forma de chegar a ilha de aviao para ganhar tempo e nao cansar muito. Se tiver alguma sugestao sobre como adquirir o trecho interno na Italia seria ótimo porque iria me ajudar muito.
    Obrigada
    Rina

  132. Majô says:

    Rina, é muito bom ir atrás das origens, fiz o mesmo quando fui à Diest, na Bélgica. Muito obrigada 😳 e ótimo saber que você se sente bem por aqui 😉
    Há alguns anos quase fui para o Canadá, imagino que a costa oeste deva ser linda, mas acabei indo para Paris.
    Delícia saber que você fará este roteiro na Sicilia, e com 20 dias vocês terão tempo para visitar tudo com calma.
    Vou ajudar a você no que puder. Vamos por partes:
    1) Veja se pode trocar seu destino final para Milão, ao invés de Roma, e se consegue incluir o trecho de Milão a Catânia(Sicilia) em sua passagem intercontinental. Esta será a melhor opção.
    Minha passagem foi TAM Rio-Milão(aeroporto de Malpensa) e Alitália de Milão (aeroporto Linate) para Catânia (Sicilia), pois se houver algum problema de atraso no vôo, eles terão que embarcar vocês.

    Se você usar cias low cost, terá limite de peso da bagagem 15 kg. Aliás, de qualquer forma você deve levar mala tamanho médio de 4 rodinhas pra não ter o estorvo de carregar mala pesada.
    Você pode usar o site de busca Kayak http://www.kayak.com/ .

    Fizemos os vôos em sequência. Chegando em Milão, pegamos um shuttle/ônibus http://malpensashuttle.it/ para ir até o outro aeroporto Linate, de onde sairia o vôo Alitalia para Catânia, no sul da Sicilia. Chegamos à noite em Catânia e de lá seguimos para Taormina, meia hora de carro. Fica um pouco cansativo, mas você amanhece em Taormina, olhando o Mediterrâneo e esquece o cansaço 😉

    Se você fizer a Sicilia de oeste para leste, começará por Taormina que é considerada a pérola da Sicília, é um charme. Vocês podem ficar lá uns 5 a 6 dias, ficamos 4 dias inteiros e achei pouco. O post de Taormina é este https://majots.wordpress.com/2007/08/16/154/
    Aliás, vocês já têm reserva de hotéis ?

    Enna fica pertíssimo de Piazza Armerina que é imperdível. Dá uma olhada neste post https://majots.wordpress.com/2007/09/23/piazza-armerina/

    Se vocês alugarem carro, devem providenciar agora no Brasil. Eu reservei com o Bruno, da agência Superviagem. Só reservei a partir do último dia em Taormina, pois na cidade não há necessidade de carro;
    As estradas são ótimas.
    Os mapas você tira pelo via michelin http://www.viamichelin.com/viamichelin/int/tpl/hme/MaHomePage.htm
    Imprima os mapas que ajuda muito.

    Erice e Segesta também são lindas e devem ser visitadas saindo de Palermo. De Palermo você deve ir à Monreale, é linda !
    A partir de Palermo você pode ir também a Cefalu, cidadezinha na costa.
    Vá me perguntando 😉

  133. Rina says:

    Oi Majo
    Estamos nos finalmentes do planejamento da viagem a Sicilia. Vamos começar por Palermo. Rersevei voos Low cost de Roma para Palermo pela Blue-express e Air One.(165 Euros ida e volta para dois) Reservei hoteis apenas em Palermo (BB Amelie) Siracusa(BB Ithaca) e Taormina (Hotel Elios, obrigada pela dica) e depois vamos dormindo aonde encontrarmos. A dona do BB de Palermo me deu dicas de como ir do aeroporto ate o seu estabelecimento (300 metros da parada) e dica de BB em Marsala. Muito simpática. Esta faltando apenas a reserva do carro que vou providenciar esta semna.Sao tantas opções na internet que a gente fica perdida. Acho que vou fazer por uma agencia local ao inves de internet. Vamos resolver ainda. Vamos comprar um GPS por la porque é mais barato e ja vem com o mapa da Europa que estamos precisando agora. Fizemos uma pesquisa num site que vende estes equipamentos por la e é bem mais barato do que aqui.
    Encontrei este endereço com relato de restaurantes e comidas na Sicilia que é o maximo. Da uma olhada. A gente engorda so de ler, mas e bom. http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/2008/09/15/especial-sicilia-parte-1/
    Agradeço muito suas dicas. Ajudam tanto que vc nem imagina. Aceito mais sugestões. Obrigadissimo
    Bjs
    Rina
    Bjs

  134. Majô says:

    Rina,
    Que delícia a viagem já está chegando. Acho ótimo esse roteiro começando em Palermo e terminando em Taormina.
    Os preços que você conseguiu para os voos low cost estão ótimos.
    Já dei uma olhada no mapa e o Amelie fica pertissimo do l’Ucciardhome. Não deixe de ir a Monreale que fica pertíssimo do centro. E a Erice, imperdível e Segesta.
    Tente comprar o GPS em Roma, como eu já tinho dito a você por e-mail, não consegui na Sicilia.

    Você deve alugar o carro aqui no Brasil. Não deixe para fazer isto lá. Você já vai com o voucher. Se quiser procurar o Bruno da Superviagem, ele faz uma cotação para você. O e-mail dele é bruno@superviagem.com.br

    Que bom que vocês vão livres leves e soltos com bastante tempo 😉

    O site engorda mesmo só de olhar 😉 Saudade daquele molho de tomate que eles fazem como ninguém, as pastas divinas e os sorvetes hummm

    Você não sabe como fico feliz em saber que você está aproveitando as dicas da viagem 🙂

  135. andrea says:

    Majô, tudo bem?
    Andei viajando com você por aqui, e agora tô querendo ir mesmo a Sicília!!!! Mas penso em ir final de setembro próximo e início de outubro, o que você acha?O tempo é bacana lá essa época?
    Você acha que maio seria melhor?
    BJ

  136. Majô says:

    Oi, Andrea

    Que bom !!!! Dei uma olhada no Weather.com http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/monthly/ITXX0368?month=1 Só tem previsão até setembro, mas dei uma googlada em outros sites, creio que nesta época você terá temperatura amena, entre 18 e 23 graus . Este site http://www.colonialvoyage.com/paesi/pt/italia/clima.html recomenda setembro como dos melhores meses no Mediterrâneo. À noite, olho nos meus guias. Mas, vá em frente !

  137. Elisa says:

    Oi Majôzinha!!!
    é sempre bom retornar a Sicília, especialmente por seu ponto de vista. E hj sabe que me deu uma saudade do nada e vim aqui só ver a Sicília…

    Olha só, lembras? Eu fui para a Sicília exatamente no fim ( melhor quase no fim) de setembro e foi ótimo, o tempo não poderia estar melhor e a água do mar (apesar de um pouco gelada para uma nordestina) estava uma delícia. Eu recomendo sem medo para a Andréia ir.
    Beijinhos!!!

  138. andrea says:

    Majô e Elisa,

    Obrigada pela dica do site e pela experiência que vocês trocam com a gente!
    Vou “abusando” de vocês aí pelos próximos dias!!
    Super beijo!

  139. Elisa says:

    Oi Andrea,
    a minha escolha da Sicília foi exatamante por causa da Majô, ela foi a grande motivadora.
    Eu fui olhar hj meu álbum de fotos da Sicília (onde coloco entre outras coisas os cartões de embarque da viagem) e vi que a data exata de minha chegada a Palermo foi 12 de set e voltei de Catania p Roma dia 21. Eu fiz o trajeto inverso da Majô cheguei por Palermo e a última cidade foi Taormina.
    E tem mais um detalhe, apesar de setembro já ser baixa temporada para nós brasileiros, lá é as ultimas semanas das férias de verão na Europa, portanto pode já ir pensando nas reservas de hoteis. Talvez, este ano por causa da crise econômica (aqui não temos, mas na Europa toda eles sentem), pode ser diferente. Mas ano passado fizemos nossas reservas com menos de um mês, mas não foi fácil encontrar vagas. Até a Majô nos ajudou para conseguir vaga na hotel Villa Carlota, em Taormina, mas não consegui lá, cidade estava lotada.
    Beijos

  140. Majô says:

    Elisa, eu me encantei com a Sicilia. Rodar aquela ilha é um prazer, fora que os deslocamentos são fáceis e rápidos. Em 40 min você já está em outra cidade, com ruinas do início da civilização, visus deslumbrantes, cidades fofas. Além de comer-se muito bem e com vinho barato.
    Também tenho saudades de andar por aquelas ruas de Taormina e Siracusa.
    A época que você foi é exatamente a mesma que a Andrea quer ir, por suas fotos vê-se o céu azul sempre. Também não peguei nenhum dia com tempo ruim.

    Andrea, qualquer dúvida, pergunte 😉 A Elisa também tem experiência da Sicilia. Começar por Palermo, e terminar em Taormina que vai ser o grand finale é um super roteiro.

  141. andrea says:

    Olá Majô, tem como você me repassar por email as dicas qua a Léa mandou pra ti sobre a Sicília?
    Obrigada!
    Ah….onde (em que região da cidade) é melhor para ficar hospedada em Palermo? Tô seguindo fielmente suas dicas….
    BJ

  142. Majô says:

    Oi, Andrea
    Já passei pra você as dicas por e-mail, mas elas estão neste post Ciao Sicilia https://majots.wordpress.com/2007/11/25/ciao-sicilia/
    O hotel l’Ucciardhome onde fiquei hospedada e era em frente ao presídio com mesmo nome, ficava numa região super sossegada e andando um pouco a pé, estávamos no centro.
    A Rina em comentário ali em cima, reservou um BB, Amelie http://www.bb-amelie.it/ Dei uma olhada no mapa fica próximo do l’Ucciarhome.

  143. andrea says:

    Majô e Elisa,

    Em 1º lugar, obrigada pelo email com as dicas, Majô!!
    Mais umas perguntinhas…rsrsr
    Vocês tiraram a PID (permissão internacional para dirigir) ou não é necessário lá?
    E o que vocês acham de pegar o carro em Catânia e ir com ele para Taormina, não facilitaria? (ao invés de táxi). Ficarei em Taormina 3 dias.
    Você, Elisa, também ficou sem carro em Taormina?
    O meu percurso será igual da Majô!
    Mais uma vez obrigada pelo carinho!

  144. Majô says:

    Andrea, imagina 😉
    Na verdade, eu tirei a carteira internacional sim, mas não foi necessário lá. Para pegar o carro na locadora não me pediram e na estrada também não fui parada por nenhum guarda. Se você se sentir mais segura, você pode conseguir o PID no Detran aí.
    Como cheguei em Catânia tarde e cansada, depois de vôo longo, achei melhor ir para Taormina de taxi. Em Taormina não se precisa de carro para nada, andamos de um lado a outro a pé, fora que as ruelas são estreitas. Carro dentro da cidade é um estorvo e você ainda paga estacionamento diário, que na Europa é caro. Peguei o carro, na véspera de sair de Taormina para Siracusa.
    Mas, como você ficará menos tempo, 3 dias, talvez compense. O estacionamento diário é na faixa de 10 euros (pedi desconto no hotel na época da reserva e me deram, era 15 euros).
    Em Siracusa, tinha um estacionamento público barato, relativamente perto do hotel Gutkowski.

  145. Elisa says:

    oi Andrea,
    na minha opinião vc está certíssima em seguir todas as dicas da Majô, eu fui seguindo ela e me dei muitíssimo bem, até hj acho que foi uma viagem de sonhos!!!
    Olha, eu, ao contrário da Majô, não fiquei hospedada exatamente em Taormina porque não conseguimos vagas em hoteis, estava tudo lotado. E isso foi bom porque eu pude aproveitar e “pegar” uma praia!
    Ficamos em uma praia chamada LETOJANNI, que fica cerca de 20 minutos de carro, é como se ficasse “embaixo” de Taormina, ao lado de Mazzarò e Giardini Naxos (que ao contrário que eu pensei não é um jardim e sim uma cidade e até grandinha).
    Isso foi muito legal porque de manhã ficavamos na praia em frente ao hotel (é uma delícia) e depois subiamos para Taormina ou outra cidade perto, pois ficam bem próximas.
    Mas em Taormina não tem como se entrar de carro, nos deixavamos no estacionamento “fora” do centro da cidade e o próprio estacionamento tem um ônibus que fica transportando os cliente até o centro.

    Em Pelermo eu gostei muito da localização do nosso hotel, pois fica na Via Marianno Stabile, perto de tudo e com muito restaurantes excelentes nas proximidades, fizemos muitos passeios a pé por esta região.
    E por falar em restaurantes vou te deixar a mesma dica que já escrevi aqui em outro post da Majô. Vai no restaurante GIGI MANGIA, fica na via Principe di Belmonte , 104/D . Nesta mesma via tem vários restaurantes e em especial o café Spinnato, que é ótimo!
    Beijos

    • Carla says:

      Oi Elisa!!!

      Estou adorando este blog e já copiei quase tudo!!!
      Conforme meus posts (abaixo), gostaria de saber se é viável conhecer Agrigento e Siracusa sem carro pois preciso definir as bases e o melhor roteiro na Sicília.
      Se for muito complicado, ficaria somente em Taormina e depois seguiria para Palermo (trem /ônibus) para fazer Segesta e Erice.

      Outra dúvida, você ficou em Letojanni, pode me passar a indicação dos hotéis na Costa Amalfitana e seu roteiro?

      Obrigada

  146. andrea says:

    Nooosssaaaaa, gente!!!!
    Obrigada mesmo!
    Já anotei tudinho!
    Bj enorme pra vocês!!!!

  147. Majô says:

    Andrea, se tiver mais dúvidas, grita que a gente ajuda 😉

  148. Rina d`Angelo says:

    Oi Majo
    Voltei dia 28 de setembro. Encantada e escapando da chuva que caiu sobre Messina no inicio da semana passada. Uma viagem feliz. Deu tudo certo. Tenho que contar aos poucos, porque foram tantos lugares e tantas delicias, que precisa tempo e atualmente estou trabalhando muito. Foram 20 dias que ja estamos com saudade. Meus “genzinhos” todos reconheceram e aprovaram tudo. Uma viagem gastronomica/histórica/ natureza e com bom custo /beneficio. A maior dificuldade foi aprender a conviver com o transito louco nas cidadezinhas, onde carro anda em calçadão e ruas que nao tem espaço para um carro aceitam dois. Mas tiramos de letra e entramos no espirito do jeitinho ou seja nas regras ou não regras deles. E mesmo assim nao vimos nem um atropelo, nem uma abalrroada, como dizem .
    Obrigada pelas dicas. valeu mesmo.
    Se alguem tiver uma pergunta urgente pode escrever que respondo ai.
    Bjs
    Rina

  149. Majô says:

    Oi, Rina
    Transmissão de pensamento, esses dias estava pensando em você 😉
    Que bacana que deu tudo certo ! Você deve ter muito para contar, vai com calma. Puxa vida, 20 dias você deve ter circulado muito, tô louca pra saber 😉
    Hehe o trânsito é veramente complicado 😉
    Fico super feliz e quando tiver um tempinho, escreve um relato. você vai viajar outra vez 🙂

  150. Rina d`Angelo says:

    Oi Majo
    Chuva em Salvador no meio do feriado. Vou aproveitar para contar aos poucos alguns aspectos da viagem.
    Voo TAP de Salvador a Roma muito bom. So de nao ter que viajar para Sampa da a sensacao que o voo é curto. Conexao em Lisboa para Roma tudo no horario. Roma para Palermo via Blu-Express perfeito (50 minutos) Se soubesse que era assim tranquilo nao teria deixado uma folga tao grande entre a chegada a Roma e o embarque para Palermo, mas nao era bom abusar, para nao estressar. Engraçado que neste voo os lugares nao sao marcados, vc senta onde quiser e o voo nao estava lotado.
    Do aeroporto ao BB Amelie (calçadão paralelo a rua do Teatro Politeama) fomos de busu ( 5,60 Euro cada). O BB fica num edificio no calçadão em frente ao Antico Cafe Spiannato e quase ao lado do Restaurante Gigi Mangia (Bom – Salada, duas massas e vinho pq e agua – 45 euros). Nao é um BB como o que tinha conhecido no Canada, mas era decente, nao muito grande, mas limpo, silencioso, cafe da manha regular, hospedes simpaticos e proprietaria também e localizaçao perfeita e o porteiro era muito engraçado, falava com a gente sempre que saiamos. Por 70 euros foi bom demais.
    Outros lugares que comemos em Palermo foi no Zi Pina (indicado por Angela do BB e tb tinha visto referencia num artigo do New York Time) perto do Mercado Vucciria. Bem simples. tem um preço fixo para antepasto (bem variado), outro preço para uma massa (com vongoles, bommm) e depois escolhemos uma lula (havia outras opçoes) pra eles grelharem na hora (bomm!!) barato e gostoso e junto com uma (duas, calor!!!) cerveja Moretti. HUmmm. (23 euros)
    No outro dia a noite foi no Divincibo (indicaçao da Lea, obrigada). Elegante, simpatico e a Tabua de antipasto rendeu uma fotinha, porque era bonita, boaaaa e grande. Tao grande que nao deu para pedir mais nada. Bom demais.
    Além disso muitos sorvetes, gostosuras de Aimentares (em frente ao BB tinha um) e dos Mercados e alguns quilos a mais logo de cara e fotos, porque a gente quer perpetuar tudo.
    Conto mais outro dia, preciso trabalhar e tb vou aproveitar a chuva. Saudade da Sicilia!!!!
    Bjs Rina

  151. Majô says:

    Rina, que bom você deixar suas impressôes de hotel e restaurantes com dicas quentinhas 😉
    Legal que tudo correu bem na sua viagem de ida.
    Nosso vôo para Catania também não tinha lugares marcados.
    Nessa região do Teatro há muitos restaurantes e boas cantinas.
    Impossível voltar sem uns quilinhos a mais com tantas gostosuras à nosso dispor 😉
    Obrigada e volte para contar mais 🙂

  152. Elisa says:

    Oi Majô,
    estava em uma missão empresarial com a minha nova diretoria (estão todos ainda bem empolgados e preciso aproveitar) e só consegui chegar agora, mas vim correndo para desejar-te meu Feliz Aniversário, que Deus conserve você sempre a amiga que todos amam!!!

    Felicidade!!!
    P. S. Escolhi este post para deixar meus votos de felicidades porque ainda é meu post preferido.
    Eu não vi a pergunta que vc me falou. Vou ler nos posts seguites e tentar localizar, mas só amanhã, eh, eh! Agora vou dormir, passei só para falar Feliz Aniversário!
    Beijos

  153. Marília Marconi says:

    Majozinha,
    Estou programando uma viagem para Sicília para agosto e já “suguei” quase tudo por aqui…
    Não estava conseguindo comentar antes (acho que meu windos é meio velho, os comentários ficam desconfigurados), mas não podia deixar de passar para agradecer muuuuuuuito por todas as informações, elogiar mais ainda os posts deliciosos e as fotos lindíssimas e enaltecer sua simpatia, graça e carinho!
    Tá tudo lindo demais!! Posso copiar tintin por tintin? 😉
    bjão!

    • Majô says:

      Ueeeeba Marília, que maravilha 🙂 É pra sugar mesmo 😉
      Nossos web vizinhos irão em maio à Sicilia.
      Obrigadíssima querida, tenho que arrumar alguns posts. Na época tinha pouca experiência de algumas ferramentas do wordpress, fora fotos que tenho que uploadar de novo.
      Claaro que pode copiar e me perguntar o que quiser 😉 Qual o roteiro que vocês farão ?

  154. Carla says:

    Olá Majô!!!

    Encontrei seu blog através do VnV e estou adorando. Em junho pretendo viajar com minha irmã para a Itália e temos 28 dias disponíveis. A idéia básica de roteiro é Veneza – Florença – Roma e depois aproveitar para conhecer a Costa Amalfitana e Sicília.
    Pela distância, imagino que eu tenha que ir de avião de Nápoles ou Roma até Catania ou Palermo. Você acha viável nesta primeira viagem?
    Se ficarmos em Taormina ou Pelermo dá para conhecer a região sem carro ou é muito complicado?
    Ainda estamos pesquisando as passagens pois preciso decidir de onde vamos partir na volta.
    Agradeço muito se puderem me ajudar.

    • Majô says:

      Carla. obrigada 😉
      Acho que vocês têm bastante tempo para a viagem. Nosso vôo foi do Rio para Milão, chegando no aeroporto de Malpensa e de lá de ônibus para o aeroporto de Linate que é menor e achei melhor que o de Malpensa. De Malpensa, fui para Catânia, pois comecei a Sicília pelo Leste, em Taormina. Há ônibus de Catânia para Taormina, mas como nosso vôo chegou tarde, usamos taxi.
      Em Taormina vocês não precisarão de carro, seria um estorvo, pois as ruas são estreitas. Deixe uns 4 dias para curtir a cidade que é muito charmosa, gostosa para ir descobrindo a pé.
      Aluguei carro em Taormina, quando saimos para Siracusa, no Sul da Sicilia. Em Siracusa se hospede em Ortigia, explico isso no post.
      De Siracusa, visitamos Piazza Armerina, imperdível. Dá para ir e voltar em 1 dia, mas saindo cedo.
      Ficamos 2 dias em Siracusa e de lá, fomos para Palermo no carro alugado.
      De Palermo, fomos a Erice que é uma tetéia e visitamos Segesta.
      Voltamos para o Brasil, saindo de Palermo.
      Vocês podem fazer a Sicília, pelo leste ou oeste, começando em Catânia e terminando em Palermo, ou vice-versa.
      Vocês podem ir de buzão de uma cidade para outra.
      Fiz as reservas do vôo intercontinental com o Bruno da Superviagem e deu tudo certíssimo. http://www.superviagem.com.br/ Escreva para ele que atenderá muito bem, tenho certeza.
      Qualquer dúvida, volte para perguntar 😉

  155. Carla says:

    Olá Majô!!

    Agora com as passagens emitidas a viagem se tornou realidade!!!
    Veneza-Florença-Roma-Nápoles-Costa Amalfitana e finalmente Sicília.
    Ainda não definimos datas/local, hotéis e já li TODOS os seus posts!!
    Imagino que pegaremos um vôo de Nápoles e estamos em dúvida por onde começar já que a volta é por Roma.
    Vocês acham melhor começar em Catania, fazer seu roteiro e no final pegar um vôo de Palermo até Roma ou o inverso?

    A Elisa foi para Agrigento…considerando o tempo disponível acho que emos que escolher entre Agrigento ou Siracusa, correto??

    Gostaria da indicação de hotel em Letojanni caso não encontre em Taormina..adorei o post sobre praia, precisamos tomar sol!!!

    Obrigada!!!!

    • Majô says:

      Que beleza Carla !!!!

      Acho que tanto faz. Eu gostei do roteiro como foi feito, desembarcando em Catania e seguindo direto para Taormina, considerada a pérola da Sicília, onde ficamos 4 dias inteiros.

      Em Taormina, há teleférico até a praia, você pode ficar hospedada na Centro Histórico e descer e voltar para a praia pelo teleférico, muita gente faz isso. Na cidade você também vai tomar sol !!

      Opções de hospedagem em Taormina, o Hotel Villa Nettuno http://hotelvillanettuno.it/
      tem uma vista linda, a foto está no post de Taormina.
      Outra opção é o Hotel La Pensione Svizzera que fica na mesma rua do teleférico http://www.pensionesvizzera.com/index.php e tem uma vista deslumbrante para Giardini-Naxos.

      Importante em Siracusa, se hospedar em Ortigia. Dá uma olhada no Approdo dela Sirene que é um bed&breakfast http://www.apprododellesirene.com/ ou no Gutkowski http://www.guthotel.it/ que recomendo.

      Imperdível a visita à Piazza Armerina ! Que pode ser a partir de Siracusa ou de Taormina.

      Com eu disse no comentário acima, a partir de Palermo
      fazer bate-volta à Erice e Segesta, o templo está praticamente intacto.
      Não deixem de ir à Monreale que fica a 20 min do centro da cidade.

      Não sei quantos dias vocês disporão para Sicilia.

      • Carla says:

        Mais uma vez obrigada Majô!!

        Creio que teremos uns 6-7 dias disponíveis mas considerando que estaremos sem carro e as distâncias entre as cidades, o que você sugere como base para day trips? Se ficar em Taormina alguns dias dá para ir depois de ônibus/trem para Palermo (dormir) e fazer Segesta/Erice….acha que é viável incluir também Agrigento e Siracusa?

        É nossa primeira viagem à Europa e algumas pessoas disseram que é muito complicado se locomover na Sicília sem carro mas nós temos muita vontade de conhecer.

  156. Carla says:

    Mais uma vez obrigada Majô!!

    Creio que teremos uns 6-7 dias disponíveis mas considerando que estaremos sem carro e as distâncias entre as cidades, o que você sugere como base para day trips? Se ficar em Taormina alguns dias dá para ir depois de ônibus/trem para Palermo (dormir) e fazer Segesta/Erice????acha que é viável incluir Agrigento e Siracusa?

    É nossa primeira viagem à Europa e algumas pessoas disseram que é muito complicado se locomover na Sicília sem carro mas nós temos muita vontade de conhecer.

  157. Majô says:

    Carla,
    Vocês podem fazer base em Taormina e Palermo.

    Se desembarcarem em Catania, vocês podem ir de ônibus para Taormina.

    Consultei o Rough Guide, as cias de ônibus que fazem o trajeto Catania-Taormina são: Interbus e Etna Transporti
    No site você pode escrever Aeroporto Catania, no campo ao lado de Partenza e ao lado de arrivo = Taormina e voilá, a lista de horários dos ônibus.
    http://www.interbus.it/

    Os ônibus saem a cada 2 horas, de 6:45h até 19:45h. O trajeto leva 1h25′

    Chegando no Terminal de ônibus em Taormina, na Via Pirandello (dentro da cidade), vocês já podem dar uma olhada nas cias. e horários dos ônibus para Palermo, ou voltar no dia seguinte.

    Em Taormina você pode passar na recepção de algum hotel para saber sobre passeios de ônibus para os mosaici Villa del Casale, Piazza Armerina.

    Para ir a Palermo você deve voltar à Catania, e de lá seguir para Palermo. De carro seria o mesmo. A cia é SAIS Autolinee. Os horários aparecem nesse link
    http://www.saisautolinee.it/ricerca/index.asp
    O bilhete custa 22,60 euros
    O trajeto leva 2:40′
    De Palermo vocês podem fazer o tour (veja em recepção de hotel) para Erice e Segesta. Eu fiz a visita desta maneira.

    • Carla says:

      Oi Majô!!

      Muito obrigada pela indicação dos sites dôs ônibus, dá para visualizar melhor a logística dos deslocamentos entre uma cidade e outra.
      Estou elaborando uma planilha e organizando as informações e ainda estamos decidindo por onde entrar na Sicília para depois seguir os roteiros com ônibus e fazer as day trips, até a volta para Roma.
      Vou mantê-la informada!!!

  158. Elisa Ferraz says:

    Oi Carla,
    desculpa porque nao respondi teu comentario antes, mas nao estou no Brasil e aqui nem sempre acesso a net, so de vez em qdo e bem rapidinho.
    Olha, eu fiquei em Letojanni porque fizemos as reservas muito em cima e nao encontramos vaga no Vila Carllota e tb porque queriamos curtir um pouco de praia. Se vc nao se incomoda com agua gelada, a praia eh uma delicia, eh o “Mediterraneo”, eh linda.
    Aqui eu nao tenho o endereço do hotel que fiquei, mas acho que tem no post que a Majo fez sobre nossa viagem. O bom daquele hotel eh que eh “em cima” da praia! Eu amei!

    E qto a Agrigento, eu gostei muito porque eh onde esta os Templos Gregos, vou lembrar o nome e te escrevo depois.

    A Sicilia eh o maximo! Eu gostei demais e tb eh mais em conta que o resto da Italia, Beijos

  159. Majô says:

    O detalhe que a Elisa comentou é importante. O mar não é como do Nordeste com águas mornas, é gelada, e a areia das praias em geral é cascalho.

  160. Carla says:

    Elisa e Majô!!!
    Desculpe a demora..embarco dia 30/05 e ainda preciso organizar algumas coisas.
    Iremos de Nápoles para Palermo (4 noites/falta reservar o hotel) e depois seguiremos até Catania-Taormina (4 noites no Pensione Svizzera).
    Muito obrigada pelas dicas..quando voltar eu conto como foi a viagem.
    Beijos.

  161. Majô says:

    Carla, imagino que o tempo esteja corrido, pertinho da viagem.
    A vista da Pensione Svizzera para Giardini Naxos e lindíssima !!! Voce escolheu muito bem, e pertinho do teleférico para praia 😉
    Se precisar mais alguma informação, pergunte 😉

    Volte para nos contar 😆

  162. Vinicius says:

    Olá Majô!

    Estou planejando uma viagem para Sicilia para fim de junho e começo de julho do ano que vem. O seu relato é excelente e já o li várias vezes para me ajudar. É muito dificil achar informações sobre a Sicilia, eu estou vendo seu site, o frommers e um guia que tenho aqui comigo, mas é dificil encontrar experiências de pessoas como você, acho mais fácil descobrir o lugar através destes relatos, você sugere algum site para eu visitar que possa me ajudar a montar minha viagem?

    Outra dúvida, eu vou ter 30 dias de passeio pela Europa. Quantos desses dias você me aconselha a reservar para a Sícilia? Eu pensei em algo do tipo:

    Dia 1> Chegada a palermo
    Dia 2 e 3: Conhecer Palermo e Monreale
    Dia 4: Bate e volta a cefalu
    Dia 5: Bate e volta a Segesta e Erice
    Dia 6: Agrigento (vale a pena? durmo aqui em agrigento?)
    Dia 7: Piazza Armerina

    No dia 7, me abrem 2 opções, seguir para Taormina e ficar uns dias lá curtindo a cidade e a praia, e depois ir para outro lugar na europa. Ou descer para Ragusa, passear por Siracusa, Noto e então chegar em Taormina.

    A segunda opção é mais completa, mas vai me tomar mais uns 3 ou 4 dias. Será que vale a pena o desvio ?

    Parabéns novamente pelo excelente site!

    • Majô says:

      Vinicius,
      Obrigadíssima, bom saber que o blog está ajudando você no planejamento de sua viagem.
      Os blogs são mais dinâmicos e passam a experiência real das pessoas, fora que gosto de escrever o cotidiano e, como bloguei, era como se todo mundo seguisse a pé comigo 😉
      No meu planejamento, as dicas da Lea foram fundamentais, pois ela tinha acabado de fazer a viagem à Sicilia. Usei bastante também, o Frommer’s.
      O site de viagens que indico é o Viaje na Viagem do Ricardo Freire que você deve conhecer. Mas, não sei se há outra experiência sobre a Sicilia, além da minha. A Sicilia, apesar de ser um destino super charmoso, com acervo histórico riquíssimo, é mais barata que Itália e França.
      Sobre seu planejamento:
      Monreale fica pertinho, em 30 ou 40 min você estará lá. Não estive em Cefalu, mas deve ser fofa.
      Se for possível dormir uma noite em Erice, é encantadora.
      Não cheguei a ir a Agrigento, pois achei Segesta magnífica, e decidi que não devia fazer o desvio para Agrigento.
      Portanto, tirando Agrigento, você pode sair de Palermo para Taormina que é imperdível, deixar uns 2 ou 3 dias para curtir a cidade. Se você estiver de carro, vá à Piazza Armerina que é um sítio arqueológico de mosaicos excepcional.
      De Taormina você pode descer para Siracusa, se hospedando em Ortigia, ficar 1 dia para visitar a praça do Duomo etc. e de lá, seguir para Catânia onde está o aeroporto.
      Para onde você seguirá depois da Sicilia ?

  163. Carla says:

    Olá Majô e Elisa!!!

    Lendo o tópco do Vínicius lembrei do meu primeiro contato com vocês e graças às suas preciosas dicas minha viagem foi maravilhosa!!!

    Quero compartilhar meu roteiro de 25 dias na Itália incluindo a bela Sicília:

    SP-Munique-Veneza (2 noites)
    TREM Veneza-Florença
    Florença (4 noites) Bate e volta San Gimignano e Siena
    TREM Florença – Roma
    Roma (4 noites)

    Depois de tantos museus, monumentos e igrejas a gente só queria mesmo relaxar nas praias.

    TREM Roma – Nápoles – Sorrento (2 noites)
    ÔNIBUS Sorrento -Praiano (2 noites) 1 dia de praia em Positano
    BARCO Positano – Capri (2 noites)
    BARCO Capri – Nápoles
    AVIÃO Nápoles – Palermo

    Ficamos 4 noite em Palermo no Hotel Vecchio Borgo, bem localizado, muito charmoso e com excelente café da manhã. Há uma feira tradicional perto do hotel onde também vendem peixes e frutos do mar preparados na hora!!!

    Restaurantes/alimentação: Al Viale, Il Divincibo, Mamma Caffe, Caffe Spinatto, Aiula. Fomos até na Antica Focacceria San Francesco (pratos tradicionais, muita fritura, e para os corajosos um refogado de baço e pulmões de boi)

    Dia 1: Passeio pela cidade
    Dia 2: Praia de Mondello (ônibus)
    Dia 3: De manhã fomos by bus para Monreale..linda. À tarde fomos para Trapani (bus) e conhecemos Erice. Foi uma aventura pois pegamos o último ônibus de volta para Palermo às 20 h. Erice é simplesmente encantada!!Lembrei das suas frases e fotos, os doces, o Hotel Elimo…
    O pessoal do hotel em Palermo quase nos fez desistir pois a logística é meio complicada sem carro…ainda bem que seguimos nossa intuição.

    Dia 4: Mais uma aventura, fomos de trem para Cefalu e ficamos umas 2 horas na praia..deu vontade de ir para Mondello novamente e pegamos o trem de volta para Palermo para aproveitar mais um dia naquela praia de mar cristalino.

    Infelizmente não deu para conhecermos Segesta, nem Agrigento, Piazza Amerina, é impossível fazer tudo em poucos dias ainda mais sem carro.

    Dia 5: Palermo-Catânia

    Compramos um super lanche num Alimentari e fomos by bus para Catânia. Como era domingo, dia de jogo da Copa, a rodoviária estava estranha e o terminal de ônibus para Catânia ainda estava fechado, decidimos ir de taxi para Taormina.

    Ficamos 4 noites na Pensione Svizzera, muito aconchegante, e o melhor café da manhã da viagem!!!!

    Restaurantes/alimentação:Trattoria da Nino, L’ Arco dei Cappuccini (delicioso) Pizzeria Tiramisu, Doceria Minotauro (canolli de chocolate)

    Dia 6: Praia em Isola Bela (Mendolia Beach)
    Dia 7: Praia em Letojanni (Paradise Club)
    Dia 8: Praia em Isola Bela (Mendolia Beach)

    Taormina é um charme, ruas, docerias, restaurantes, o Giardino Pubblico, praias e monumentos, tudo num mesmo lugar.

    Dia 9: TAXI Taormina – Catânia AVIÃO Catânia – Roma

    Ficamos mais um dia em Roma antes de embarcar de volta para SP.

    Nunca imaginei que fosse gostar tanto da Sicília, as pessoas são simpáticas, é tudo mais barato e as cidades são muito interessantes.

    Adoraria fazer uma outra viagem para explorar mais esta ilha e conhecer as outras cidades que ficaram fora deste roteiro.

    O resumo ficou extenso…é tanta coisa para contar!!!!Se alguém quiser mais alguma informação pode me perguntar.

    Saudades da Sicília!!!!

    Beijos

    • Majô says:

      Carla,
      Obrigada pelo feedback, adorei o relato de sua viagem, ainda mais usando buzão 😉
      Como eu disse ao Vinicius, fico nas nuvens sabendo que as pessoas curtem a Sicília como eu curti 😉
      Eu gostaria de voltar à Sicilia e mais, repetir o roteiro de tanto que gostei ! Taormina então, ahhh

      Seu relato extenso está ótimo, dá um post e ajudará a tantos outros viajantes 🙂

      • Carla says:

        Obrigada Majô!!!

        Do roteiro todo da viagem a Sicília foi o local sobre o qual eu pesquisei mais informações devido à logística e foi no seu blog que eu encontrei o que precisava.

        Eu e minhã irmã ficamos encantadas com Taormina!!!

        Cada vez que escrevo sobre a viagem e vejo as fotos me sinto como se ainda estivesse lá…..quero voltar!!!

        Beijos

        PS: Coloquei algumas fotos no Facebook

      • Majô says:

        😳 Que bom 🙂

        Voce sabe que no final da viagem, em Palermo, minha irmã e eu quase cometemos a loucura de voltar para Taormina, adoramos tambem.

        Escreve sobre sua viagem e me envie as fotos que eu faço um post. Será uma contribuição para o Condomínio :mrgreen:

        Acredita que eu nao tenho facebook 🙄

    • Elisa says:

      Carla,
      seu relato foi bom para atualizar-me!
      Como te encontro no facebook? Queria ver as fotos.

      • Carla says:

        Oi Elisa!!!

        Obrigada, graças à vocês eu me encantei pela Sicília.

        Coloquei no Facebook 50 fotos fotos da viagem pois tirei mais de 1500 fotos e quis mostrar um pouco de cada lugar.

        Da nº24 em diante…Sorrento, Positano, Capri, Palermo, Erice e Taormina. Se quiser posso mandar algumas da Sicília para você.

        Meu contato é Carla Mazon Soares

    • Elisa says:

      Carla,
      vou te procurar agora no facebook para ver tuas fotos, me add tb!
      O meu contato é Elisa Ferraz
      Não coloquei as minhas fotos da Sicília pq só fiz o facebook este ano, mas tem no meu orkut.
      Bjs

      • Carla says:

        Oi Elisa!!!

        Encontrei 4 Elisa Ferraz no Facebook, e várias no Orkut, acho mais fácil você me adicionar. Eu ainda não coloquei as fotos no Orkut mas pode me adiocionar lá também.
        Bjs

  164. Vinicius says:

    Oi Carla!

    Obrigado pelo seu relato, foi de grande ajuda.

    Eu vi que você foi a 3 praias diferentes. Quais são as melhores praias por lá?

    Elas são como as da Costa Amalfitana?

    • Elisa says:

      Vinícius,
      vc não me perguntou, mas vou me meter na sua conversa (rs, rs)

      Eu gosto muito de praia e nunca dispenso um banho de mar, por isso na Silícia fiz de tudo “banho de mar e banho de Cultura”.

      As duas praias que mais gostei na Sicília foram as de Realmonte (próximo a Agrigento, onde tem o valle dei templi, que é um espetáculo) e em Letjanni (próximo a Taormina, que é a cidade mais charmosa da Sicília). Mas veja bem: as praias lá são bem diferentes das nossas aqui do Brasil, por isso cuidado para não se decepcionar.

    • Carla says:

      Oi Vinícius!!!

      Em Palermo fui à Mondello, uma praia linda, de areia fofa e o mar em vários tons de azul. Possui uma estrutura muito legal (opcional) onde se paga para ter guarda sol, cadeira, vestiário, ducha. Fica numa região bem charmosa, ruas arborizadas, restaurantes, docerias, etc.

      Fui também para Cefalu, muito charmosa, lojinhas, restaurantes e a praia também é de areia fofa. Fiquei pouco tempo pois decidi aproveitar mais um dia em Mondello pois adorei aquela praia, mais parecida com as que temos aqui.

      Em Taormina fui à Isola Bella e a Letojanni e ambas são meio parecidas com as da Costa Amalfitana, com pedregulhos ao invés de areia o que não é nem um pouco agradável.

      Vale a pena pagar para passar o dia nos “Beach Clubs” como o Mendolia Beach em Isola Bella, onde há cadeiras muito confortáveis, guarda-sol, ducha, restaurantes. Eu amei Isola Bella e me sentia em casa!!!!

      No próprio hotel eles ofereceram a opção de traslado para passar o dia em Letojanni no Paradise Beach Club. Foi ótimo pois conhecemos outra praia e como o mar estava meio agitado deu para aproveitar também a piscina. A Elisa ficou hospedada em Letojanni e pode te dar mais informações sobre este lugar.

      Há também a praia de Mazzaro mas não deu tempo de conhecer.

      Como comentou a Elisa, as praias são bem diferentes daqui…

      Pedras, penhascos, água gelada e cristalina, medusas (sou bióloga e tenho foto com uma na palma da minha mão)…é outro tipo de beleza natural.

  165. Elisa says:

    Oi Majozinha!
    tenho um casal de amigos que pretende ir a Sicília ainda este ano e hj me pediram dicas. Como eu não sou organizada como vc, já não me recordo de muitas das coisas que fizemos na Sicília, o que me recordo mt bem é que eu amei tudo.
    E por isso vim agora “pesquisar” mais um pouco no seu maravilhoso relato da Sicília. Foi ótimo ter vindo porque é sempre bom relembrar.
    Gostei tb do resumo acima da Carla, vou até procura-la no facebook para ver as fotos.

    Beijos e saudades!

    • Majô says:

      Elisa, sinta-se à vontade 😉 Use e abuse 🙂 A Carla vai fazer um post sobre a viagem dela para o Condomínio, com dicas fresquinhas. beijos também

  166. Marília Marconi says:

    Oi, Majozinha!!
    Saudade de vc e da turma do VnV…
    Caramba, faz quase um mês que cheguei de viagem e ainda não tive tempo para passar aqui para agradecer suas preciosíssimas dicas!!
    A Sicília é linda, exatamente como vc descreve. E é impossível não lembrar do Filigrana qdo a gente está lá! 😉
    Suguei muitas dicas daqui, mas meu roteiro foi um pouquinho diferente. Do que fiz de diferente de você, o que mais gostei foi a visita ao Vulcão Etna, com direito a uma mini-pré-erupção (hehehe) e as praias de Cefalú e San Vito lo Capo.
    Prometo que assim que tiver um tempinho (se der, ainda nesse fim de semana), organizo direitinho meu roteiro e passo aqui para compartilhar com todo mundo. 🙂
    Só precisava muito, e urgentemente, vir aqui te dizer “Muito obrigada!!” e te deixar um bejião!
    Saudades, querida!

    • Majô says:

      Saudades também !
      Puxa vida, como passa rápido, imagino que a viagem tenha sido sensacional, Europa de A a Z 🙂 Que bom que as dicas tenham sido úteis, bem que eu senti ‘contatos telepáticos ‘ algumas vezes :mrgreen:
      Imagino a sua visita ao belíssimo Etna e ainda com emoções fortes 🙄
      Cefalú foi uma lacuna. Quero saber também sobre San Vito lo Capo 🙂 Quando tiver um tempo escreve o roteiro e me manda fotos, vai pro Condomínio. Só tenha paciência que tenho estado corridíssima 😉
      😳 Imagina, obrigada eu por confiar na minha modesta opinião 😉 É um prazer poder ajudar. Beijos pra você também 🙂

  167. Deia says:

    Oi Majô,
    Vou pra Sicília esse ano e estou adorando seu blog, já entrei no clima…
    Você poderia me passar essas famosas dicas da Lea por email?
    Estou começando a fazer meu roteiro, e tudo ficou mais claro depois que li suas dicas.
    Bjo e obrigada.

  168. Deia says:

    Oi Majô, obrigada, já entrei e imprimi. Vou finalizar meu roteiro.
    Bjo.

  169. Deia says:

    Majô, queria o seu palpite… Fiz um roteiro com 3 “bases”: Palermo, Agrigento e Catânia, ficando uns 3 dias em cada e visitando as cidades próximas de cada uma, para não ter que mudar muito de hotel. Vamos alugar um carro durante toda a viagem. A minha dúvida é o quanto Taormina é mais charmosa que Catânia para servir de base??? Escolhi Catânia pois está mais centralizada para irmos um dia para Taormina, outro no Etna e outro para Siracusa. Depois que li seus comentários, tô achando que Taormina é mais bacaninha… O que você acha???

    • Majô says:

      Deia, Taormina é muuuuuito mais charmosa que Catania ! As minhas bases foram Taormina, Siracusa e Palermo. Ficar hospedada em Taormina é tudo de bom.

      Em Siracusa vocês devem se hospedar em Ortigia, dá uma olhada nesse post https://majots.wordpress.com/2007/09/16/siracusa/ Você vai ver os mapinhas.
      As estradas são ótimas, vocês podem ir de Taormina para Piazza Armerina ou de Siracusa como fizemos.

      De Siracusa fomos para Piazza Armerina que é bárbara. Post aqui https://majots.wordpress.com/2007/09/23/piazza-armerina/

      De Siracusa atravessamos para Palermo, e de lá fomos para Erice que é um charme, e Segesta que tem um templo preservadíssimo.

  170. After researching just a few of the weblog posts in your website now, and I really like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website record and might be checking back soon. Pls try my web site as properly and let me know what you think.

  171. Laine says:

    Simply, admirable what you have done here. It is pleasing to look you express from the heart and your clarity on this significant content can be easily looked. Remarkable post and will look forward to your future update.

  172. Amanda says:

    Oi, Majô !
    Quero agradecer as dicas da Sicília .
    Foram MEGA- úteis !!!!
    Em Taormina o Restaurante Granduca, realmente ótimo !
    Em Agrigento um motoqueiro tbm nos levou até nosso hotel !
    Em Siracusa a Duomo construída sobre o templo Grego, realmente de arrepiar (sou de origem greco-romanas)!
    E o Restaurante Dom Camillo : maravilhoso !Comi o “seu” risoto…rs…
    Quero deixar uma dica a mais de hotel:
    Domus Mariae Benessere – Excelente e barato € 60
    A Catedral de Monreale em Palermo, lindíssima ! Depois soube por um amigo que abriga o coração de um único rei da França que não está na Catedral de Reims.
    Foi meio corrido, queremos voltar. Ver Palermo e toda sua arquitetura Gótica, por exemplo e Catania que vai ficar pra próxima.
    Beijo grande ,
    Amanda

    • Majô says:

      Amanda,
      Fico feliz em saber que as dicas tenham sido úteis, e por você ter trazido seu feedback 😉
      Então você teve experiência feliz no Granduca e Dom Camillo, e com motoqueiro em Agrigento 🙂
      Imagino sua emoção ao percorrer a Sicília com tanta história ligada a seus antepassados.
      Ótima sua dica de hotel em Siracusa, já dei uma espiada no site. muito bacana. Senti falta de ficar um pouco mais em Siracusa, pois dos 2 dias, um foi para visita à Piazza Armerina.
      Muito legal que você também tenha voltado encantada com a Sicília.
      beijos

  173. Marlene de Cinque Pereira says:

    Olá Majô, bom dia!
    Vou viajar para a Sicìlia dia 29 e estou aproveitando muito as suas dicas.
    O guia Lonely Planeta aconselha levar repelente; como foi sua experiência com os mosquitos sicilianos?
    Beijos

  174. Amanda Pellegrino says:

    Esqueci uma dica !…
    Scala dei Turchi.
    Pertinho de Agrigento e uma das coisas mais lindas que eu já vi na minha vida !
    Beijossss

  175. Amanda Pellegrino says:

    Depois dá uma olhada nas imagens do Google…Vc vai ficar maluca!…Beijão

  176. questão de SEGURANÇA: roupas, maquina fotográfica profissional.. etc.. como é na sicília?

  177. Majô says:

    carolsofiarolsofia, não me senti insegura em nenhum momento. Em Taormina, andávamos pelas ruelas à noite, sem problemas. Em Siracusa, idem. Em Palermo, também não tive problemas. Mas, claro que temos que ter alguns cuidados, como em qualquer lugar do mundo.

  178. Cleide says:

    Oi Majô, espero que vc ainda esteja vendo esses comentários. Já copiei quase tudo que vc falou de seu passeio à Sicilia. Mas como vou agora, dia 02/05, acho que não dá pra copiar sua lista de roupas.rs. Tenho acompanhado a temperatura mas não me decido se vou sentir frio ou calor. Será que vale a pena levar bermudas e vestidos leves?
    Grata

  179. Olá Majô, já seus posts da Sicília inumeras vezes, adorei, super explicativos!
    Gostaria de sua opinião, eu e meu marido viajamos dia 21/09 e ficaremos 17 dias (será que é muito???) por lá:
    04 dias em Taormina
    04 dias em Siracusa
    02 dias em Agrigento
    03 dias em Eurice
    04 dias em Palermo.
    a idéia e conhecer a região e fazers das cidades acima nossos postos.
    Será que diminuo as cidades?
    São muitos dias na Sicília, nosso objetivo não é praia (ficar esticado na areia tomando sol)
    O que vc achou da localização do seu hotel em Palermo (no booking a pontuação esta baixa!)
    Aguardo
    Muito obrigada por esses posts deliciosos
    Abraços
    Bia

    • Majô says:

      Oi, Viaje no Detalhe, que bom que os posts estão ajudando a você, em sua viagem 😉
      Não acho 17 dias demais, a Sicília é linda e encantadora !
      Eu acrescentaria 1 dia em Taormina, e diminuiria 1 dia em Siracusa. Taormina é considerada a pérola da Sicília. Andar a pé pelas ruelas charmosas, é uma delícia. A vista do Mediterrâneo lá de cima, especialmente do Teatro Grego e de nosso hotel, o Hotel Villa Carlotta, é de cair o queixo.
      Não deixe de ir a Piazza Armerina, o sítio arqueológico é espetacular. Pode ser a partir de Siracusa ou de Piazza Armerina.
      Sobre o hotel em Palermo, gostamos, é pequeno e os funcionários atenciosíssimos. Não deixem de ir a Monreale, no interior tem os mosaicos mais bonitos que já vi.
      Qualquer dúvida, pergunte 😉

  180. Majô
    Passei a tarde lendo todos os comentário desse post, que são riquíssimos. Obrigada pelo retorno.
    Esqueci de comentar, chegamos pela Catania as 22H, dormiremos essa noite lá e mais uma, para passarmos o dia seguinte conhecendo a cidade, e só depois iremos à Taormina,vale à pela?
    Estou achando muitas cidades de base…
    Abraço
    Bia

    • Majô says:

      Bia, fomos direto para Taormina, não ficaria em Catania. Nossas bases foram Taormina, Siracusa e Palermo. De Siracusa, fomos para Piazza Armerina, e de Palermo bate/volta para Segiesta e Erice que é um sonho, se puder dormir 1 dia, vale a pena. Monreale fica a 30 min do centro de Palermo.

  181. Fabio Jose says:

    Majô, me chamo Fábio e tenho uma viagem com minha esposa planejada para a Sicília mas com apenas 14 dias livres. Como chego por Roma em final de Setembro tenho dúvida se faço Roma a Palermo de avião e alugo carro lá para fazer a rota ou vou de carro apesar de já conhecer até a Costa Amalfitana (excetuando-se Capri). Quais cidades fazer nestes 14 dias ? Parabens pelas dicas vistas ate agora.

    • Majô says:

      Fábio, sugiro que você vá de avião para Palermo, ou Catânia, as 2 cidades na Sicília com aeroporto.
      Sugiro que você alugue o carro, aqui no Brasil, para não correr o risco de chegar lá, e não conseguir carro.
      Vocês podem começar ou terminar o roteiro em Taormina.
      O meu roteiro foi o seguinte: chegando em Catânia, seguimos direto para Taormina, cidade charmosa para caminhar, comida ótima, vocês irão se apaixonar pela cidade. Mas, atenção, carro na cidade será um estorvo, pois as ruelas são estreitas, conheçam ela a pé.
      Ficamos 4 dias inteiros em Taormina, e seguimos para Siracusa, vocês devem se hospedar em Ortigia, a parte antiga da cidade. Dê uma olhada no post de Siracusa, link abaixo:
      http://bit.ly/16Fc2Ar
      A partir de Siracusa, não deixem de ir a Piazza Armerina, sítio arqueológico espetacular onde encontram-se os mais importantes e bem conservados mosaicos da época dos romanos http://bit.ly/17Uo75Z
      O Duomo de Siracusa é belíssimo, não deixem de entrar.
      De Siracusa para Palermo, fomos ainda de carro, atravessa-se a Sicília, mas as estradas são ótimas.
      Dê uma lida nos posts sobre Palermo:
      http://bit.ly/17UoLAk
      http://bit.ly/17jemvR
      http://bit.ly/14EeLar
      De Palermo, fomos, em bate volta, a Erice, cidade medieval imperdível, post aqui: http://bit.ly/1aXlrGo
      E, no mesmo bate volta, a Segesta:
      http://bit.ly/1aXlBNX
      Não deixem de ir à Catedral de Monreale que fica a 20 min da cidade, e tem mosaicos belíssimos.
      Ficamos 4 dias em Palermo.
      Você pode ler os comentários que são riquíssimos em informações.
      Qualquer dúvida, vá perguntando, abcs

      • Fabio Jose says:

        Majô, muito obrigado pelas dicas. Parte do roteiro já esta decidido. Chegarei em Roma, de onde voarei direto para Palermo. Ficarei 09 dias completos na Sicilia. Estudarei as sugestões para as reservas, porém me recomendaram estadia em Palermo, Taormina e talvez Agrigento fazendo dos 03 pontos como “peão”. No 10o dia viajo de trem para Napoles, ferry boat para Capri onde passo 02 noites. 12o dia vou de trem para Roma onde termino minha viagem. Em relação ao período na Sicília, pretendo ficar todos com carro alugado. Voce entende que seria muito transtorno dependendo da cidade ? Abraço. Fábio

  182. venho aqui agradecer toda a ajuda que seu blog (e outros) nos deram. eu e meu marido voamos de paris para palermo, lá fomos até a hertz para pegar o carro que já tinhamos reservado pela internet e começamos a viagem até trapani. em trapani, deixamos as malas no hotel e fomos conhecer erice. depois dormimos e no dia seguinte fomos para agrigento passando por segesta, depois chegamos em agrigento, deixamos as malas no hotel e fomos para a beira mar jantar. no dia seguinte, check out, carro com malas ainda no hotel (camera con vista, pertinho do vale dos templos e um dono maravilhoso que nos recebeu super bem), fomos até os templos. depois pegamos o carro e fomos para siracusa, mala no hotel, e pegamos o carro para conhecer o local, dia seguinte fomos em direçao a taormina e lá dormimos 2 dias. no primeiro fomos ao anfiteatro, curtimos a cidade etc, no segundo pegamos um bondinho e curtimos as praias e isola bella, e novamente a noite da cidade. depois de dois dias, check out e em direçao a palermo. lá só dormimos e devolvemos o carro no aeroporto. foi tudo maravilhoso e tranquilo. fizemos tudo o que queriamos fazer no roteiro e mais um pouquinho. total: 7 dias. mas aproveitamos ao máximo. depois disso: roma com batidas por nápoles/pompéia e florença. 😉

    • Majô says:

      carosofiarolsofia, obrigada por deixar seu feedback 😉
      Imagina 😳 fico feliz em saber que vocês aproveitaram a Sicília do jeitinho que planejaram e que deu tudo certo !

  183. Ju Lu says:

    Majô, ano passado através do seu blog sonhamos com a Sicilia. Neste ano sonhamos mais um pouco e acreditamos que em maio/2014 iremos.
    Seria uma boa época, pois teremos 15 dias de férias e pretendemos conhecer a Puglia(indica alguém/algum blog para nos ajudar?) e seguir de carro para a Sicilia. O que vc acha do roteiro:03 dias em Taormina
    01 dias em Siracusa se hospedar em Ortigia + Piazza Armerina (sítio arqueológico)
    01 dias em Agrigento
    01 dias em Erice (cidade medieval)
    02 dias em Palermo + Monreale 20’ de Palermo + Segesta
    Ouvimos falar muito bem de Noto, Selinunte e Cefalu. Vc as conheceu?
    Parabéns pelo blog e pelas dicas valiosas!!!

  184. Majô says:

    Ju Lu, 3 dias inteiros em Taormina dá para vocês “sentirem o clima” da cidade que é super charmosa. Andar por aquelas ruelas é tudo de bom. E o visu do mar Jonio e o vulcão Etna é espetacular 😉
    Erice é um sonho. Vocês podem sair de Palermo, e conjugar com Segesta. Monreale fica a 30 min de Palermo, é pertinho.
    De Taormina fomos para Siracusa, e de lá a Piazza Armerina.
    Não estive nas 3 cidades que você mencionou.
    Obrigada 😳 , é bom compartilhar experiências e saber que ajudaram você a sonhar com a viagem 🙂

  185. lilian says:

    Amei as dicas, principalmente sobre a Sicilia, pois é um lugar que sou apaixonada. Parabéns!

  186. Majô says:

    Lilian, obrigada 😳 ! Também sou apaixonada pela Sicília 🙂

  187. Regina says:

    Olá Majô
    Estou indo para o sul da Itália com meu marido.
    Chegaremos em Roma no dia 09 de outubro onde ficaremos três noites e depois passaremos dez dias no sul.
    Primeira dúvida,ir de trem até Nápoles ou já sair de Roma de carro,para conhecer Pompéia, Capri e Anacapri,e depois alugar um carro em Napoles para ir à salermo ou Sorrento para conhecer a Costa Amalfitana e depois ir para a Sicília?
    Na sicília tem tantos lugares que gostaria de conhecer,gostaria de ajuda para me orientar dentro dos dias que dispomos quais as melhores possibilidades,sabendo que pegaremos o avião de Palermo para Roma no dia 23/10
    Visto que só temos dez dias para este roteiro qual a sua sugestão de distribuição dos dias nas cidades e pontos estratégicos de hospedagem.
    Um abraço
    Regina

  188. thais says:

    Majô, você tem contato do Eddi que conhece tudo do Etna?

  189. Majô says:

    Thais, não conheço o Eddi, mas talvez o hotel que você reservou, tenha o contato dele.

Leave a comment